O Raffles London at The OWO, um hotel de elite com base em um monumento arquitetônico de Classe II em Londres, que anteriormente pertencia aos militares, está em fase de conclusão. O objeto está localizado no centro da capital britânica, na mundialmente famosa rua de valor histórico – Whitehall. Esta localização do novo hotel e o objetivo a que se destina representam uma tarefa muito difícil para os designers da identidade corporativa – a empresa de consultoria Greenspace. Ele tinha que fornecer unidade e harmonia com o ambiente historicamente importante. A majestade do próprio conjunto arquitetônico, sua antiguidade, bem como a história em que serviu como parte do palácio, como uma instituição militar e como um escritório, exigiram um olhar diferente sobre as maneiras de refletir uma nova essência para ele – luxo, conforto absoluto e hospitalidade.
Compreender a necessidade de observar a autenticidade máxima do patrimônio histórico no design e na nomenclatura tornou-se a principal tarefa de toda a equipe do Greenspace que participou deste projeto. Foi necessária uma profunda imersão na história, o estudo de um grande número de materiais de arquivo. Era nas cartas antigas enviadas pelo antigo departamento militar que a abreviatura OWO era onipresente. Foi decidido tomá-lo como base.
O nome revelou-se muito eficaz não só no som, mas também no design gráfico. Fui atraído pela simetria absoluta em uma única combinação de letras. Decidiu-se escrever na fonte que era usada no início do século XX. Depois de estudar um grande número de diferentes tipos de fontes grotescas que eram feitas naquela época em fundições britânicas, incluindo Stevenson Blake de Sheffield, ficou claro que no design original essa fonte não seria capaz de combinar com o estilo do edifício, o espírito da modernidade e os requisitos dos recursos digitais modernos. Foi necessário criar uma nova fonte original, que em suas características visuais fosse próxima da antiga. A Colophon Foundry esteve envolvida no seu desenvolvimento, criando uma nova família de fontes – Grotesque 1906, que foi capaz de refletir as ideias de um moderno hotel de elite, que é o herdeiro e parte de uma grande história mundial.
Para aplicar a logomarca com o texto THE OWO, optou-se por usar uma paleta de cores diferente, dependendo da localização – ouro, branco puro sobre fundo preto e vice-versa, o que lhe conferiu aristocracia e rigor, até alguma rigidez característica de todo inglês.