FCRF – Federación Costarricense de Fútbol, fundada em 1921 como órgão dirigente do futebol costarriquenho, mudou de aspecto, apresentando uma nova identidade visual. Ela garantiu a entrada da seleção masculina do país na FIFA e a participação em campeonatos mundiais, ajudando a formar o time de maior sucesso da América Central. FCRF supervisiona na Costa Rica todas as seis ligas organizadas com sua ajuda, que incluem – UNAFUT, LIASCE, LINAFA, LIFUTSAL, LIFUPLA, UNIFFUT. A agência de design Pupila de San José, Costa Rica, contribuiu para o desenvolvimento do novo estilo da associação.
O novo emblema foi baseado na heráldica estadual. A bandeira e o brasão, formas e cores são tidos como base. No processamento moderno, levando em consideração as conquistas das tecnologias digitais, o escudo heráldico adquiriu um aspecto mais moderno e, graças ao simbolismo gráfico – um significado especial. A primeira impressão da nova composição é um verdadeiro emblema do futebol. Apesar da ausência da imagem da bola nela, sua presença é muito sentida. O brasão repete as características do elemento heráldico nacional até às reentrâncias laterais, bem como o remate decorativo superior, apenas um pouco simplificado e “modernizado”. Os três primeiros pontos ou picos de montanhas estilizados apenas aumentam o apelo.
A paleta de cores também carrega muito conteúdo informativo e é muito legível em sua simetria cuidadosa – azul-branco-vermelho-branco-azul, brincando com as cores da bandeira. O monograma – CR, executado ao centro, em grandes letras vermelhas, torna-os um elemento de acento e reforça a confirmação da pertença do portador do emblema ao seu país. O design gráfico de todos os elementos com ranhuras internas adicionais fornece uma percepção tridimensional de todo o emblema. A fonte GT America usada para a abreviação do nome da federação cria um contraste particularmente notável com o logotipo quando usado em conjunto.
Esta abordagem ajudou a resolver outro problema importante – a separação da identidade visual da Federação Nacional e da seleção nacional de futebol, à qual ninguém prestou atenção nos últimos 30 anos. A mudança de nome influenciou principalmente a tipografia do logotipo. A nova visualidade consistente também proporcionou novas opções de uso, tanto como signo independente quanto em versões complexas. A publicidade da marca parece especialmente impressionante e ao mesmo tempo sólida quando o logotipo é apresentado em várias versões em uma superfície. Com isso, o próprio logotipo adquire as propriedades de uma placa que pode ser usada não só por atletas e torcedores, mas também por quem é um verdadeiro patriota de seu país.