Final Fantasy é um jogo de fantasia de computador multiplataforma da desenvolvedora e editora japonesa Square Enix. A série pertence ao gênero RPG e inclui toda uma linha de sequências que cobre o período de 1987 a 2020. Seu criador é o renomado designer de jogos Hironobu Sakaguchi. Além disso, o mesmo nome é uma marca comercial baseada em um videogame especializado em revistas, anime, filmes e produtos relacionados.
Significado e história
O que é Final Fantasy?
Final Fantasy é uma franquia de mídia de propriedade da Square Enix Holdings Co., Ltd. É baseado na série JRPG de videogames de ficção científica, o primeiro dos quais apareceu em 1987. Revistas, animes, filmes e outros conteúdos foram criados a partir deles.
Tudo começou em um pequeno e desconhecido estúdio, onde trabalharam vários funcionários. A agência estava com sérios problemas financeiros e estava em uma situação muito difícil, que sublinha o nome do jogo de computador, que posteriormente apresentou aos jogadores. Esta foi sua última chance de evitar a falência. O produto lançado foi um sucesso incrível. Como resultado, Hironobu Sakaguchi recebeu amplo reconhecimento em vez de sair (o desenvolvedor planejava deixar a indústria de jogos de computador).
Além disso, se no início os jogos Final Fantasy eram relacionados apenas ao RPG, mais tarde eles cresceram em outros formatos. Eles se tornaram táticos, de aventura (ação), multiplayer online e até corridas. Toda a cronologia se reflete nos logotipos que acompanhavam cada edição individual.
Ao todo, são quinze sequências e uma observação (continuação). É verdade que, à medida que o Square se desenvolveu, começaram a aparecer spin-offs, além de aparelhos de baixo orçamento, feitos em um estilo semelhante. No entanto, eles não têm nada a ver com a série oficial. Para distingui-los, basta olhar para o emblema – simples, conciso e ao mesmo tempo único. A originalidade está associada à identidade corporativa que está presente em todos os logotipos.
Apesar do grande número de videogames subsequentes, eles são episódios separados, unidos apenas por princípios conceituais gerais. Mas não os personagens, o cenário ou a história. Cada parte da coleção é um universo independente, projetado por designers em um estilo inimitável. Embora Sakaguchi não esperasse que fosse necessária uma sequência ao criar o primeiro rascunho.
Portanto, após o sucesso repentino, o autor escolheu um enredo radicalmente diferente para a sequência, que nada tinha a ver com eventos passados. Os elementos da jogabilidade permaneceram inalterados, e mesmo aqueles designers se modernizaram um pouco – em particular, o sistema de desenvolvimento dos personagens. Além disso, existem tantos logotipos quantas forem as variações do jogo. Normalmente, a imagem de um dos personagens ou de vários de uma vez é usada como tela inicial (rótulos, ícones, emblemas, etc.).
A técnica de desenho é a mesma em todos os lugares: traços extensos que vão do elemento geral aos pequenos detalhes. Via de regra, são finos, cacheados, sinuosos. Isso é necessário para demonstrar a dinâmica: um manto esvoaçante, bater de asas, cair de uma altura e muito mais. A empresa presta atenção especial ao lado emocional, para o qual reflete o pico de tensão nos emblemas dos jogos: suspeita, desespero, destemor, devoção, grandeza, pressão, etc.
Gradualmente, tanto os videogames quanto os sinais de sua identidade visual se afastaram de uma direção puramente japonesa: muitos são adaptados para os mercados da Austrália, Europa e América do Norte. Também existem versões para PCs, consoles, telefones celulares. Os designers de jogos, entre os quais havia vários, também contribuíram com sua visão individual. Sakaguchi dirigiu e dirigiu sozinho os primeiros jogos, mas depois retomou a produção e foi substituído por outros.
O principal artista por trás dos primeiros seis jogos de computador foi Yoshitaka Amano. Foi ele quem inventou o design, criou as imagens de heróis e monstros. Ele também se tornou o autor de logotipos – para as partes principais, versões adicionais, em geral, para todas as sequências e spin-offs. Um pouco mais tarde, Tetsuya Nomura assumiu seu lugar, já que os desenhos desse artista eram mais adequados para gráficos 3D.
Fonte e cores do logotipo
Um elemento fundamental de todos os logotipos é o nome completo do videogame. É o único símbolo oficial. As palavras estão dispostas em uma linha e têm uma forma alongada. Além disso, mesmo as serifas de ângulo agudo são alongadas. A divisão entre caracteres é média, com espaçamento ideal entre letras. Alguns sinais são projetados individualmente. Por exemplo, “S” tem extremidades pontiagudas cortadas obliquamente e um canto em vez de arredondamento. “A” tem uma configuração muito estreita, então parece que o lúmen interno é uma agulha fina.
O emblema usa uma fonte personalizada criada especificamente para este jogo. A fonte pessoal é chamada de Final Fantasy e foi projetada por Juan Pablo Reyes Altamirano. O esquema de cores consiste em uma combinação clássica de preto e branco.
Quem está no logotipo do Final Fantasy 1?
O logotipo de Final Fantasy 1 retrata Warrior of Light, o personagem que eventualmente se tornou o epítome do jogo. O justo e valente cavaleiro é um dos heróis da primeira parte. Ele representa a FF1 em uma franquia de mídia, aparecendo em várias mídias.
Quem fez o logotipo do Final Fantasy?
Quase todos os logotipos de Final Fantasy são ilustrados por Yoshitaka Amano, um artista japonês que também desenhou os personagens. Este foi seu primeiro projeto na indústria de jogos de computador, já que desenhava apenas para livros de ficção científica.
O que significa o logotipo FF?
O logotipo de cada título de Final Fantasy contém simbologia visual. Basicamente, são imagens de personagens da franquia da mídia: heróis, vilões, criaturas míticas. O emblema FF7 apresenta o feitiço do fim do mundo - Meteor. No FF9, o elemento principal é o cristal.
Como faço um logotipo do Final Fantasy?
Para fazer um logotipo no estilo Final Fantasy, você precisa de um editor gráfico e de um tutorial criado por usuários experientes. Podem ser tutoriais de blog escritos ou tutoriais do YouTube.