Em 2001, uma marca de festival de cinema chamada Tribeca foi fundada. Figuras famosas do cinema como Robert De Niro, Jane Rosenthal, Craig Hatkoff estiveram diretamente na origem do festival.
O evento se tornou amplamente conhecido em todo o mundo, com mais de 600 exibições anuais e cerca de 150 mil pessoas presentes. A pandemia do coronavírus fez seus próprios ajustes na organização do festival em 2020. Este ano seria possível comemorar em grande escala o aniversário da fundação – afinal, o festival já faz 20 anos. Mesmo assim, foi possível comemorar ao ar livre, pela primeira vez em 20 anos, e até nos cinco bairros de Nova York.
No âmbito do alargamento das actividades do festival, optou-se pela alteração do nome, abandonando a vertente “Cinema”. Agora incluídos no programa estão videogames, podcasts, produtos de TV.
A identidade da marca foi tratada pela equipe Pentagram juntamente com Emily Oberman e sua equipe criativa.
A ideia-chave transmitida ao espectador são as vibrações da cidade, sinais para uma comunicação aberta e uma vontade de abrir a alma à arte. Quando todos estão cansados do modo de vida eremítico, que já era tendência em 2020, torna-se possível desfrutar de novas experiências e eventos graças ao festival. O festival é mais do que um filme. Isso é arte, conversas, jogos, performances envolventes, exposições brilhantes. Tudo isso focado em um novo nome – Tribeca. Para o conforto do lar e para manter a imagem do festival, vários minieventos lúdicos tornaram-se uma verdadeira iguaria para um viciado em televisão, que está habituado a ficar mais em casa durante este período à procura de impressões do outro lado do ecrã.
Quando se trata de mudanças de logo, tudo é muito simples. Desenho geométrico gráfico com duas palavras em vez de três (foi retirada a parte do filme), cor preta, linha que atravessa as palavras e funciona como a letra “i”. Não quer dizer que atraia atenção à primeira vista, mas definitivamente há algo de atraente nisso. Eles fizeram da marca uma marca registrada, então seu ícone na parte inferior da palavra FESTIVAL fica oculto sob o L como um ponto imperceptível.
Mas as manchetes, o suculento e colorido “Festival Tribeca” parecem saltos e inscrições duplas em campanhas publicitárias. Com isso, os autores do projeto quiseram mostrar a originalidade e originalidade de tudo o que aguarda o espectador. Uma fonte ligeiramente lúdica e distinta, letras saltitantes acompanham todos os painéis publicitários relativos aos eventos e aos produtos originais do festival.