Após a conclusão de outra aquisição da MotorDocs, que visa se tornar uma única líder no desenvolvimento e fornecimento de software para o varejista automotivo, a empresa britânica Keyloop anunciou um rebranding. A necessidade de fazer alterações na identidade visual surgiu devido à ampliação da especialização para cobrir o CDK por DMS. Atendendo aos desejos de vendedores e compradores, a empresa começou a desenvolver um software que permitisse manter toda a documentação relativa à venda / compra de um carro em formato digital, proporcionando a possibilidade de usar assinaturas digitais e armazená-las em um banco de dados comum de ambas as partes envolvidas na transação.
Keyloop (anteriormente CDK Global International), conhecido mundialmente por seu software de varejo automotivo, cobre mais de 16.000 centros de varejo e fabricantes de automóveis em mais de 90 países ao redor do mundo. Além disso, dada a sua área de cobertura de usuários potenciais não apenas na Europa, mas também no Oriente Médio, Ásia e África, requisitos rígidos foram impostos ao novo nome. Não deve conter quaisquer discrepâncias que possam ser percebidas por representantes de diferentes culturas e nacionalidades de forma negativa e degradante.
Entre as dificuldades enfrentadas pela empresa estavam: legais – a necessidade de aguardar 3 meses para a possibilidade de contestação; lexical – o requisito de conveniência e simplicidade de pronúncia, facilidade de memorização por um contingente multilíngue de consumidores em 43 mercados cobertos pelo costume da empresa – seleção de domínios de acordo com sua popularidade em cada uma das zonas de todos os mercados de venda.
O nome adotado simboliza um molho de chaves, que corresponde tanto ao carro quanto às características do sistema de software em desenvolvimento. O próprio nome é composto por 2 sílabas, o que facilita a leitura com o efeito fonético simultâneo de “stop surdo”, graças ao uso da primeira letra “K”, também chamada de “explosivo” devido à sua pronúncia. Isso aumenta o nível de memorização da palavra. Uma das tarefas importantes desempenhadas pelo brilhante designer Zach Lieberman, de Nova York, foi refletir o foco da empresa mais como desenvolvedora de ferramentas de software tecnológicas do que como parte da indústria automotiva. Isso foi facilitado pela criação de um “loop” baseado em um duplo “oo”.
Lieberman aplicou uma solução original com tonalidades de cores, uma espécie de jogo de luz, proporcionando dinamismo visual ao letreiro da marca contra um fundo em desenho gradiente. Ele destaca o texto de forma muito eficaz, aumentando seu impacto e percepção.