Firefox é uma coleção de aplicativos e serviços da Mozilla Corporation. O produto mais famoso da família é o navegador com o mesmo nome. Surgiu no segundo semestre de 2002 e imediatamente atraiu a atenção dos usuários, declarando sua própria segurança e privacidade. A questão da confidencialidade ainda está em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, é possível modificar o programa para atender às suas necessidades. Os desenvolvedores criaram muitas extensões para que quem desejar possa alterar o conjunto de funções, remover as desnecessárias e adicionar o que precisa.
Significado e história
A história da marca Firefox começou muito antes do que comumente se acredita. O “ponto de partida” mais antigo pode ser chamado de 1994. Então, um novo grande player apareceu na indústria de TI – a Netscape. Ele introduziu um dos primeiros navegadores, mas não conseguiu competir com a Microsoft, que adicionou o Internet Explorer a todos os pacotes do Windows. Para mostrar sua vantagem, a Netscape abriu o navegador, mas nem isso ajudou.
No final dos anos 1990. a empresa, junto com seu principal produto, foi comprada pelo conglomerado de mídia americano AOL. Posteriormente, os membros da Netscape formaram a comunidade Mozilla para desenvolver software livre. A mudança teve que ser comemorada de alguma forma, então Dave Hyatt e Blake Ross decidiram lançar o navegador Phoenix. Erraram na escolha do nome: descobriu-se que essa marca já existia. A segunda opção – Firebird – também estava ocupada.
Como resultado, os criadores tiveram que nomear seu projeto Firefox com o nome do pequeno panda vermelho. Aliás, é ela quem está retratada no logotipo do navegador, e não uma raposa, como todo mundo pensa. O símbolo visual original da marca apareceu em 2004. Com o tempo, quase não mudou: os designers simplificaram apenas um pouco o design e aumentaram o brilho da imagem. Com isso, a imagem perdeu muitos detalhes e ficou mais colorida, que é a principal tendência na identidade de muitas empresas.
O ícone redondo icônico ajuda o navegador a competir contra gigantes da web como Google Chrome e Safari. Os acontecimentos dos últimos anos mostraram que, devido a um redesenho global, pode perder uma parte expressiva do seu público-alvo. Pelo que sabemos, em 2019 a Mozilla introduziu o logotipo do Firefox sem um animal e um globo – apenas com um meio anel vermelho-laranja. Ele foi projetado para uma marca-mãe que reúne muitos serviços diferentes, desde o guardião de senhas Lockwise até o aplicativo Enviar dados. Ao mesmo tempo, todos os produtos têm seus próprios logotipos, incluindo o navegador.
Mas o público não entendeu as mudanças: os usuários das redes sociais fizeram barulho, decidindo que o Firefox não terá mais “raposas”. Eles ficaram muito indignados e criaram milhares de desmotivadores, então os representantes da empresa Mozilla tiveram que dar desculpas. Assim, muitos fãs do Firefox nem sabem como é o ícone do programa agora.
2002 – 2004
Em 2002, o navegador Phoenix foi desenvolvido. Seu símbolo visual fez jus ao seu nome: os designers representaram um pássaro vermelho, cujas penas pareciam línguas de fogo. Sua cauda e asas pareciam estar em chamas, de acordo com a lenda da fênix renascendo das cinzas.
Mas problemas com direitos de marca registrada forçaram os proprietários a renomear seu projeto. Por vários meses ele foi chamado de Firebird, e o ícone não mudou. Posteriormente, descobriu-se que esse nome já pertencia a um dos serviços de Internet.
2004 – 2005
Em 2004, o Firebird se tornou Firefox, embora esse nome também tenha sido adotado. Ao mesmo tempo, o navegador precisava de um logotipo conceitualmente novo, porque o antigo não combinava mais com o tema. A equipe de branding da Mozilla foi criada especificamente para esse propósito. O iniciador foi Steven Garrity, que propôs renomear o projeto. Ele representou os interesses da empresa de desenvolvimento de software Silverorange.
Pouco antes do Natal, Steven trouxe Jon Hicks para a equipe para visualizar todas as ideias. Os primeiros conceitos foram propostos logo no feriado, pois o prazo venceu no dia 2 de janeiro. A melhor opção surgiu com Daniel Burka. Stephen Desroches fez um esboço em preto e branco que se tornou a base para um logotipo completo.
Jon Hicks projetou a imagem final usando as ferramentas do Fireworks MX. Primeiro, ele desenhou o ícone em 128×128 pixels, depois começou a reduzi-lo, ao longo do caminho simplificando a forma e removendo detalhes desnecessários, até obter um formato 16×16 para exibir o navegador na barra de tarefas. Este símbolo foi usado para os programas Firefox 0.8 e 0.9.
2005 – 2009
Um novo logotipo foi criado para o Firefox 1.0. Na versão modificada, a cauda do animal ficou mais amarela e mais pontos claros apareceram no corpo. As pontas pontiagudas das orelhas e nariz suavizaram ligeiramente. O globo foi repintado em uma cor azul-azulada e adquiriu um halo brilhante quase imperceptível.
2009 – 2013
Quando o Firefox Mozilla versão 3.5 foi lançado, os usuários viram um ícone modificado. A chamada raposa tornou-se mais escura e volumosa devido ao contraste de cores. O desenho no globo mudou. Um grande ponto de luz apareceu na parte superior do logotipo e uma sombra elíptica cinza apareceu na parte inferior.
2013 – 2017
Em 2013, a imagem foi suavizada: os desenvolvedores removeram muitos detalhes e usaram um gradiente para uma transição suave de diferentes tons. Apenas a cauda permaneceu com várias camadas.
2017 – 2019
Em 2017, o design foi simplificado ao máximo. Os detalhes diminuíram a ponto de o contorno do animal ficar borrado. Apenas a silhueta alongada em forma de semicírculo, enrolada em uma bola tridimensional azul, sobreviveu. A sombra cinza na parte inferior desapareceu e as cores adquiriram tons mais brilhantes.
2019 – presente
18 meses antes da mudança do logotipo, os representantes da empresa realizaram um estudo para descobrir como deveria ser. No processo estavam Michael Chu da agência Ramotion de São Francisco (ele era responsável pela identidade da marca-mãe de toda a linha de produtos do Firefox), Jon Hicks (criador do primeiro logotipo) e Michael Johnson da Johnson Banks (consultor e inspiração criativa para os designers )
Juntos, a equipe desenvolveu o logotipo, que foi apresentado em 2019. O conceito permaneceu quase o mesmo, mas a imagem ficou mais simples: muitos detalhes desapareceram dela. O círculo central encolheu e adquiriu um gradiente azul-violeta, e a cabeça do animal foi virada para a direita e posicionada de perfil.
Fonte e cores do logotipo
Poucas pessoas sabem que a raposa não está representada no ícone do Firefox. Este é um panda em miniatura, chamado firefox em inglês. Parece um guaxinim de cauda longa vermelho, que se reflete no emblema do navegador. Não é à toa que o animal se curva ao redor do globo: tal flexibilidade atesta a adaptabilidade do software e sua globalidade.
Não há inscrições no logotipo, mas há uma imagem muito colorida de um panda vermelho e um globo. O uso de cores como laranja, amarelo, rosa escuro, roxo e azul cria uma dinâmica interessante, especialmente na forma de um gradiente.