O iCloud é um serviço de armazenamento em nuvem lançado pela Apple em 2011. Um dos desenvolvimentos mais populares, criado para dispositivos executados com base no sistema operacional iOS. Até o momento, o iCloud é usado ativamente por cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. O proprietário da tecnologia Apple pode sincronizar vários dispositivos, após os quais os dados armazenados no serviço estarão disponíveis em todos os iPhones, iPads etc.
Significado e história
O que é iCloud?
Em primeiro lugar, esta é uma plataforma com a qual o usuário pode armazenar arquivos sem ocupar memória diretamente no dispositivo. Estamos falando de fotos, vídeos, áudios, etc.
Durante a existência do serviço iCloud, seu logotipo mudou apenas duas vezes. O reconhecimento visual da marca está em alto nível, graças ao uso da nuvem clássica. Como regra, as alterações foram feitas apenas no plano de fundo. Em todas as variações, o logotipo do serviço parece positivo e fresco, causando emoções positivas entre os usuários. O símbolo da nuvem não foi escolhido por acaso, pois transmite claramente a base da funcionalidade do data warehouse. Curiosamente, o logotipo do iCloud é completamente desprovido de marcas de palavras, exceto por algumas variações de 2014. Isso indica diretamente que o logotipo e o serviço são tão populares que detalhes extras simplesmente não são necessários.
2011 – 2013
A versão original do logotipo era significativamente diferente das atualizações subsequentes. Foi introduzido imediatamente após o lançamento oficial do serviço em 2011. O símbolo da nuvem com um contorno preto em negrito foi representado contra um quadrado cinza com cantos levemente arredondados. Ao usar um gradiente cinza, não apenas o emblema parecia tridimensional, mas também a sensação de que foi exibido em metal. Durante a utilização do logotipo apresentado, as versões 5 e 6 do iOS foram relevantes.
2013 – 2014
Após o lançamento do iOS 7, a empresa decidiu redesenhar o logotipo do iCloud. As mudanças mais significativas foram feitas em segundo plano. Em vez de cinza, foi usado um gradiente azul, criando associações com o céu. O próprio quadrado também tinha cantos arredondados e era idêntico em tamanho à versão original. Por sua vez, a nuvem não tinha um contorno preto, mas branco. Em geral, o logotipo tornou-se mais amigável e agradável para o público-alvo. Apesar da alta qualidade e feedback positivo dos usuários, ele foi usado ativamente por apenas um ano.
2014 – presente
Outra reformulação foi concluída em 2014. O fundo foi completamente removido. Ao mesmo tempo, o emblema com uma nuvem ficou ainda mais realista. O gradiente azul deu à imagem uma sensação tridimensional. Em algumas variações do logotipo, além do logotipo familiar aos usuários, foi utilizado o nome verbal do serviço “iCloud”, feito em letras pretas em negrito. Todas estavam em minúsculas, exceto a letra “C”. É esta versão do logotipo que, até o momento, durou mais tempo.
Fonte e cores do logotipo
Conforme observado acima, as inscrições verbais no logotipo do iCloud foram usadas muito raramente. No entanto, o logotipo introduzido em 2014 apresentava o nome da marca em uma fonte clássica em negrito sem serifa.
O esquema de cores do logotipo consiste em um gradiente de azul, que deu aos usuários do serviço de armazenamento em nuvem uma noção do volume do logotipo. A cor escolhida não é acidental. No mínimo, é imediatamente associado ao céu e, portanto, às nuvens. Além disso, cores brilhantes evocam emoções positivas nos usuários, atraindo-os a usar o iCloud.