O logotipo do iTunes é reconhecível e fácil de entender a funcionalidade do aplicativo de música. Sua rápida evolução, tema de foco e expansão de recursos e ofertas são simbolizados com sucesso por um pictograma simples e colorido.
O iTunes é o reprodutor de mídia proprietário da Apple projetado para reproduzir conteúdo de áudio e vídeo em dispositivos com sistemas operacionais Windows e macOS. Ele está conectado a uma loja virtual onde você pode comprar filmes, arquivos de áudio, aplicativos e livros digitais.
Significado e história
O que é o iTunes?
O iTunes é um reprodutor de mídia, biblioteca de mídia, aplicativo cliente e rádio da Internet, tudo em um. O serviço foi desenvolvido pela Apple Inc. para comprar, ouvir, baixar e organizar mídia digital em dispositivos com Windows e macOS. O serviço foi iniciado em 2001.
O logotipo do iTunes sempre foi associado à música, embora o serviço tenha se tornado mais do que apenas um reprodutor. Apesar da rápida evolução, dois elementos principais permaneceram no pictograma: o círculo que representa o CD e a notação musical. A principal técnica gráfica também não mudou – a transição gradiente das sombras, que foi preservada mesmo após 20 anos.
2001
O emblema de estreia foi imediatamente multilingue: um CD e algumas notas. Isso acabou sendo o suficiente para indicar a especialização do serviço e dispensar informações textuais. Os gráficos falavam claramente de tudo. O logotipo representava três colcheias – não apenas com uma cabeça e uma calma, mas também com uma bandeira. Eles foram localizados separadamente um do outro e foram pintados em cores diferentes com transições gradientes: rosa, roxo, azul. O fundo era um CD cintilante com um espectro de luz do arco-íris acima e reflexos das notas abaixo. Ele estava ligeiramente levantado, quase parado na borda. Essa impressão foi criada pela ampla sombra inferior.
2001 – 2002
O aplicativo foi originalmente desenvolvido como um reprodutor para computadores Macintosh. Na época, ele tinha um emblema simples com um CD e três colcheias, coloridas em azul, roxo e rosa. Essa escolha foi devido ao fato de que os CDs eram destinados a armazenar gravações de áudio digital, e o iTunes teve que substituí-los.
O segundo logotipo apareceu alguns meses depois. Isso aconteceu depois que a Apple adaptou o media player para o iPod. Os designers mudaram o ângulo do CD e deixaram uma grande nota dupla em azul escuro.
2002 – 2003
Um ano depois, uma versão do iTunes com listas de reprodução inteligentes foi lançada. A nota no ícone fica roxa.
2003 – 2006
Em 2003, o player tornou-se um serviço online completo com sua própria loja e podcasts. Mas isso não afetou o logotipo: os desenvolvedores mudaram apenas o esquema de cores, tornando a nota verde e removendo algumas sombras.
2006 – 2010
Nos 3 anos seguintes, a interface do iTunes foi constantemente atualizada. O emblema permaneceu o mesmo: uma nota azul em um CD brilhante.
2010 – 2012
Em setembro de 2010, foi lançada a 10ª versão do serviço de mídia com a rede social integrada Ping. Este foi o motivo de um redesenho global. O CD do logotipo foi removido porque não era mais relevante. Em seu lugar, um círculo azul com contorno branco foi representado. A nota dupla foi repintada de preto e movida para mais perto do centro.
2012 – 2014
Os desenvolvedores começaram a experimentar as cores das notas novamente. Agora está tão branco quanto o anel externo.
2014 – 2015
Em 2014, foi lançado o iTunes 12. A paleta do logotipo mudou drasticamente: o círculo ficou vermelho, as sombras escuras desapareceram.
2015 – presente
Em julho de 2015, surgiu o serviço Apple Music, e com ele um novo logotipo. É composto por um círculo branco-acinzentado com um contorno brilhante e uma nota dupla. A gama inclui tons de vermelho, azul, violeta e azul.
O próximo emblema foi introduzido no mesmo ano. Após o redesenho, o sinal de música e a borda externa ficam claros e o fundo é colorido. Há rumores de que esse rótulo do iTunes foi “copiado” de um antigo logotipo da Apple. Os designers simplesmente pegaram as três cores inferiores da maçã do arco-íris, tornaram-nas mais claras e misturadas aleatoriamente dentro do círculo.
Fonte e cores do logotipo
Cada redesenho introduzia apenas mudanças de cor no logotipo – a forma, aparência e número de elementos sempre permaneceram os mesmos. Como resultado, o processo de evolução visual levou ao surgimento de um emblema simples, que representa uma nota dupla em um círculo branco com uma borda multicolorida. Sinais musicais são representados de forma clássica: duas cabeças com calmas, que são conectadas no topo por uma barra transversal comum e pintadas em várias cores com transições gradientes. Eles são circundados por uma linha sólida da mesma paleta.
Nem a versão atual, nem a anterior do logotipo do iTunes têm texto – há apenas elementos gráficos. Caso o nome seja utilizado separadamente e não seja complementado por emblema, é escrito com a fonte Myriad Bold. Seus autores são os designers Robert Slimbach e Carol Twombly.
O colorismo é muito importante para o serviço, pois tem um grande papel na identidade, pois os transbordamentos musicais ecoam sutilmente as transições de cores. Isso é enfatizado pela paleta do logotipo: ele contém tons de azul a vermelho no espectro pastel. A linha de assinatura inclui cores rosa: Medium Orchid (# CC45F2), Steel Pink (# D948DD) e Light Deep Pink (# EA4CC0).
Quando o logotipo do iTunes mudou?
O logotipo do iTunes tem algumas mudanças importantes. A primeira ocorreu logo no início do serviço (no final de 2001): das três notas separadas, apenas um par permaneceu. O segundo ajuste tem a ver com a mudança do CD para o formato do círculo de fundo. Isso aconteceu em 2010. A terceira mudança data de 2015, quando os designers retiraram a cor geral e fizeram a nota arco-íris com gradiente.
O que significa o logotipo do iTunes?
O logotipo do iTunes media player denota uma nota musical que indica diretamente o assunto do conteúdo e o foco do serviço. O anel era um CD, mas com a evolução dos atributos de áudio para tocar música e a ampliação do leque de mídias, a gestão mudou o logotipo, transformando o disco em um círculo improvisado de interesses musicais.