GoDaddy é um dos maiores registradores de domínio do mundo. A plataforma foi lançada em 1997. Durante seu trabalho no mercado de colocação e venda de domínios, mais de 19 milhões de proprietários de sites em todo o mundo se tornaram clientes da empresa. Hoje, a GoDaddy mantém cerca de 60 milhões de sites, incluindo nomes de domínio de primeiro nível.
Significado e história
O que é GoDaddy?
Em primeiro lugar, é uma empresa privada com um lucro líquido de mais de US$ 150 milhões. Quatro mil funcionários altamente qualificados estão engajados no suporte 24 horas por dia aos sites, promovendo assim a GoDaddy no segmento de mercado online.
Reconhecimento da marca em termos de logotipos de registradores de domínio. passou por mudanças significativas em várias fases do desenvolvimento da empresa. Não se trata apenas do esquema de cores do nome GoDaddy, mas também de adicionar elementos adicionais.
1997 – 2016
A primeira versão do logotipo foi apresentada logo após a criação da empresa. O título principal foi feito em um estilo não padronizado. Os caracteres “GoDaddy” foram escritos à mão, com espaçamento significativo entre as letras. O autor decidiu usar preto para símbolos, assim não distraindo o potencial cliente do recurso do nome. Ao mesmo tempo, o elemento chave do logotipo não é a parte verbal, mas o emblema. Retrata um homem de óculos verdes com cabelo laranja. Além desses elementos, há também uma estrela amarela na região do crânio. Talvez esta seja uma imagem sarcástica do proprietário do site naquele momento. Além disso, a empresa colocou a marca ® no logotipo, confirmando o registro da marca e protegendo os direitos autorais de “GoDaddy” em todas as ferramentas visuais.
2016 – 2018
Lishu após 19 anos, a empresa decidiu fazer alterações na versão original do logotipo. Além disso, estamos falando de atualizações mínimas. Em primeiro lugar, o tamanho da cabeça tornou-se compatível com a inscrição verbal. Assim, ambos os elementos tiveram aproximadamente o mesmo grau de influência sobre os clientes potenciais. Visualmente, o logotipo do GoDaddy não foi alterado. O nome da empresa não era mais manuscrito, mas em negrito clássico com cantos arredondados. Por um lado, a palavra GoDaddy ficou mais legível, mas ao mesmo tempo, o destaque do logotipo foi removido. Além disso, muitos usuários e especialistas sentiram que a primeira versão do nome se adequava mais organicamente ao emblema exclusivo. As marcas de direitos autorais foram removidas do logotipo.
2018 – 2020
Em 2018, a empresa decide abandonar o emblema no logotipo. Assim, a imagem de um homem cômico de óculos, familiar a milhões de usuários, foi removida. O estilo de escrita do título principal permaneceu idêntico ao da versão anterior. Uma fonte clássica em negrito sans-serif foi usada. Ao mesmo tempo, o autor escolheu pela primeira vez uma cor brilhante para a inscrição da palavra. O verde era o preferido. Assim, foi feita referência aos óculos verdes no emblema.
2020 – presente
Em 2020, a empresa decidiu deixar o logotipo mais moderno. Assim, procurou demonstrar aos clientes a estratégia de desenvolvimento, bem como as perspectivas que tem. O estilo de escrita do nome da empresa permaneceu inalterado, mas a paleta de cores foi alterada novamente. O autor decidiu mudar a cor verde para azul, dando adeus ao emblema. Todas as letras do título são desenhadas com linhas claras. O emblema está localizado à esquerda da inscrição verbal. Visualmente, consiste em elementos de dois caracteres, a saber, “G” e “O”. Ambos os símbolos são de forma oval. Os criadores do logotipo sobrepuseram um elemento em cima do outro, criando assim uma figura abstrata que se assemelha visualmente a um coração.
Devolvida a marca “™” para proteção de direitos autorais.
Fonte e cores do logotipo
O nome da empresa no logotipo é o mais próximo do clássico Times New Roman. Letras sem serifa em negrito são usadas.
A paleta de cores do logotipo da GoDaddy passou por mudanças significativas. Se nas duas primeiras variações os autores usaram preto para a inscrição da palavra, nas versões subsequentes foram escolhidas cores verdes e azuis mais brilhantes. Assim, há uma sensação de que ao longo do tempo a empresa se tornou mais amigável com o público-alvo, apesar de o elemento clássico ter sido retirado do logotipo. O rosto do homem tinha uma gama mínima de cores, nomeadamente laranja, amarelo e verde.