O Linkedin é uma rede social e plataforma americana para contatos comerciais. Formado por um grupo de indivíduos: Reid Hoffman, Konstantin Guericke, Jean-Luc Vailant, Allen Blue e Eric Ly. Existe desde 2002. Localizado em Mountain View, Califórnia.
Significado e História
O que é o Linkedin?
É uma rede social desenhada para encontrar os especialistas necessários e estabelecer cooperação empresarial. O recurso já cadastrou mais de 500 milhões de pessoas de 200 países do mundo, que abrangem 150 áreas de atuação.
Oficialmente, a carreira dessa empresa e seu logotipo começaram no final de 2002, mas, na realidade, o serviço começou a funcionar na primavera de 2003. No primeiro semestre de 2011, ele solicitou um IPO e, no verão, recebeu registro na Bolsa de Valores de Nova York. Em janeiro de 2017, tornou-se propriedade da Microsoft, que a comprou. Todos os períodos-chave no desenvolvimento da plataforma afiliada são refletidos no simbolismo.
O emblema da empresa apareceu imediatamente no momento da abertura e é moderno. Ao longo dos anos de sua existência, ele mudou duas vezes, mas muito ligeiramente, permanecendo o mesmo de antes. Consiste na palavra “Linked” e na preposição “In”. Entre eles há um espaço quase imperceptível, o que faz os elementos parecerem fundidos.
2003-2011
A versão de estréia foi criada em um estilo de trabalho – comercial, prático, sem frescuras, que imediatamente cria um clima sério. A primeira metade da imagem é a palavra “Linked”, feita em variedades das fontes Source Sans: Light e Semi-bold. Letras minúsculas (exceto a inicial), preto, sem serifa. As pernas “k” e “d” coincidem em altura com um ponto acima de “i” e com uma maiúscula “L”.
O elemento in está no final. É colocado em um quadrado azul separado com cantos arredondados. Ao contrário do resto, possui uma cor branca, destacando-se claramente contra um fundo de cobalto. É usado como um emblema separado quando se torna necessário colocá-lo em um espaço limitado.
2011-2019
Após oito anos de existência do logotipo, os proprietários decidiram realizar uma pequena reformulação. Isso se deve ao fato de o site ter recebido registro de IPO na Bolsa de Valores de Nova York. Para tornar o sinal mais legível, os designers estenderam levemente as letras – quase alguns milímetros, para que as diferenças não atinjam imediatamente os olhos. Além disso, eles trabalharam com “e”, dando personalidade: a parte inferior foi feita na parte superior e dobrada a perna.
2019-presente
Dois anos depois de se tornar subordinado à Microsoft, a empresa recebeu um logotipo atualizado. As mudanças tocaram a paleta corporativa, e é por isso que o sinal parece monocromático e ao mesmo tempo contrastante. O fato é que os designers transferiram a cor principal para a primeira parte da palavra, agora ela é azul em um fundo branco. Enquanto o segundo segmento, pelo contrário, é feito em fonte branca em azul. Dessa forma, os novos proprietários enfatizaram a individualidade do serviço.
Fonte e cores do logotipo
Todas as três variantes usam a fonte Source Sans com variedades de Light e Semi-bold, o que indica a estabilidade do site profissional. Cada um deles é aplicado situacionalmente e depende da localização do logotipo.
O elemento básico da identificação visual do simbolismo é a cor. Ele é baseado em um tom azul chamado LinkedIn Blue. Acredita-se que essa escolha tenha sido ditada pela tendência, porque naquela época o Facebook começou a trabalhar em uma paleta semelhante. A próxima versão da origem está relacionada a um dos fundadores da plataforma do LinkedIn: ele era um dos principais gerentes do PayPal, então escolheu a mesma cor do logotipo do sistema monetário.
As letras do logotipo do LinkedIn podem ter uma de duas fontes: Source Sans Pro-Light ou Source Sans Pro-Semibold. Externamente, eles são quase iguais: são fontes sem serifa com formas geométricas estritas de letras. Ambas as versões foram projetadas pelo tipógrafo Paul D. Hunt.
A cor usada no logotipo é chamada LinkedIn Blue (# 0077B5). Anteriormente, era combinado com o preto, mas em 2019 os designers simplificaram a paleta e deixaram apenas o tom de azul característico. O branco é apresentado como opcional.
Qual é o logotipo do LinkedIn?
O logotipo consiste no nome do serviço, dividido em dois segmentos. A última sílaba é tirada em um quadrado separado com cantos arredondados.
Posso usar o logotipo do LinkedIn no meu site?
O LinkedIn proíbe o uso da versão completa do logotipo em sites e cartões de visita. O serviço permite que você use apenas o ícone - a última parte do nome (em), separada por um quadrado.
Como você coloca um logotipo do LinkedIn em seu currículo?
Para colocar um crachá em seu currículo, você precisa entrar em sua conta e clicar no botão Editar perfil público. Em seguida, role a lista para baixo e, no lado direito do campo que se abre, clique em ícone Criar.
Qual fonte o LinkedIn usa?
Anteriormente, o site usava as fontes Helvetica (primária) e Arial (secundária). Agora existe um novo tipo de letra personalizado denominado Comunidade com elementos de escrita à mão e letras arredondadas.