A americana Glitch oferece uma plataforma criativa para a criação de aplicativos. Isso torna a programação tão fácil quanto a colaboração em documentos no Google Docs: o mesmo projeto pode ser editado por vários usuários. Ferramentas simples e diretas permitem que mesmo aqueles que não possuem habilidades em edição de código-fonte participem desse processo. Glitch agora tem quase 3 milhões de aplicativos, mais do que a Apple App Store. Alguns compõem playlists automaticamente, outros geram quadrinhos e outros ainda completam os esquetes iniciados ou determinam a dosagem de remédios para o gado.
Significado e história
O que é Glitch?
É uma empresa americana de software de gerenciamento de conteúdo e projetos. Foi fundada em 2000 e está localizada em Nova York. Glitch era anteriormente conhecido como Fog Creek Software.
Glitch é apoiado pela Fog Creek Software, que foi fundada em 2000 pelos empresários Michael Pryor e Joel Spolsky. No início, ela estava envolvida em questões de consultoria, mas com o tempo, ela mudou de ocupação e passou a criar tecnologias avançadas de Internet – de ferramentas úteis a bots inteligentes.
Fog Creek é um centro de inovação há 18 anos. Então ele tinha um novo produto – Glitch, que fazia parte do hackathon Creek Week, onde os membros da equipe compartilhavam suas ideias. No início de 2018, a plataforma criativa Glitch saiu da versão beta e rapidamente se tornou popular na comunidade de programação. Alguns meses depois, os proprietários da startup admitiram que este era o futuro da Fog Creek. Eles renomearam seu projeto para Glitch Inc. e realizou um rebranding em grande escala.
2000 – 2018
O logótipo de estreia é composto por dois elementos que se complementam harmoniosamente na cor e num estilo contido. À esquerda, em duas linhas, estão as inscrições “Fog Greek” (acima) e “SOFTWARE” (abaixo). A primeira frase é grande, embora seja escrita em letras minúsculas, com exceção dos caracteres iniciais (F e G). A segunda palavra é impressa em caracteres pequenos, mas são todas maiúsculas.
Se você prestar atenção na proporção das cores, notará: à esquerda, primeiro está esmeralda e depois cinza. Já na foto da direita, ao contrário, o elemento superior é pintado em grafite claro e o inferior em água-marinha escura. Isso se deve ao fato de que o ícone representa uma onda do mar e, portanto, está na parte inferior. Uma espécie de habitat fechado é um quadrado, a parte cinza do qual é tirada em uma moldura escura e separada da água improvisada por uma capa de espuma branca.
2018 – presente
Em setembro de 2018, a empresa se despediu não apenas do nome antigo, mas também do logotipo, que consistia em uma inscrição em azul “Fog Creek” (à esquerda), uma palavra cinza “SOFTWARE” (abaixo) e um quadrado cinza claro com uma borda escura (direita). Em vez disso, o desenvolvedor do software tem um novo emblema: dois peixes coloridos nadando em uma direção.
O ícone incomum corresponde ao estilo da iconografia do Glitch. É tão simples, direto e divertido quanto o design amigável à comunidade. Afinal, segundo os donos da empresa, a Internet deve ser um lugar de criatividade, não de consumismo.
O logotipo tem outra versão: com pontos brancos que parecem escamas brilhantes e letras cinza escuro ‘Glitch’. Em ambas as variantes, os peixes são compostos por blocos coloridos: o fundo é rosa e o topo é azul ou roxo. Mas, no segundo caso, a paleta é um pouco diferente: tem mais tons escuros e isso, conseqüentemente, afeta o gradiente.
Fonte e cores do logotipo
O fato de os dois peixes nadarem na mesma direção fala da consistência de suas ações. É um símbolo de unanimidade, trabalho em equipe, realização de um objetivo comum – ou seja, os princípios básicos do Glitch. Como você sabe, os usuários da plataforma trabalham juntos e podem pegar os códigos-fonte dos aplicativos de outras pessoas para implementar seus próprios projetos.
O emblema parece amigável, o que mostra o outro lado do Glitch: a empresa deseja ter uma aparência acolhedora não apenas para profissionais de TI experientes, mas também para iniciantes que recentemente começaram a se familiarizar com JavaScript. Peixes coloridos engraçados dão uma dica de que não há nada difícil na programação, e criar aplicativos é uma jogabilidade criativa e em parte.
A marca nominativa Glitch é uma combinação de várias fontes. O “G” maiúsculo se parece com o “G” de Questa Sans Bold, embora a correspondência não seja cem por cento. O “c” minúsculo é muito semelhante ao “c” de Heltar DemiBold ou Woolworth Bold, que foram lançados pelo The Northern Block no início de 2010. Por sua vez, o “t” lembra o “t” das fontes Core Sans E 75 Extra Bold e Stevie Sans Bold. E o “l”, “i” e “h” têm muito em comum com as letras correspondentes de Stevie Sans Bold, Heltar DemiBold e Core Sans E 75 Extra Bold. Todas essas fontes são unidas por negrito e sem serifas.
Se a inscrição for apenas preta, os peixes são incrivelmente coloridos. O esquema de cores para o logotipo Glitch inclui uma gama de azuis, rosas, roxos e lilases. Eles são apresentados como um gradiente. Os únicos elementos monocromáticos são olhos brancos com pupilas pretas.
Como você faz uma falha no logotipo?
Isso é feito em um editor especial. Você precisa encontrar o mapa de deslocamento e aplicar o efeito à camada selecionada. Em seguida, clique e torne a camada de falha transparente. Finalmente, combine as camadas do mapa e da falha.
Como você falha AE?
Para obter Glitch no After Effects, você precisa estudar tutoriais especiais disponíveis na Internet em sites especializados.