O Galatasaray é um clube amarelo e vermelho de Istambul, criado com base no colégio de mesmo nome em 1905. Os maiores filósofos, diplomatas, primeiros-ministros e vizires foram educados nesta instituição de ensino. E dentro de suas paredes, o estudante Ali Sami Yen fundou um time de futebol que expandiu sua influência até se tornar o mais bem-sucedido da Turquia.
A palavra “Galatasaray” significa literalmente “Palácio Galata”. No início, esse era o nome de uma fortaleza medieval genovesa localizada no distrito comercial de Karaköy (antigo Galata).
Significado e História
O primeiro emblema do clube foi desenhado por Şevki Ege, conhecido como estudante número 333. Ele retratou uma águia voadora com asas abertas. O pássaro segurava uma bola de futebol no bico. Mas este sinal gráfico não encontrou apoio do público em geral. O segundo símbolo acabou por ser mais popular – um abstrato contendo as letras árabes “gayn” e “šin”. Tornou-se a base para o logotipo do monograma moderno.
1905 – 1923
O emblema original com as letras “gayn” e “šin” foi adotado na quarta reunião do Galatasaray. Seu autor é o talentoso estudante Ahmet Ayetullah, que publicou e ilustrou a revista escolar Kara Kedi. No arquivo de seus desenhos a lápis, havia uma abstração: uma figura composta pelas primeiras letras das palavras “Galata” e “Saray” (em árabe).
Tanto a administração do clube quanto seus membros gostaram do esboço. Após pequenas revisões, o esboço tornou-se o brasão oficial do Galatasaray. Parecia incomum: a parte redonda do “šin” amarelo estava na metade inferior do “gayn” vermelho.
1923 – 1961
Na década de 1920. uma reforma linguística foi realizada, devido à qual o alfabeto europeu substituiu o alfabeto árabe. Foi assim que o emblema Ghayn-Šin ganhou uma versão modernizada com as letras “G” e “S”. Ele ecoa a forma do original: “G” representa a parte inferior de “gayn” e “S” é a parte superior de “gayn” e a curva de “šin”. No local onde as letras se fundem, está escrito o ano de fundação do clube: 1905. O monograma é colocado em forma oval com uma larga moldura amarelo-preta.
1961 – 1987
As letras não tocam mais os lados arredondados, embora sua posição geralmente não tenha mudado: “S” cruza com “G” na parte superior e “G” se sobrepõe a “S” na parte inferior. O número “1905” foi reduzido, o contorno da oval é fino e preto.
1987 – 1993
As letras novamente se encaixam perfeitamente, e mesmo os contornos escuros não as separam. A inscrição é deslocada um pouco mais para cima: ela, como antes, é oposta ao traço horizontal “G”. A linha preta ao redor do oval ficou ainda mais fina.
1993 – 2000
Os designers alteraram a composição do emblema, trazendo o “G” para a frente e deixando uma pequena lacuna entre as partes inferiores das letras.
2000 – 2001
O oval desapareceu e o “S” amarelo ficou laranja. Duas estrelas de cinco pontas apareceram acima do monograma, porque o Galatasaray já havia vencido 10 campeonatos de futebol naquela época.
2002 – 2018
Os criadores do logotipo trouxeram de volta o oval branco, alterando a cor do contorno para azul. Além disso, eles adicionaram outra estrela no topo para comemorar as novas conquistas esportivas do clube.
2019 – presente
Em 2019, uma quarta estrela apareceu sobre o oval com monograma, marcando a vigésima vitória da seleção turca de futebol no campeonato.
Fonte e cores do logotipo
O segundo logo do Galatasaray, ao contrário do primeiro, acabou sendo um sucesso incrível. E isto apesar de ser muito simples na estrutura: na maioria das versões, são apresentadas as iniciais e o ano de fundação do clube. No início, as letras árabes “gayn” e “šin” eram usadas. Após a reforma da linguagem, os designers mudaram para “G” e “S”, tentando manter a forma geral do monograma. Esta semelhança visual sublinha a posição geográfica de Istambul, onde duas culturas se chocam: a árabe (a leste do estreito de Bósforo) e a europeia (a oeste).
A versão europeia do monograma contém letras sem serifa. Eles não são específicos para uma fonte em particular: os designers simplesmente adaptaram o “G” e o “S” para o logotipo do Galatasaray.
O esquema de cores é mais atencioso. Inclui preto (# 000000), branco (#FFFFFF), amarelo (# FDB912) e vermelho (# A90432). A combinação de vermelho e amarelo tornou-se a paleta oficial do clube em 1908. É uma lembrança das rosas que o poeta Gül Baba apresentou ao sultão otomano Bayezid II.
O próprio Ali Sami Yen foi responsável pela seleção dos tons. Ele visitou várias lojas de tecidos antes de encontrar o material certo para um uniforme de futebol: um tecido era amarelo profundo com um toque de laranja, e o outro era vermelho escuro, quase vermelho cereja.