O Instagram é um aplicativo com funções de rede social onde você pode compartilhar fotos e vídeos. Também permite tirar fotos, clipes e aplicar uma variedade de filtros a eles. Seus fundadores são os alunos Kevin Systrom e Mike Krieger. A data de lançamento do projeto é outubro de 2010.
Significado e História
O campo básico de atividade da empresa de mesmo nome e plataforma social é a publicação de imagens, refletida no logotipo da empresa. A capacidade de postar arquivos de vídeo apareceu muito mais tarde, necessitando de um novo design. Mas a idéia sempre foi a mesma: comunicação usando conteúdo pessoal de foto e vídeo. Portanto, a versão original do emblema às vezes mudava, mas permanecia dentro da estrutura do conceito.
2010
Dois ícones pertencem a esse período de uma só vez: uma estréia, a segunda corrigida. O primeiro logotipo mostra a câmera, mostrada em todo o rosto. Aparentemente, esse é o Polaroid, no qual as imagens são impressas imediatamente após clicar no botão. De acordo com outra versão, o logotipo mostra uma câmera retro da categoria tripé, que foi fotografada no início do século passado. De qualquer forma, o serviço atraiu a atenção da maioria e causou demanda entre os usuários.
O segundo emblema foi desenvolvido após um afluxo maciço de visitantes interessados não apenas em publicações de fotos, mas também na colocação de videoclipes. Seguindo os princípios da modernidade, bem como a relevância dos pedidos, os designers corrigiram o ícone, focando na lente da câmera. É ampliado e movido para o centro. No canto superior direito, como esperado, é a janela do visor. No lado esquerdo, existem faixas verticais do arco-íris emergindo do nome abreviado da plataforma – “Inst”. Está escrito em fonte Billabong maiúscula.
2011
Em 2011, a marca sofreu pequenos ajustes. Os proprietários de serviços simplesmente destacaram alguns elementos e introduziram novos. Por exemplo, listras brilhantes agora parecem distintas devido à largura suficiente. A lente da câmera ficou detalhada e parece real, porque adicionou brilho, destaques e volume 3D. A inscrição também foi refeita: a letra “a” e a fonte original de nosso próprio design apareceram nela.
2016
Nesta versão, os designers decidiram se afastar da imagem clássica da câmera: eles mantiveram apenas os contornos esquemáticos. Como resultado, o emblema corporativo parece futurista, concentrando o interesse dos visitantes. O logotipo moderno contém quatro elementos: uma lente (no meio), dois detalhes do “corpo” (ao redor) e uma linha divisória. O esquema de cores ficou mais brilhante – na forma de um gradiente de rosa claro a roxo profundo com linhas brancas.
Marca do logotipo do Instagram
O Instagram usa um logotipo baseado na lendária câmera Polaroid. Durante esse tempo, sua imagem evoluiu de realista para esboçada. A imagem é feita full face com os principais elementos técnicos: botões e uma lente. A cor do emblema varia da mesma forma – do real ao abstrato. Agora inclui uma faixa de amarelo-rosa-roxo no gradiente.
2010 – 2013
Na época do aparecimento da inscrição corporativa, ela era o mais semelhante possível a uma escrita à mão. Destacaram-se o “I” inicial com oval superior e perna alongada, bem como o “m” com elementos de diferentes alturas e “s”, próximos à versão impressa.
2013 – 2015
Em maio de 2013, foi aprovada uma nova denominação de palavra, desenvolvida sob encomenda pela agência Mackey sábado. Esta versão é muito mais suave do que a anterior e lembra um texto caligráfico escrito à mão.
2015 – 2016
Os designers ajustaram a cor da palavra “Instagram” para sugerir um azul realçado.
2016 – presente
Em 11 de maio de 2016, a cor da interface foi alterada para preto, deixando todos os outros elementos iguais.
Fonte e cores do logotipo
Inicialmente, a paleta de gráficos incluía as cores originais da câmera Polaroid: variações de cinza, bege, marrom, preto, branco, esverdeado com reflexos e marcador de arco-íris. Posteriormente, surgiu uma versão brilhante com predominância de vários tons de roxo, rosa, vermelho e branco. O alcance da parte do texto é mais reduzido: consiste em preto, ciano e azul. Fonte caligráfica manuscrita, estritamente vertical, sem inclinação.