League of Legends é um videogame MMORPG multiplayer com elementos MOBA. Sua desenvolvedora e simultaneamente uma das editoras é a americana Riot Games. LoL foi anunciado em 2008 e, em meados de 2009, os testes beta fechados começaram, que mais tarde entraram em modo aberto. O lançamento oficial ocorreu em 16 de outubro de 2009.
Significado e história
O logotipo de um jogo de computador mudou apenas uma vez, e dez anos após seu lançamento. Foi parte dos eventos de aniversário de grande escala programados para 15 de outubro. Tanto a versão antiga quanto a nova consistiam no nome escrito de League of Legends. Os designers enfatizaram a conexão entre os dois, tornando o segundo emblema do mesmo ouro do primeiro.
Apesar da óbvia semelhança dos dois emblemas, muitos criticaram o último por sua simplicidade e minimalismo. Mas os desenvolvedores nem pensam em voltar ao que aconteceu antes: vão fazer a próxima reformulação apenas para o 20º aniversário e têm a certeza de que nessa altura os jogadores já se habituarão ao logótipo existente.
2009 – 2019
O primeiro sinal gráfico LoL apareceu simultaneamente com o lançamento do videogame. A sua aparência deixa claro porque os fãs gostaram tanto: nesta versão, a inscrição “LIGA DAS LENDAS” parece uma porta de entrada para o universo dos jogos. Leva você ao mundo de paisagens misteriosas, batalhas heróicas, tesouros incalculáveis e bravos guerreiros.
Os designers usaram uma fonte estilizada com serifa com terminações curvas semelhantes a Friz Quadrata, projetada por Victor Caruso e Ernst Friz para a fundição da International Typeface Corporation em 1965. As letras do estilo antigo aparecem tridimensionais devido às sombras pretas. O efeito antigo enfatiza o gradiente escuro, dando a impressão de que as letras são feitas de metal brilhante que desbotou nas bordas.
O nome do jogo é dividido em duas linhas: a parte superior é “LEAGUE OF” e a parte inferior é “LEGENDS”. Além disso, a preposição “DE” é tão pequena que é praticamente invisível. As palavras são representadas contra um fundo de um polígono alongado com um padrão de mármore e bordas douradas. A figura geométrica tem a forma de um brasão.
2019 – presente
Em 2019, a equipe de desenvolvimento decidiu comemorar o aniversário do jogo com uma atualização do logotipo. Assim, o logotipo fantasia foi substituído por uma versão minimalista sem efeito de envelhecimento. Milhões de jogadores, acostumados com a identidade visual clássica ao longo de uma década, ficaram desapontados com o redesenho. Eles o chamaram de não conceitual e sem alma. E tudo devido ao facto de não gostarem do ambiente vintage e da excessiva simplicidade das letras.
Apesar do feedback negativo, os representantes da Riot Games decidiram não mudar nada e apenas esperar que os usuários se acostumassem com a placa gráfica moderna. Afinal, não é muito diferente da versão anterior – exceto pela fonte e pela ausência de escudo heráldico ao fundo. Para decorar as letras, como antes, são usados efeitos de cor: sombreamento, brilho e gradiente.
Fonte e cores do logotipo
Ambas as versões do logotipo incluem letras douradas que indicam o nome do videogame RPG. Apesar de toda a semelhança, eles diferem na forma: se antes a linha superior era mais curta do que a inferior, agora eles estão alinhados em comprimento e formam um retângulo perfeito. Alguns jogadores especulam que a equipe de desenvolvimento da Riot Games simplificou o logotipo para escalar bem em todos os tamanhos de tela. Por isso, eles esperam que a empresa lance uma versão móvel do League of Legends.
Com a reformulação do logotipo, a fonte tipo Friz Quadrata é coisa do passado. Como resultado, “E”, “G”, “U”, “D” e “S” têm suas serifas desaparecidas, enquanto “L”, “A” e “N” as têm muito mais curtas. Mas a inscrição ainda não parece minimalista – os designers a fizeram dourada, contornaram cada letra com um contorno escuro e adicionaram volume usando um gradiente e um brilho metálico.