O Gmail está à frente de outros serviços de e-mail em termos de popularidade e um conjunto de recursos úteis. Como outros produtos do Google, está em constante evolução: se em 2004 se oferecia aos usuários 1 GB para armazenar cartas, agora esse volume aumentou para 15 GB. Tudo começou com uma pequena startup fundada por Paul Buchheit em 2001.
Significado e história
O que é Gmail?
Este é um serviço de e-mail que o Google lançou em 2004. Com o tempo, tornou-se a maior plataforma de e-mail segura. É usado por mais de um bilhão e meio de pessoas em todo o mundo.
Demorou apenas uma noite para criar o famoso logotipo do Gmail, pois o serviço seria lançado no dia seguinte. Dennis Hwang agiu de forma rápida e decisiva: ele já tinha experiência no desenvolvimento de doodles do Google, então sabia qual estilo seguir. Nove anos depois, os designers simplificaram a sinalização gráfica, deixando um único “M” na forma de um envelope postal.
2004
Em 2004, o teste beta fechado do novo serviço postal começou. Durante este período, foi utilizado durante vários dias um emblema com três inscrições, a partir do qual foi possível obter as informações básicas sobre o serviço. No centro estava a palavra “GMAIL” com as mesmas letras multicoloridas do logotipo do Google. O “M” vermelho, estilizado como um envelope de papel, se destacou em particular.
No canto esquerdo inferior estavam as palavras “by Google”, e à direita a versão do produto – “BETA”. Dennis Hwang queria enfatizar o nome do e-mail, por isso tornou os rótulos de fundo cinza e imperceptíveis.
2004 – 2010
Após a atualização, a palavra “BETA” desapareceu. As letras multicoloridas agora têm um gradiente de claro (em cima) a escuro (em baixo). A ideia original do envelope sobreviveu porque combinava perfeitamente com o conceito de serviço postal.
2010 – 2013
Em 2010, o serviço renovou a página inicial e fez um pequeno redesenho do logotipo para combinar com o estilo do logotipo do Google atualizado recentemente. Mas as mudanças não foram globais: os desenvolvedores apenas removeram as sombras, reduziram o gradiente e moveram a inscrição “by Google” para a direita.
2013 – 2020
O Gmail percorreu um caminho de simplificação, deixando o mais importante: o grande “M” vermelho na forma de um envelope. Os designers consideraram o conhecido símbolo autossuficiente, então removeram o resto das letras. Essa opção foi usada pela primeira vez em um aplicativo móvel e só depois apareceu nos sites do Google e do Gmail.
O gráfico do Gmail tem a forma de um retângulo com cantos arredondados. Parece um envelope de correio verdadeiro. Além disso, o logotipo mostra o verso do envelope, pois as linhas do meio “M” correm ao longo da borda da aba de fechamento. A semelhança é enfatizada pelas sombras cinza que são formadas pela interseção de formas geométricas sob o “M”.
Antes de o emblema ser mínimo e ter a palavra “Gmail”, ele combinava duas fontes diferentes. Para “G”, Dennis Hwang usou o Serif Catull, mais conhecido pelo logotipo do Google. Para o “a”, “i” e “l”, o designer escolheu Myriad Pro sem serifa porque ele não gostou da forma como o “a” minúsculo parecia no conjunto de caracteres de Catull. “M” não é uma dessas fontes: ela foi criada do zero especificamente para o Gmail.
Outra coincidência com a marca Google é o esquema de cores, pois a palavra costumava ter letras coloridas alternadas. Agora, a paleta não é tão brilhante, embora também seja diversa. Possui quatro tons de cinza e dois vermelhos: Silver Sand, Gainsboro, Platinum, Bright Grey, Chinese Brown e Jasper. Essa combinação foi necessária para os desenvolvedores criarem um efeito tridimensional.
2020 – presente
O logotipo atual do Gmail é uma combinação harmoniosa de listras curtas em cinco cores, incluindo azul, marrom, vermelho, amarelo e verde. O formato do emblema permanece o mesmo e se parece com a letra “M”, seguindo os contornos de um envelope de correio padrão. Mas os designers removeram a própria letra: eles apenas reforçaram as linhas que corriam ao longo dela com a cor. Além disso, as listras ficaram não só mais coloridas, mas também mais largas.
Fonte e cores do logotipo
Se você acompanhar a evolução do logotipo do Gmail desde o início, notará uma tendência à simplificação. Nas primeiras versões dos gráficos, eram poucos – prevalecia a inscrição com o nome do serviço eletrônico. Agora, ao contrário, a prioridade são os elementos desenhados. Mais precisamente, ele está sozinho e parece uma grande letra “M”. Um ícone tem um duplo significado, pois combina texto e gráficos. O primeiro é a designação de correio como tal a partir da palavra “correio”. A segunda é uma imagem do contorno de um envelope padrão.
A inscrição completa está presente apenas no primeiro logotipo – nas versões mais recentes, não. Um único símbolo atua como um símbolo gráfico. Um estilo individual foi desenvolvido para ele: “M” é, na verdade, montado a partir de três fragmentos geométricos. O espectro de cores se expandiu muito. Agora, além do vermelho, inclui o azul, o verde, o amarelo e o marrom, que antes eram letras coloridas.
Qual é o novo logotipo do Gmail?
O novo logotipo do Gmail parece um M grande e colorido. A carta é composta por segmentos de cores diferentes: azul, bordô, vermelho, amarelo e verde. Esta é uma referência ao logotipo oficial do Google.
Por que existe um novo logotipo do Gmail?
O logotipo do Gmail foi alterado como parte de uma reformulação da marca que visa unificar a identidade corporativa de todos os produtos do Google. Como resultado, o ícone do envelope com uma linha vermelha fina foi transformado em um M multicolorido.
Quando o Gmail mudou seu logotipo?
O Google redesenhou o logotipo do Gmail em 2020, quando decidiu trazer todos os seus sinais gráficos para um único estilo. Isso afetou não apenas o serviço de e-mail, mas também outros produtos da empresa.