Kahoot! – um programa de treinamento na forma de um jogo, que é usado como um dos tipos de métodos educacionais. Consiste em uma série de questionários de múltipla escolha e está disponível através do aplicativo de mesmo nome ou através de um navegador da web. Seus desenvolvedores são Jamie Brooker, Johan Brand e Morten Versvik em colaboração com a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Eles apresentaram a versão final no outono de 2013. Além disso, esta forma alternativa de aprendizagem tornou-se difundida e existe em vários idiomas: italiano, espanhol, holandês, inglês, norueguês, francês e português.
Significado e história
No início, um grupo de três pessoas trabalhou na criação de uma tecnologia de aprendizado incomum. A ideia do utilitário veio a eles em 2012, ao mesmo tempo em que iniciavam o processo principal. Eles se juntaram então a Alf Inge Wang, um professor, e Asmund Furuseth, um empresário norueguês, que assumiu o financiamento do projeto. O lançamento de teste da startup ocorreu na primavera de 2013. A versão beta estava ativa no SXSWedu. Os testes foram bem-sucedidos e, no outono do mesmo ano, os autores fizeram o lançamento final do Kahoot.
O conceito de quizzes é baseado em testar o material aprendido de forma lúdica, o que melhorou muito os resultados entre alunos e alunos, em comparação com formulários em papel de uma pesquisa de conhecimento. Além disso, o apresentador (professor) pode escolher a opção mais conveniente para ele, já que o programa envolve várias formas de testes, até perguntas e respostas de autocomposição.
Após uma série de melhorias implementadas, o Kahoot! hoje está disponível em várias plataformas: em navegadores web de PCs padrão e interfaces web de dispositivos móveis. Em 2017, apareceu um aplicativo de lição de casa. Ou seja, essa forma de educação está se desenvolvendo e se expandindo, tornando-se mega popular. Em 2020, a plataforma foi avaliada em US$ 1,5 bilhão. E em 2021, seus proprietários anunciaram a compra de outro programa de treinamento digital por US$ 500 milhões – SSO Clever, Inc.
O simbolismo do aplicativo transmite com precisão seu caráter lúdico, o que também afeta a demanda, pois alunos e alunas percebem a utilidade não como um método acadêmico, mas como um simples quiz. O logotipo desde o início continha apenas a parte do texto e nunca foi modificado, permanecendo exatamente o mesmo que durante o lançamento oficial.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa apenas designação verbal. Este é o nome do programa de teste de treinamento. É feito em uma fonte individual e está localizado em uma linha. As letras na palavra “Kahoot” são de formatos diferentes – não há um único caractere semelhante. Mesmo os dois “o’s” não têm a mesma forma. Os símbolos consistem em linhas largas e desleixadas, o que os faz parecer “saltar”. Essa é a ideia principal do aplicativo: cada examinando tem seu próprio ponto de vista sobre a pergunta que está sendo feita. São essas respostas pessoais que estão unidas por uma plataforma comum. Daí os diferentes tamanhos de letras.
Além disso, os sinais não são da mesma altura. Os mais longos são os extremos “K” e “t”. Eles vão além do nome. Os mais curtos são dois “o”s colocados no meio. O limite inferior de “h” também é reduzido, mas sua parte superior, ao contrário, é maior que o restante dos caracteres. Em geral, as letras parecem ser compostas de diferentes formas geométricas. Há um ponto de exclamação no final do nome – como forma de aprovação, chamando a atenção e um apelo à ação. Externamente, assemelha-se a um triângulo estreito invertido, e o ponto abaixo parece um pentágono. Sem molduras, sem fundo para a palavra “Kahoot!” não. Mas há um ícone na forma de um único “K”, complementado por um ponto de exclamação.
Para o emblema, os criadores do programa escolheram uma fonte individual, desenvolvida com base na fonte Montserrat. A cor principal do logotipo é roxo #46178f. Para botões e entourage, não são usados tons menos saturados de outra paleta.