O Google Analytics não só conta o número de visitantes do site, mas também coleta informações adicionais sobre eles. Fontes de tráfego, provedor, sistema operacional, região de cada usuário – o proprietário de um recurso da web pode descobrir esses e outros dados simplesmente colocando o código JS. Além disso, a plataforma analisa as informações recebidas de acordo com diversos critérios. Ele determina a popularidade de páginas e materiais individuais, rastreia o caminho das transições e define a atividade do público.
Significado e história
O serviço de análise faz parte da Google Marketing Platform. Foi lançado em 2005 com base no programa Urchin, que foi adquirido da Urchin Software Corporation. O novo proprietário mudou não apenas o nome do serviço da web, mas também seu logotipo para corresponder à identidade geral de todos os produtos do Google.
2005 – 2012
Em 2005, os designers desenvolveram o logotipo de estreia para o Google Analytics. Era uma letra de duas partes que combinava estilos diferentes. A primeira palavra no nome parecia o ícone clássico multicolorido do Google, onde cada letra tinha uma cor diferente, e a segunda era escrita em uma fonte sans serif cinza padrão.
2012 – 2013
Em 2012, o jogo de contrastes continuou. No entanto, agora os criadores do emblema esmaeceram a palavra “Google” e a moveram para a direita, posicionando-a acima de “Analytics”. O espaço vago foi ocupado por um ícone em forma de quadrado, dividido em duas partes por um gráfico branco com pontos. A metade inferior da forma geométrica era vermelha e a metade superior laranja.
2013 – 2015
O esquema usual foi substituído por uma linha em zigue-zague que parecia uma fita curva. O texto à direita agora está cinza claro e a palavra “Google” foi ampliada.
2015 – 2016
Outro redesenho trouxe novas mudanças. Os designers do logotipo trouxeram as letras para o primeiro plano, reduzindo o tamanho do quadrado. O título do Google Analytics agora está em negrito e em uma linha. As cores permanecem as mesmas, apenas o laranja e o vermelho são ligeiramente mais brilhantes, e o cinza é um pouco mais escuro.
2016 – 2019
O logotipo representa um gráfico de barras de três elementos de diferentes alturas. À esquerda está a coluna mais curta e à direita a mais longa. Assim, o histograma transmite com precisão a finalidade do serviço – comparar e analisar dados. Todos os elementos aparecem como retângulos verticais largos. Não há espaço livre entre eles – eles estão muito próximos um do outro. A demarcação é feita por diferentes alturas e cores: o menor elemento é claro, o maior é escuro. O texto consiste no nome do programa em uma fonte fina e lisa. As letras são grotescas padrão, consistindo em uma combinação de maiúsculas (no início das palavras) e minúsculas (todos os outros caracteres).
2019 – presente
Após o redesenho, as colunas do logotipo mudaram de formato. Os desenvolvedores arredondaram as pontas e as colocaram à distância para que houvesse espaço livre entre elas. Como resultado, dois elementos do diagrama parecem ovais alongados e um – como uma grande ponta. A proporção de cores do histograma também mudou: a barra mais baixa agora está escura e a barra mais alta está clara. A paleta anterior foi preservada – como antes, consiste em amarelo e marrom. As letras são ligeiramente reduzidas em tamanho, então as letras são menores do que no logotipo anterior. Além disso, os designers tornaram o texto cinza claro.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo colorido que complementa as letras parece um diagrama. Ele revela toda a essência de um serviço analítico que trabalha com estatísticas e fornece um resumo dos dados em forma de gráficos. Na versão atual, o diagrama é estilizado e não possui pontos.
Nos logotipos do Google Analytics, o estilo da primeira palavra muda com mais frequência. No início, ele foi escrito usando Catull, uma fonte serifada antiquada. Então, os designers mudaram para uma fonte geométrica sem serifa, que é muito semelhante ao Futura, mas na verdade não é. Para ser mais preciso, a inscrição está no Product Sans, que foi criado pelo Google com base no Futura. Também lembra vagamente Windlesham Pro, Comic Sans e Relish Pro.
Cinza, cinza escuro, laranja, branco e amarelo escuro são as cores principais do logotipo. É colorido o suficiente para chamar a atenção, mas os desenvolvedores usaram cores brilhantes em quantidades limitadas.