Linux é um sistema operacional que pertence à família de plataformas de computador do tipo Unix, baseadas no kernel de mesmo nome. É um desenvolvimento de Linus Torvalds, que foi lançado por sua equipe em 1991.
Significado e história
O que é Linux?
É uma família de sistemas operacionais que surgiu em 1991 com base no kernel Linux. Eles são usados para computadores pessoais, dispositivos móveis, servidores e computadores especializados.
O mascote oficial do sistema operacional e da empresa que trabalha nele é um pinguim estilizado chamado Tux. Além disso, o logotipo com ele existe não em uma, mas em várias versões, cada uma das quais é usada dependendo da situação. Todos eles têm um pinguim com designs diferentes.
Apesar de o sistema operacional ter surgido em 1991, a conversa sobre a criação de um logotipo exclusivo começou cinco anos depois. Todas as propostas, das quais havia um número incrível, foram exaustivamente discutidas. Alguns deles ecoaram com outras marcas ou símbolos de TI repetidos parodicamente.
A escolha durou até Linus Torvalds, o desenvolvedor de um componente-chave do sistema Linux, em uma conversa com alguém que não mencionou que gostava de pinguins. Ele também acrescentou que, enquanto estava na Austrália, um até o mordeu. Foi então que ficou claro o vetor de busca do logotipo.
A versão de estreia do emblema foi criada por Larry Ewing em 1996. Paradoxalmente, nenhuma de suas versões havia passado na seleção competitiva antes dessa época, e havia três delas. Porém, com isso, foi esse trabalho que se tornou o mascote da empresa.
1996 – presente
O logotipo apresenta um pinguim em um fundo branco. É feito em um estilo estrito. O pássaro senta-se com as pernas estendidas e olha para algo com concentração. O bico é semelhante ao real, mas mais tarde será representado como um triângulo. Há uma expressão bem humorada no rosto do animal, o que enfatiza a simpatia do sistema operacional. Esta opção ainda é relevante.
2005 – 2008
Em 2005, tentou-se substituir o talismã por um desajeitado e engraçado, feito em forma de paródia. Existiu nesta forma por três anos. O emblema representa um pinguim gordo com olhos estranhamente desenhados, como se ele não entendesse algo. Isso é evidenciado pelas asas abertas em diferentes direções, como se o pássaro tivesse encolhido os ombros em perplexidade.
2008 – presente
Paralelamente ao logotipo de estreia, está em uso uma versão moderna, onde o pinguim parece estranho e perplexo: ele fica com as asas abertas e os olhos esbugalhados. Para desenhar, o designer usou um estilo de desenho animado, então o pássaro tem duas formas ovais amarelas em vez de patas.
Fonte e cores do logotipo
O elemento-chave do logotipo corporativo é o pinguim. Ele está virado de frente e, dependendo da versão, é desenhado sentado ou em pé. Os olhos do pássaro são grandes – às vezes alegres, às vezes surpresos e às vezes perplexos. Em uma versão, há também a aparência de um sorriso.
Existem várias transcrições conhecidas do nome do mascote, que se tornou o elemento principal do emblema. James Hughes, que propôs o apelido de Tux, disse que ele vem da fusão de vários caules e é a sua abreviatura: (T) orvalds (U) ni (X). Mas os usuários presumem que esta é uma versão abreviada da palavra “smoking”, porque os pinguins parecem estar andando de smoking e fraque.
A marca nominativa não é uma parte básica do emblema: só pode consistir em um pinguim e não pode conter inscrições. Mas, quando usado, é feito em uma fonte serif personalizada. A primeira letra está em maiúscula, todas as outras estão em minúsculas. A paleta de logotipo clássico é uma combinação de amarelo quente, branco e preto. Eles representam felicidade, inteligência e entusiasmo.
Qual é o logotipo do Linux?
O logotipo do Linux não contém inscrições. Ele contém apenas o símbolo principal do sistema operacional - o pinguim. Ele é retratado em um estilo de desenho animado 3D. Além disso, os artistas fizeram dele olhos desproporcionais.
Por que Linus tem um pinguim?
O uso de um pinguim como símbolo do Linux foi sugerido pelo desenvolvedor do sistema operacional, Linus Benedict Torvalds. Ele explicou isso pelo fato de ter sido mordido por um pequeno pinguim no zoológico e, desde então, ter sofrido de penguinite.
O que é mascote do Linux?
Um pinguim chamado Tux é o único mascote do Linux.
Para que é usado o Linux?
Este sistema operacional é freqüentemente usado para servidores web, switches, roteadores, plataformas de infoentretenimento automotivo, eletrodomésticos, telefones e muito mais.