O esporte é a área de aplicação do design, onde tudo deve ser brilhante, dinâmico, não enfadonho e enérgico. Ninguém vai se identificar com elementos que causam melancolia, negatividade, agressividade excessiva. Para mostrar força, às vezes, claro, eles usam imagens interessantes de leões, rinocerontes, águias com energia poderosa, mas isso é tudo equilibrado, harmonioso e, consequentemente, a situação de uso.
O logotipo do Campeonato Mundial da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (IIHF) de 2023 é apresentado este ano. Os organizadores não desistem e continuam a apoiar os projetos preparatórios para o torneio masculino de São Petersburgo.
Junto com funcionários da Representação Russa de Hóquei no Gelo (FHR), o presidente cessante da federação, René Fasel, participou do evento de apresentação do logotipo no Grand Hotel em São Petersburgo. Também estavam presentes com ele personalidades famosas do esporte russo, como o presidente do FHR, Vladislav Tretyak, vice-presidente de Roman Rotenberg, e Pavel Bure, representante do FHR para assuntos internacionais. Pavel Bure, um atleta notável para quem quase toda a vida é o hóquei, agora em uma posição de liderança, observa que o próximo torneio não é apenas um evento esportivo, mas todo um feriado cultural que deixará uma marca colossal na história do esporte russo.
Duas arenas foram escolhidas como base para o torneio, uma delas é o Palácio do Gelo, no qual lutarão 16 equipes. A segunda arena ainda está em construção e está localizada no território do complexo esportivo Peterburgsky, destinada a um público de mais de 20 mil espectadores. A construção está prevista para ser totalmente concluída até o final de 2022. Assim que a arena entrar em uso, serão realizadas partidas técnicas nela para testar em profundidade o novo local para o próximo campeonato.
São Petersburgo já receberá 3 convidados estrangeiros no campeonato. Junto com Moscou, este torneio foi realizado em 2000 e 2016.
Quanto ao logotipo do evento, veja como estão as coisas. Em primeiro lugar, é interessante que o conceito tenha sido emprestado do mundialmente famoso artista russo Kazimir Malevich. Sua pintura “Esportistas” é feita no estilo do Suprematismo. Na arte abstrata do século XX, essa foi uma das tendências mais influentes, que se refletiu na obra de muitos mestres.
Bem, o jogador de hóquei no fundo de um retângulo com pontas arredondadas tornou-se o logotipo-emblema do novo evento. No topo, os números são escritos separadamente – 2023, o ano do evento esportivo. O nome da federação em letras inglesas é exibido sobre a cabeça do jogador de hóquei.
O fundo lembra a bandeira da Rússia, assim como as cores principais da vestimenta do atleta. Em sua mão direita ele segura um bastão cinza e na forma uma águia de duas cabeças, o símbolo nacional da Rússia. Existe uma marca registrada. Bem, o próprio nome está destacado em preto – tudo com letras maiúsculas: ICE HOCKEY WORLD CHAMPIONSHIP. E abaixo – RÚSSIA em vermelho.
Um logotipo de vanguarda muito interessante que é feito em um estilo especial e não se parece em nada com outros logotipos. Os lados escurecidos da munição do jogador de hóquei, sua cabeça, estão lindos. Ele próprio está dividido em zonas, como dita a tradição do Suprematismo. É ao mesmo tempo uma homenagem à arte do século passado, respeito pela história e um olhar confiante para o futuro.
Isso é algo que une pessoas de todo o mundo, peças de um quebra-cabeça, lados de um todo. E ao mesmo tempo único, criativo, reunido em um só lugar.
Na verdade, como as equipes de hóquei do futuro campeonato. Portanto, sob esse logotipo, será interessante ver o desempenho de atletas de diferentes países.