A Juventus (nome completo Juventus Football Club, abreviatura Juve) é uma equipa de futebol profissional da cidade italiana de Turim, fundada em 1897. É a mais titulada da Europa, pertence à família Agnelli e Mauricio Sarri.
Em 1º de novembro de 1897, 13 alunos do Liceu Torino D’Azeglio sentaram-se no banco entre os gramados do Rei Umberto e do Príncipe Victor Emmanuel E ficou claro para eles organizar um time de futebol. De acordo com a língua deles, soava “Calcio Fiorentino”. O clube foi convocado em sua homenagem – Juventus.
Mas havia um dilema com a sede; eles não tinham lugar para se reunir. Eugenio Campari, de 20 anos, ofereceu uma loja de pais para conserto de bicicletas para reuniões. Além disso, ele entrou para a história como o primeiro presidente da Juventus.
Turin é traduzido do latim (Touro) como um “touro”. Esta criação com chifres “pisou” seu lugar no brasão da capital do Piemonte e no emblema do clube. E no ano do Touro em 1985, a Juventus ganhou a primeira de duas de suas Copas dos Campeões. No final sangrento de “Heysel“, onde morreram 39 torcedores, os turanianos venceram o Liverpool com o placar de 1 a 0.
Por falar na cor da forma dos jogadores de futebol, a equipe da Juventus começou a jogar com camisetas rosa. Em 1903, na fábrica, por engano, em vez de rosa, foram feitas camisetas em preto e branco. Mas não havia tempo e dinheiro para fazer novos, e foi decidido deixar os defeituosos pelos próximos 112 anos. De acordo com outra versão, eles recusaram o rosa, porque não toleravam a lavagem. O inglês John Savage (um dos membros da equipe) trouxe as listras pretas e brancas do condado de Notts. Assim, o mais antigo dos clubes do mundo que joga atualmente transformou a Juventus em um “bianconeri”.
Por muitos anos, havia uma zebra no logotipo da Juventus, e os jogadores do time também eram chamados de “zebras”. Mas o mais popular era o apelido de Vecchia Signora (a velha), obtido, segundo uma lenda, dos fãs de “Torino”. Na década de 30 do século XX, os juvenis jogavam com camisetas de alguns tamanhos a mais, que com o vento criavam uma corcunda. É por isso que foram apelidados de “a velha senhora”.
Significado e Evolução
Um emblema brilhante e bem conhecido sempre distinguiu a lendária equipa de futebol europeia. Ela é uma com sua identidade visual, refletindo seu espírito, essência e personalidade. O logotipo foi desenhado em 1905, mas ainda contém a versão original e a paleta de cores original. Ao mesmo tempo, mudou várias vezes.
O logotipo da Juventus 2004-2007 consistia em um escudo oval com sete faixas verticais no interior: três pretas e quatro brancas. Uma inscrição escura “Juventus” em um fundo claro estava localizada na parte superior do emblema. O furioso touro branco da parte inferior do logotipo, o símbolo de Turim, foi colocado sobre um fundo escuro e decorado com uma coroa preta. Estrelas douradas foram removidas porque foram reconhecidas como propriedade dos resultados esportivos, mas não como um elemento da personalidade do clube.
Em 2012, a Juventus removeu as estrelas do logotipo. Afinal, a partir do princípio, 2 dos 33 scudetto do clube foram reconhecidos como adquiridos.
Em meados de janeiro, a Juventus lançou um novo logotipo. Não adianta tentar encontrar paralelos e conexões com a história. Agora você não conseguia encontrar Touro, zebra ou escudo lá. Os fãs estão chocados com o novo logotipo da Juventus. No entanto, a administração do clube insiste que o novo logotipo fará da Juventus um clube do mundo real. Como, agora, “Juventus” não deveria ser associada apenas a Torino, mas na verdade, é uma decisão bastante polêmica. Só o tempo dirá se “a velha senhora” traz algum benefício ou não.
1905 – 1921
A versão de abertura parece um sinal heráldico. Apresenta uma oval listrada vertical com um touro apoiado nas patas traseiras, acima do qual se encontra uma grande coroa e a inscrição “Juventus” sobre fundo branco. Centros de mesa circundam elementos curvos em forma de cálice. Acima deles está uma fita estilizada com o lema latino “Non coronabitur nici qui legitime cartaverit”. As cores principais do logotipo são preto e branco.
1921 – 1929
Um emblema colorido pertence a este período. Os designers removeram detalhes desnecessários, concentrando-se na elipse vertical alongada. Todos os elementos receberam debrum amarelo escuro. Os designers simplificaram o segundo logotipo removendo tudo, exceto o oval e seus elementos. Os contornos, letras, coroa e touro agora são dourados e as formas geométricas são azuis. Notavelmente, a cor azul é de grande importância para a Juventus, pois o touro, representado no brasão da cidade.
