O Facebook é uma comunidade online global e empresa com o mesmo nome. O momento de sua aparição é em fevereiro de 2004. Os fundadores são Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskowitz e Chris Hughes. Localização – Menlo Park, Califórnia (EUA).
Significado e História
O que é o Facebook?
Agora, apenas a rede social é chamada assim, porque a empresa que a possui, o Facebook, foi renomeada para Meta Platforms, Inc. em 2021. A maior plataforma de comunicação online do mundo existe desde 2004, mas foi originalmente concebida como um guia do aluno com fotos de alunos da Universidade de Harvard e de outras instituições de ensino nos Estados Unidos. As inscrições no site tornaram-se públicas em 2006.
O logotipo do Facebook sempre foi e continua sendo seu símbolo distinto. Este é o nome da rede social, escrita em letras brancas sobre fundo retangular azul ou em preto no branco. Além disso, existe uma designação gráfica na forma de um único “f”. Durante todo o período de existência, o emblema sofreu pequenas alterações, permanecendo reconhecível e se destacando claramente do resto.
2003
No ano anterior ao surgimento final de uma plataforma única, sem análogos em escala, foi denominada “FACEMASH”. Esse recurso foi o ímpeto para a criação do primeiro logotipo. A palavra está escrita em fonte branca, em maiúsculas. Colocado em um retângulo vermelho alongado.
2004
Então mudanças drásticas ocorreram e uma plataforma chamada “thefacebook” apareceu em uma única ortografia. Tornou-se a base do logotipo. A frase é feita em letras minúsculas azuis. Colchetes recolhidos. Localizado em um fundo retangular azul escuro.
2005
O ano de 2005 é crucial para a rede social, que afetou sua visualização. Após a compra do domínio apropriado, os proprietários refizeram o emblema: facilitado e aperfeiçoado. Como resultado, o artigo “the” foi removido, para que o nome pudesse ser lido facilmente, a fonte foi ampliada e branca, de modo que a palavra imediatamente chamou minha atenção. Ou seja, “facebook” em escala, preenchendo quase todo o espaço no campo azul. Desde então, a marca tem uma forma retangular clássica.
2007
Durante esse período, a Microsoft adquiriu ações da rede, refletidas em seu formato comercial. Voltando ao status de uma empresa comercial, ela recebeu um sinal breve, mas cativante. Para o papel do logotipo nos documentos oficiais, foi proposto um elemento gráfico simples – a primeira letra do nome. É usado da mesma forma que no logotipo: minúscula, branca, sobre um fundo azul geometricamente preciso – apenas já em um quadrado.
2015
Em 2015, o novo logotipo foi finalmente aprovado. Nele, como antes, eles usavam apenas uma palavra – “facebook”. Além disso, eles fizeram pequenas alterações, mesmo imperceptíveis à primeira vista. Mas, olhando de perto, você pode ver que “a” se tornou completamente diferente: sem um segmento superior e com um aumento da folga intra-letra. A letra “b” também mudou. Além disso, a paleta de cores variava: paralelamente à versão original, preto e branco foi introduzido na vida cotidiana. Mas o tamanho dos elementos salientes “f”, “b”, “k” ficou o mesmo.
2019
Em 2019, a empresa lançou um logotipo especial para telas móveis.
Fonte e cores do logotipo
A última atualização do logotipo foi forçada e relacionada à transição de usuários da Internet para gadgets pessoais. Para adaptar a marca às telas menores de smartphones, tablets e outros dispositivos modernos, os desenvolvedores fizeram alguns ajustes. O novo design manteve a identidade da marca, mas tornou-se mais simplificado, o que permitiu ao logotipo evitar pixelização ao ampliar as páginas. Os criadores tentaram ajustá-lo para exibições de todos os tamanhos.
O mais difícil foi o trabalho com o ícone antigo – um sinal distintivo na forma de um único “f”. A letra minúscula estava quase no meio do quadrado azul com cantos arredondados. Mas então ela foi deslocada para a direita e para baixo. Assim, a parte inferior da letra “f” agora coincide com a borda do quadro, motivo pelo qual a cor branca muda naturalmente do ícone para o espaço circundante. Isso aumenta o simbolismo oculto. Em 2013, o emblema gráfico foi atualizado novamente: a linha restritiva foi removida e o “f” foi movido ainda mais para a direita. Ela também adicionou um efeito 3D claro.
A fonte usada para a parte do texto do logotipo continua a ser a mais popular do mundo e é uma das subespécies da família de fontes Klavika. A paleta corporativa também ganhou reconhecimento – um fundo azul e letras brancas. Além disso, as cores foram escolhidas não por acaso, porque Mark Zuckerberg sofre de deuteranopia e 100% distingue apenas tons de azul.
Sobre o que é o logotipo do Facebook?
Recentemente, os usuários frequentemente compararam o logotipo do Facebook - a letra f minúscula em um círculo - à silhueta de um homem curvado sobre um smartphone. Na verdade, os designers não colocaram esse significado no ícone da mídia social. E a única coisa que você deve prestar atenção é a cor azul da base. Mark Zuckerberg o escolheu por causa de sua deuteranopia: uma condição que o impede de distinguir todas as cores, exceto o azul.
Que tipo de logotipo é o logotipo do Facebook?
A rede social Facebook tem um tipo de logotipo combinado. Por um lado, possui um elemento gráfico - um círculo azul com gradiente e espaço negativo, formando uma letra branca f. Por outro lado, é complementado com uma marca nominativa, para a qual os designers usaram uma modificação da fonte Klavika.