O Fenerbahçe é uma espécie de memorial ao farol que se ergue no distrito de Kadiköy, em Istambul. Até o seu nome fala sobre isso: a palavra “fener” é traduzida como “farol”, e “bahçe” significa “jardim”. A teoria se apóia no fato de que a primeira forma do clube era amarela e branca, pois narcisos da mesma cor cresceram ao redor do farol.
Fundado em 1907, o Fenerbahçe Spor Kulübü atuou inicialmente como uma organização underground porque o sultão Abdul Hamid II proibiu os turcos de jogar futebol. Saiu das sombras apenas em 1908, quando surgiu o decreto sobre o registo obrigatório das equipas desportivas.
Significado e História
O farol influenciou não só o nome e a forma dos jogadores – refletiu-se inclusive no primeiro emblema do Fenerbahçe, que era amarelo e branco. Mas então Ziya Songülen escolheu as novas cores oficiais do clube: azul e amarelo. Para corresponder ao sinal gráfico, o design original foi alterado em 1910.
1910 – 1912
O logótipo foi desenhado por Hikmet Topuzer – extremo direito do Fenerbahçe. Ele desenhou um círculo vermelho contendo um escudo azul e amarelo com três folhas verdes de carvalho e duas bolotas.
1912 – 1914
Os designers esticaram o escudo e tornaram o canto inferior afiado, para que ele não se encaixasse mais no círculo. O ramo de carvalho ficou verde acastanhado. Apareceu uma moldura em forma de anel branco com contornos pretos e o nome do clube, escrito em letras árabes.
1914 – 1928
O novo emblema usa tons escuros das mesmas cores de antes. Só o preto e o marrom se foram: a inscrição, os contornos e o galho de carvalho agora são dourados.
1928 – 1959
Outra reformulação ocorreu em 1928, imediatamente após a reforma da língua turca. As letras árabes foram substituídas por europeias, de modo que a inscrição no anel passou a ser “FENERBAHÇE SPOR KULÜBÜ 1907”. Ao fazer isso, ficou preto novamente, como o único contorno remanescente.
O galho do carvalho é totalmente verde – não tem nem contorno escuro. O escudo foi reduzido para caber inteiramente dentro do círculo vermelho. As cores primárias são mais claras e brilhantes do que a versão anterior.
1959 – 1963
Os designers atualizaram a peça central com um círculo, escudo e galho de carvalho, substituindo-o pelo emblema Hikmet Topuzer. Além disso, eles expandiram o contorno externo e separaram o ano de criação do clube com dois pontos em negrito.
1963 – 1964
A fonte da inscrição mudou: agora as letras são azuis, finas, pequenas e praticamente sem espaçamento. Os pontos próximos ao número “1907” se transformaram em duas estrelas de cinco pontas. Não sem metamorfose na parte gráfica: as bolotas do galho tornaram-se duas folhas adicionais. Cores muito intensas foram usadas para o escudo e o círculo.
1964 – 1968
O Fenerbahçe trouxe de volta o logotipo 1959-1963, mas manteve um carvalho de cinco folhas e duas estrelas que separam o nome do clube do ano de fundação. A paleta é silenciada novamente.
1968 – 1979
As letras e contornos em torno das bordas do anel ficaram azuis. As folhas extras se transformaram em bolotas novamente. As três folhas restantes têm nervuras detalhadas. As cores são claras pela primeira vez em muitos anos.
1979 – 1983
Os contornos e letras são finos. O ramo de carvalho é ampliado: é tão grande que ocupa quase todo o espaço dentro do escudo. O esquema de cores inclui tons escuros e muito claros.
1983 – 1986
Os designers expandiram o anel branco reduzindo o círculo vermelho com o escudo. O ramo do carvalho também ficou menor e a forma da folha superior mudou visivelmente. As letras e o contorno externo do logotipo são azuis. As cores não estão tão apagadas como na versão anterior.
1986 – 1989
O escudo adquiriu uma forma triangular, devido à qual as proporções do círculo vermelho são violadas. O anel branco é delineado em preto em ambos os lados. As letras e números também são pretos, e aumentaram de tamanho e foram movidos para perto do centro.
1989 – 1990
O círculo vermelho é expandido novamente. Os lados inferiores do escudo são arredondados. O ramo de carvalho é grande e detalhado. O brilho da paleta de cores é reduzido.
1990 – 1992
Todos os contornos, exceto o externo, desapareceram novamente. Os itens no anel branco ficam azuis. O ramo de carvalho é o mesmo esquemático do emblema de 1979-1983.
1992 – presente
O emblema atual parece mais brilhante e proporcional. O círculo vermelho é reduzido, letras e números são distribuídos uniformemente no anel. As folhas de carvalho já não ocupam todo o espaço. A harmonia é perturbada apenas pelo canto inferior cortado do escudo, que não se encaixa no círculo. Nas camisetas, o logotipo na parte superior é complementado por três estrelas, que indicam o número de campeonatos conquistados.
Fonte e cores do logotipo
A placa gráfica moderna é baseada no desenho do jogador de futebol Hikmet Topuzer. Os designers o completaram com um anel branco que representa o nome e o ano de fundação do Fenerbahçe. Folhas de carvalho simbolizam a força do clube.
A fonte usada é considerada grotesca porque as letras não têm serifas. Verde significa sucesso, azul significa generosidade, amarelo significa inveja dos adversários, vermelho significa bandeira e amor da Turquia e branco significa sinceridade e pureza.