O principal objetivo do Google Agenda é ajudar os usuários a planejarem seu tempo pessoal e de trabalho. Este aplicativo lembra datas importantes, armazena as informações necessárias e, se necessário, pode funcionar como um calendário eletrônico normal. Graças à função de aprendizado de máquina, ele cria automaticamente uma programação para tarefas específicas, que o proprietário do dispositivo móvel escreve na seção correspondente. Tudo isso o torna uma ferramenta ideal para negócios e pessoas esquecidas.
Significado e história
O que é o Google Agenda?
Este é um organizador virtual projetado para o agendamento de casos, compromissos e outros eventos importantes. Ele foi criado pelo Google e funciona na plataforma de hardware Java Virtual Machine.
O Google Agenda, junto com o Planilhas, o Meet, o Docs, o Gmail e alguns outros serviços, é um produto do Google Workspace. Como parte da mesma família, eles estão fortemente integrados um ao outro. Por exemplo, o Agenda usa tecnologia de aprendizado de máquina para transferir eventos do Gmail. E, no entanto, todos esses serviços compartilham um design comum: ícones abstratos, consistindo de linhas largas multicoloridas com bordas arredondadas.
No passado, os logotipos eram diferentes porque cada aplicativo tinha um problema específico. Mas quando as fronteiras entre eles se confundiram, os desenvolvedores do Google Workspace tiveram que mostrar essa conexão no nível da identificação visual. Foi assim que o Google Agenda ganhou um logotipo quadrado colorido que substituiu os ícones padrão.
2006 – 2009
A versão beta do programa foi disponibilizada em 2006. Seu logotipo apresentava um calendário destacável com uma capa azul. A folha continha doze quadrados: três brancos e nove cinzentos. Um quadrado, aparentemente denotando o dia da semana, foi circulado em vermelho. Foi assim que os designers criptografaram o objetivo principal do Google Agenda: ajudar a planejar eventos.
À direita do ícone havia uma inscrição em duas partes. A palavra multicolorida “Google” parecia um ícone da corporação de mesmo nome, e o “Calendário” preto visualmente equilibrava-o com seu minimalismo.
2009 – 2010
Em 2009, a versão final do aplicativo foi lançada. Ao mesmo tempo, o logotipo com o calendário foi removido e o nome Google Calendar foi escrito em uma linha. Para variar, os designers converteram a segunda palavra em minúsculas e a tornaram azul claro.
2010 – 2013
Depois de mais uma atualização, o calendário destacável voltou ao logotipo, apenas em uma forma mais moderna. Ao contrário da primeira versão (2006-2009), continha uma lista de números. O último dia do mês era indicado na página aberta: “31”. O canto dobrado da folha deixava claro que o calendário ainda não havia acabado. O gráfico estava com o nome do serviço. O estilo das letras não mudou, embora os tons das cores tenham se tornado um pouco mais claros.
2013 – 2015
Em 2013, o logotipo do Google Calendar iniciou um período de minimalismo. Em vez de um desenho completo, os artistas representaram uma folha de calendário azul com um número branco “31”. O resto do texto desapareceu. O canto dobrado foi mantido como um detalhe de design reconhecível.
2015 – 2020
O pedaço de papel rasgado foi substituído por um novo formato de calendário. A base ainda era azul, mas os designers a dividiram ao meio com dois tons. A metade superior dos números agora é cinza claro. Outro elemento cinza claro apareceu acima do calendário.
2020 – presente
Em 2020, o pacote de nuvem G-Suite foi renomeado para Google Workspace. O rebranding global afetou seus produtos – em particular, seu esquema de cores e iconografia. As mudanças foram implementadas gradualmente: primeiro, o ícone modernizado apareceu para o Drive e depois para o Agenda.
Os usuários viram o ícone redesenhado pela primeira vez quando atualizaram o aplicativo para a versão 2020.42. O calendário usual desapareceu. Os designers o tornaram tão abstrato que a moldura quadrada multicolorida com o número “31” no centro não evoca nenhuma associação com a contagem dos dias da semana.
Fonte e cores do logotipo
A marca do Google Agenda é projetada no mesmo estilo dos ícones de outros serviços do Google Workspace. Parece um quadrado oco com espaço negativo dentro e consiste em listras largas e coloridas. A forma geométrica tem três cantos arredondados e o quarto é simplesmente truncado. O triângulo vermelho dá a impressão de que é dobrado como a ponta de uma folha de papel. Há um ligeiro ceticismo aqui.
Os mesmos ícones de aplicativos têm sido objeto de inúmeras reclamações. Os usuários relataram não conseguir distinguir entre o Agenda, o Meet, o Apresentações, o Documentos, o Drive e outros produtos do Google. Na verdade, foi intencional, porque os designers decidiram mostrar os limites confusos entre os aplicativos integrados.
O número “31” está em fonte sans serif e não há outras inscrições no logotipo. Os números parecem caracteres da fonte Averta SemiBold, criada pelo tipógrafo grego Kostas Bartsokas.
A paleta contém as cores de assinatura do Google: amarelo, verde, azul e vermelho, com verde e azul cada um tendo dois tons. O primeiro tem # 31AA52 e # 118135. O segundo tem # 4086F4 e # 1267D3. Já o amarelo e o vermelho são apresentados em uma única via: # FBBD00 e # EB4132, respectivamente.
Como faço para adicionar meu logotipo ao Google Agenda?
Faça upload da imagem para o Google Drive. Em seguida, selecione o evento desejado no Google Agenda, clique no lápis, encontre o ícone para adicionar um arquivo e baixe a imagem do Google Drive.
Onde está o ícone do Google Agenda?
Nos smartphones com Android e iOS, o acesso é feito por meio do ícone na tela inicial. Outra forma é digitar o Google Agenda no navegador e seguir o link. O terceiro método é abrir seu Gmail e clicar em Google Apps, encontrar o serviço que deseja e clicar no botão.
Como eu mudo meu ícone do Google Agenda?
Para alterar o ícone do Google Agenda na plataforma móvel Android, você precisa baixar o iniciador criado para editar a interface. Por meio dele, você pode instalar qualquer ícone encontrado na Internet.
Você pode personalizar um Google Agenda?
Os usuários do Google Agenda podem personalizá-lo com opções integradas.