Dificilmente existe um adulto hoje que não esteja familiarizado com os produtos da Nintendo. Lançado em 2001-2002, o console de videogame doméstico Nintendo GameCube tornou-se a sexta geração de consoles de videogame, substituindo o popular na época Nintendo 64. Seus desenvolvedores conseguiram criar um console que poderia competir no mercado mundial com tais “monstros ” no campo de consoles de jogos como Sony PlayStation 2 e Microsoft Xbox. O modelo foi o primeiro da linha Nintendo a ser equipado com uma nova forma de leitura de dados, graças à qual discos ópticos podiam ser usados nele. Ele usava apenas MiniDVDs de jogos. Distinguiu-se pela presença de um controlador, uma grande variedade de ferramentas de software e altas taxas de desempenho gráfico e de vídeo. No entanto, a funcionalidade limitada desempenhou um papel nos números de vendas inesperadamente baixos, o que levou ao encerramento da produção após apenas 6 anos.
Durante 7 anos – desde o início das vendas até a sua conclusão na rede de varejo, o emblema correspondente ao nome foi aplicado em todos os novos consoles de jogos e publicidade – um cubo volumétrico com uma borda aberta, ao lado do nome completo do console foi exibido. Isso garantiu o reconhecimento do produto, demonstrando sua novidade e interpretação gráfica do nome.
Significado e história
A história da criação do console começou em 1997, quando foi concluído o trabalho no Nintendo 64. A equipe de desenvolvimento mudou-se para a ArtX, uma empresa de equipamentos gráficos criada especialmente para a próxima etapa, sob a direção do Dr. Wei Yen. Em 1998, juntamente com a Nintendo, a equipe começou a desenvolver o processador de sexta geração. Na primavera do próximo ano, a empresa anunciou o desenvolvimento de um novo projeto chamado Dolphin.
Em abril de 2000, a ATI adquiriu a ArtX. No entanto, o processador já estava na fase de conclusão. Por esse motivo, não sofreu nenhuma alteração por parte do novo proprietário.
O nome oficial do console, GameCube, foi anunciado pela primeira vez em uma coletiva de imprensa japonesa em 2000. Nele, pela primeira vez, a fabricante abandonou a demo de Super Mario no lançamento do console.
A promoção de marketing do novo set-top box começou com o desenvolvimento e aplicação de um novo slogan – The Nintendo Difference, que soava no momento da apresentação da E3 2001. Um pouco mais tarde, o slogan publicitário sofrerá uma alteração. Já vai soar como Born to Play. Ao mesmo tempo, um cubo volumétrico giratório será usado como logotipo, transformando-se em texto – GameCube, com o som simultâneo do nome, sussurrando em uma lânguida voz feminina.
1999 – 2000
Como bônus, foi lançado um emulador Dolphin gratuito para GameCube, permitindo que ele seja usado em Windows, Linux, MacOS e Android, como uma homenagem ao projeto de mesmo nome. Foi o golfinho que foi o logotipo de pré-lançamento do GameCube de 1999 a 2000. Ele foi retratado pulando em uma cor “azul centáurea” – mais escura ao longo de todo o lado do corpo e azul claro ao longo das costas, como se o sol estivesse caindo sobre ele. Um pouco abaixo do corpo com uma sobreposição em uma parte da cauda, foi retratado o tradicional elemento vermelho do logotipo da empresa, seu nome. O logotipo manteve o estilo das versões de pré-lançamento do Nintendo 64 e Game Boy Color, que eram muito populares.
2001 – 2008
Em 2001, o logotipo de lançamento do console Nintendo GameCube ganhou sua forma final, que acompanhou todo tipo de publicidade e foi aplicado nas embalagens dos produtos ao longo desse período.
Fonte e cores do logotipo
A peculiaridade do logotipo oficial do console era a imagem originalmente projetada do cubo, que, com seus contornos volumétricos, formava as duas primeiras letras do nome do prefixo – G e C. Elas podem ser vistas ao olhar para o elemento do ângulo de visão apropriado. O cubo é feito em uma transição degradê de um azul-púrpura brilhante escuro para um branco-esfumaçado claro, que proporciona um efeito iridescente e um tom metálico.
Nas proximidades, estritamente ao longo da altura do cubo, o texto é colocado em fonte preta maiúscula em duas linhas. O top é “Nintendo”. Parte inferior – GameCube. O texto em negrito é usado para o texto inferior e o texto fino para o superior. Na continuação do elemento inferior da última letra, na mesma linha com ela, há um pequeno sinal TM. As palavras são exibidas no centro umas das outras.