Em 1990, pela primeira vez na história do sul da Califórnia, apareceu uma torrefação de café certificada, a Groundwork Coffee Company. Aos poucos, o desenvolvimento da empresa permitiu abrir 8 cafés em Los Angeles, além de se tornar a maior distribuidora de café e chá da Califórnia. O uso da Internet e de modernas tecnologias tem ampliado as vendas dos produtos Groundwork Coffee, abrangendo todo o mundo. O desejo de crescer e garantir o reconhecimento da marca fora dos Estados Unidos tornou-se o ímpeto para a visualização renovada da Groundwork Coffee Company. A agência de criação de marcas Ludlow Kingsley (Los Angeles, CA), com mais de uma década de experiência, assumiu essa tarefa. Uma característica distintiva da agência é uma abordagem não padronizada e amor para criar soluções estéticas, bonitas e originais.
O logotipo da empresa foi totalmente redesenhado à mão pelos designers da agência da marca, o que permitiu criar uma percepção visual totalmente nova. A precisão na transferência de informações das atividades da empresa foi alcançada. As fontes grossas e pretas fornecem uma representação dos grãos torrados de café de qualidade. Cada letra foi elaborada para criar uma solução de estilo único e uma percepção harmoniosa do texto do nome da empresa. O desempenho da geometria e da cor monocromática da fonte garantiu sua clareza de percepção em superfícies impressas e mídia digital. O uso desse logotipo começou a parecer especialmente eficaz nas embalagens de café, distinguindo-o de maneira muito favorável de produtos semelhantes nas prateleiras do varejo. Em um ambiente digital, o texto fornece simplicidade e facilidade de reconhecimento do produto, o que é especialmente importante para aumentar o apelo do consumidor.
A utilização de uma nova paleta de cores nas embalagens dos mais diversos tipos de café aumentou o reconhecimento e a facilidade de escolha do tipo de café desejado. Tons de luz suaves e não tóxicos da paleta de cores forneciam o contraste necessário para o logotipo. A seleção de cores baseou-se nos tons de paisagens naturais característicos do sul da Califórnia – chapparles dourados, carvalhos costeiros de oliveiras, céu azul suave e linhas costeiras.
A adição de um novo elemento visual – o solo em que a flor estilizada cresce e a mão humana proporcionou a compreensão da relação direta entre o homem e a natureza, que é a base para fazer um café de qualidade.
Toda a visualização teve como objetivo criar a necessária percepção daquela paixão e trabalho árduo, graças ao qual o café é de alta qualidade e adquire um sabor único.