FaceTime é um programa de videotelefonia desenvolvido pela Apple Inc. para várias plataformas. Em 2010, foi lançado para produtos iOS e Mac OS.
Inicialmente, o produto pertencia à multinacional privada FaceTime Communications. Isso explica seu nome incomum. Em seguida, o aplicativo foi comprado pela Apple Corporation, que, após um pequeno refinamento, apresentou o novo produto em sua Mac App Store.
O aplicativo é compatível com qualquer dispositivo iOS com câmera frontal, bem como hardware Mac com câmera FaceTime. Além disso, o utilitário pode ser usado no modo de transferência de conteúdo de áudio. Num formato moderno, é fornecido gratuitamente – como software pré-instalado (a partir da versão Mac OS X Lion).
Significado e história
A Apple adquiriu o FaceTime da FaceTime Communications, que se tornou Actiance em 2011. Steve Jobs anunciou o programa na Apple Worldwide Developers Conference no verão de 2010, em conjunto com o lançamento do iPhone 4. O suporte para o iPod Touch (o primeiro protótipo de câmera) foi lançado em setembro daquele ano. Um mês depois, uma versão para Mac OS X apareceu.
Em março de 2011, foi anunciado o lançamento de uma versão adaptada para iPad 2. Um pouco mais tarde (em maio) descobriu-se que o aplicativo funcionava em redes 3G em qualquer modelo de iPhone, iPad e iPod Touch que o suportasse. Agora, este software também aceita chamadas em 4G LTE. Em formato moderno, o utilitário é mais avançado – permite fazer videochamadas em modo conferência para 32 usuários simultaneamente (desde 2018). Paralelamente ao aprimoramento técnico do software, sua designação gráfica também mudou. Existem quatro deles no total.
O software para comunicação de vídeo FaceTime pode substituir Skype, Viber e serviços semelhantes quando se trata de dispositivos móveis da Apple. Portanto, seu logotipo é bem conhecido por milhões de usuários que apreciaram os benefícios da tecnologia para se comunicar com amigos e familiares. O ícone do aplicativo moderno reflete sua essência, pois representa uma câmera de vídeo. Além disso, o estilo corresponde à identidade de outros produtos: é igualmente lacônico e tem uma geometria simples. Os emblemas do FaceTime mudaram com frequência, mas apenas uma vez (em 2011) a atualização foi global.
2010 – 2011
Este logotipo foi usado em várias versões do iOS (de 4.0 a 4.2). Os produtos que funcionavam no iPad e no iPhone não tinham um ícone semelhante. Mais tarde, tornou-se um complemento da 4ª geração do iPod Touch. O ícone representa uma câmera de filme clássica branca, composta por um retângulo e um trapézio virado de lado. Ambos os elementos estão alojados em um grande quadrado verde com cantos arredondados. Um grande alargamento horizontal foi sobreposto ao logotipo, portanto, de acordo com as proporções das cores, a imagem é dividida em duas partes – uma mais clara e outra mais escura.
2011 – 2013
A nova versão do logotipo acompanha o aplicativo rodando nas versões 4.3-6 do iOS. Além disso, o programa foi inicialmente adaptado para dispositivos no iPad (começando com a segunda série).
Mas desta vez os desenvolvedores abordaram o logotipo de uma forma mais original. Eles removeram o brilho e a cor verde adicionando uma textura metálica em relevo e lentes realistas. O ícone começou a ficar diferente, porque os desenvolvedores combinaram a imagem antiga da câmera de TV e a lente embutida do smartphone, que tem um brilho azulado característico. Ao mesmo tempo, o quadrado ficou prateado e ganhou um padrão em relevo, motivo pelo qual o logotipo ganhou um design metalizado. Além disso, ele tinha uma estrutura fina que brilhava sob a luz.
2013 – 2018
Esta versão do logotipo foi lançada no outono de 2013, simultaneamente ao lançamento do iOS 7. Um pouco depois, apareceu outra – para o iPhone 4.
Em 2013, os criadores do logotipo voltaram ao antigo conceito, novamente retratando uma câmera de TV branca sobre um fundo verde. Desta vez, eles tentaram detalhar a imagem dobrando a filmadora em um grande retângulo com lados arredondados (corpo), uma pequena tira curta (regulador), um trapézio virado na lateral (lente) e um retângulo longo e estreito (borda da lente ) O gradiente praticamente desapareceu: a cor verde ficou mais uniforme e adquiriu um tom pastel.
2018 – presente
Quando o iOS 12 beta 1 foi lançado, o estilo do ícone do FaceTime estava mais próximo da versão original, embora geralmente mantivesse a paleta de 2013. Assim, alguns detalhes foram removidos da câmera: apenas o grande quadrilátero e o trapézio permaneceram em seus lugares.
Os criadores removeram o retângulo vertical em miniatura e arredondaram os cantos das lentes. Eles também ajustaram o retângulo levemente para tornar as bordas mais aerodinâmicas e substituíram a paleta de neon por uma calma. Ao mesmo tempo, o verde assumiu um tom mais escuro e o gradiente foi ligeiramente realçado – não tão perceptível como no logotipo de 2010, mas o suficiente para falar sobre mudanças.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo moderno é muito parecido com a versão de estreia (2010-2011). A diferença está apenas na lente: na versão inicial ela tem cantos agudos, na versão posterior tem cantos arredondados. Além disso, a câmera foi simplificada o máximo possível. Os ícones dos aplicativos FaceTime evoluíram junto com a iconografia do sistema iOS. Tentando manter a aparência geral de todos os elementos, os desenvolvedores permanecem fiéis às suas intenções originais e não alteram a forma ou o conteúdo do logotipo. A equipe de Design Industrial da Apple é responsável pelas atualizações. Eles seguem o mesmo estilo e de vez em quando modernizam a imagem da câmera de vídeo branca. Simboliza o objetivo principal do serviço – comunicação por comunicação de vídeo.
O programa é indicado apenas por um ícone – o emblema não tem parte de texto. A paleta proprietária do aplicativo consiste em três tons de verde: Verde Pastel Escuro (código # 0EBE2C), Verde Limão (# 34DA4F) e Verde Screamin ‘(# 5CF777).
Apesar da falta de inscrições, o logotipo está fortemente associado ao FaceTime: um ícone mostra a qual aplicativo ele pertence. Um dos aspectos mais memoráveis é o seu esquema de cores: um quadrado verde com gradiente serve de pano de fundo para as formas geométricas brancas. Os designers mudaram a tradição apenas uma vez, quando fizeram o emblema prata e adicionaram uma lente de câmera azul iridescente do smartphone em seu interior. Todas as outras versões correspondem ao original pela paleta.