1929 – 1931
Quase todos os emblemas que estavam em uso antes de 1970 são semelhantes em estrutura. Mas a versão de 1929 foi uma exceção. O jornalista italiano Carlo Bergoglio propôs substituir o touro de Torino por uma zebra para que o logotipo refletisse o apelido não oficial do clube, Le Zebre. Os designers ouviram sua ideia e fizeram pequenas correções. Em 1929, os atletas mudaram novamente para uma versão monocromática em preto e branco do logotipo, transformando o touro central em uma zebra. O animal listrado no fundo listrado parecia inimitável e cativante, então, naquela época, a equipe recebeu o apelido de Zebre.
1931 – 1977
Após anos de presença da zebra no logotipo, ele foi finalmente removido e substituído por um touro poderoso e enérgico com cernelha maciça. Ele fica sobre as patas traseiras, esticando a cabeça para a frente com chifres afiados. Os designers também ampliaram a coroa, dando-lhe o aspecto de uma muralha inexpugnável, e mudaram o estilo das letras, tornando-as geométricas. Os desenvolvedores abandonaram as fontes típicas e criaram as suas próprias. Os elementos que eram amarelo dourado em 1921-1929 agora são castanhos claros.
1977 – 1982
O logotipo estéreo pertence a esse período. Parece o estéreo, com contornos borrados que parecem estar sobrepostos uns aos outros. No topo, na frente do cavalo rabo de boi, está uma estrela branca de cinco pontas, e abaixo dela está a inscrição “Juventus F.C.”, derivada do nome completo do Juventus Football Club
1982 – 1989
Os desenvolvedores mudaram as proporções dos elementos do logotipo. O cavalo agora está menor. O animal envolve o nome da equipe, no qual as letras “F” e “C” são colocadas à direita e à esquerda da figura estereoscópica central.
1989 – 2004
Após uma pequena atualização, o emblema voltou às suas origens. A coroa é quase a mesma do logotipo 1905-1921. O touro também se parece com a versão antiga, mas os artistas mudaram sua forma, então é difícil dizer pela silhueta de qual animal ele é. Há uma linha dourada ao longo do contorno externo, o que faz com que o sinal gráfico se pareça com a versão 1921-1929. As duas estrelas de cinco pontas que antes estavam à esquerda da zebra agora estão colocadas acima do escudo oval.
2004 – 2017
Os especialistas desenvolveram o emblema do novo clube da agência Interbrand. Eles tentaram criar um emblema estilizado, preservando os símbolos históricos da Juventus. O design corresponde aos cânones do nosso tempo: formas simples, linhas suaves, simetria e minimalismo. Eles conseguiram isso usando apenas três cores: branco para o fundo, amarelo para a linha sob o nome da equipe e marrom escuro para todos os outros elementos.
A variante daquela época parece elegante e moderna. É adaptado para recursos progressivos para ter uma aparência espetacular em todas as mídias eletrônicas, impressas e publicitárias. O fundo são três listras pretas que não alcançam a borda do oval. Acima do meio está o clube; abaixo dela, há uma faixa amarela em arco. Bem no fundo há um touro branco dentro do escudo. Tudo isso é uma versão 3D. No mesmo ano, outras opções foram apresentadas – em 2D com e sem estrelas.
2017 – presente
Em 16 de janeiro de 2017, a equipe apresentou o logotipo sem coroa, touro de Torino, zebra e escudo oval. Tudo o que resta é a palavra “JUVENTUS” e duas linhas pretas irregulares, separadas por um espaço em branco em branco.
O logotipo atual é o mais estiloso. É radicalmente diferente de seus antecessores e se parece com duas listras paralelas curvas em forma de “J”. O caractere correto está associado a uma letra maiúscula; o caractere esquerdo está associado a uma letra minúscula.
Ela passou por vários estágios de transformação, o que trouxe grandes mudanças. O primeiro aconteceu em 1921, quando surgiu a cor. A segunda foi em 1979. Em seguida, a imagem de um cavalo branco apareceu no logotipo – a terceira – em 1989, com uma volta ao design anterior. Quarto – em 2017, quando o logotipo se tornou radicalmente diferente do original, mas o mais próximo possível dos requisitos de tempo. De qualquer forma, todos eles têm listras pretas e brancas que refletem a identidade visual do clube. Além disso, a maioria dos períodos é caracterizada por uma oval vertical com uma coroa.
Fonte e cor do emblema
Durante as primeiras sete décadas, o logotipo da Juventus permaneceu quase inalterado, exceto no período de 1929 a 1931, quando a identificação visual do clube foi decidida a ser associada ao apelido Le Zebre. A zebra voltou no final dos anos 1970, mas não durou muito: o oval com a coroa e o touro permaneceram como símbolo honorário da equipe até 2017. Como resultado, a agência de design Interbrand desenvolveu o infame logotipo J, que causou um onda de críticas.
Os funcionários da Interbrand inventaram a fonte incomum da palavra “JUVENTUS”. A julgar pela letra característica “N”, eles foram baseados na grafia antiga do nome, que apareceu no logotipo em 1921
O nome da equipe italiana está escrito em uma fonte sans serif alongada e elegante. Todas as letras são maiúsculas. As cores básicas do clube são uma combinação de preto e branco, azul escuro, amarelo dourado.
O emblema do clube moderno é preto e branco. Nas versões anteriores, cores adicionais eram usadas: azul (como no brasão de Turim) e ouro (um símbolo de glória).