Line é uma rede social japonesa e um aplicativo digital gratuito desenvolvido para trocar informações em vários dispositivos eletrônicos. Ele permite que você envie instantaneamente fotos, gravações de áudio, vídeos, mensagens de texto, bem como faça ligações, use uma carteira digital, leia notícias e muito mais. O serviço é operado pela Line Corporation, uma subsidiária sediada em Tóquio da sul-coreana Naver Corporation. A plataforma universal conta com diversos serviços com o mesmo nome e está no mercado desde 2011.
Significado e história
O programa foi motivado por eventos trágicos. Sua ideia começou com um grande e mortal terremoto que desencadeou um tsunami. Esse fenômeno natural remonta à primavera de 2011, quando a infraestrutura de telecomunicações foi interrompida em todo o país. Então, os representantes da NHN Japan (a divisão sul-coreana da NHN Corporation) decidiram lançar uma ferramenta especial de comunicação baseada na tecnologia da Internet. No verão do mesmo ano, o serviço já estava pronto para ser lançado.
Tornou-se tão popular que começou a sobrecarregar o servidor. Portanto, os desenvolvedores decidiram conectar a plataforma de código aberto HBase escrita em Java ao Line. Tornou-se o repositório básico para contas de usuários, grupos e contatos. Agora, o serviço de mensagens instantâneas se tornou incrivelmente popular na região asiática: na Indonésia, Tailândia, Japão, Taiwan, Camboja e também no Turcomenistão. Em particular, está disponível em 17 idiomas.
Começando como um aplicativo para rodar nos sistemas operacionais Android e iOS, o Line foi gradualmente adaptado para outras plataformas, incluindo BlackBerry OS, Nokia Asha, Windows Phone, Firefox OS, Microsoft Windows e macOS. Portanto, o programa já está disponível em smartphones, tablets, laptops, computadores pessoais, relógios inteligentes. É reconhecível por seu ícone simples e brilhante, que se destaca entre seus equivalentes. Além disso, o sinal de sua identidade visual acabou tendo tanto sucesso que o serviço nunca o alterou – apenas fez correções mínimas. Havia dois deles.
2011 – 2013
Para deixar o logotipo claro, cativante, simples e ao mesmo tempo indicativo de uma atividade específica, os desenvolvedores usaram o princípio da geometria. Para fazer isso, eles pegaram um quadrado e arredondaram os quatro cantos. Isso tornou possível suavizar a nitidez. Em seguida, eles colocaram um balão de texto branco no quadrado – uma chamada de fala direta, como personagens de quadrinhos. Isso é uma dica de que o programa é um meio de comunicação entre usuários e permite enviar e receber informações.
No centro da caixa de diálogo está o nome do serviço de Internet, escrito em letras maiúsculas grotescas. Letras impressas, pares, em negrito, da mesma altura. O ícone também possui um reflexo de lente localizado na parte superior esquerda. Ao mesmo tempo, os designers aplicaram um gradiente – tanto no centro em um fundo claro, quanto ao redor dele em um fundo verde.
2013 – 2016
Após o redesenho, o emblema manteve sua forma, tamanho, agrupamento de elementos e sua quantidade. Apenas a cor sofreu alterações. Nesta versão, os autores removeram transições gradientes, reflexos e manchas brancas, estabilizando a paleta. A tonalidade principal era verde-limão. Ele atualizou o logotipo, acrescentou modernidade e reconhecimento a ele.
2016 – presente
Em julho de 2016, os designers fizeram alguns ajustes. E eram novamente insignificantes, mas já diziam respeito não só à cor, mas também ao texto. Os desenvolvedores mudaram a paleta para um espectro escuro, usando um tom rico de verde. A fonte aerodinâmica foi alterada para angular, removendo o arredondamento nas extremidades das letras. Como resultado, o balão de texto agora parece distinto.
Fonte e cores do logotipo
A logomarca corporativa deste programa é estável e denota todos os seus serviços: rede social, telefonia, vídeo Line TV, notícias Line Today, Line Pay money wallet, Line Manga comics, Line Webtoon e outros. Para não perder o reconhecimento do público multimilionário de usuários, a empresa não faz um redesenho radical. É sempre limitado a pequenas alterações no logotipo.
Para os primeiros designs, os designers optaram por uma fonte com letras arredondadas que lembram o Volkswagen Serial Xbold e o Rundschrift Pro Regular. Na versão posterior, o estilo é mais áspero – com ângulos retos e linhas retas, ecoando Substance Extra Bold e Touche Bold.
A ênfase principal desde o início foi na cor, por isso foi corrigido duas vezes. Na versão de estreia, um verde com gradiente foi usado, na segunda – um tom limão # 37cf00, na terceira – um verde profundo # 00ba00. O balão de texto em todos os emblemas é branco.