O Excel faz parte do software da Microsoft. Este aplicativo foi desenvolvido como um análogo eletrônico das planilhas de papel utilizadas na contabilidade. Permite economizar tempo no recálculo manual, pois exibe os resultados dos cálculos automáticos de acordo com as fórmulas especificadas. Embora o programa tenha sido originalmente criado apenas para transações financeiras, ele encontrou ampla aplicação onde quer que sejam necessárias listas tabulares, pois além dos números, as células podem conter rótulos de texto e imagens gráficas.
Significado e história
O predecessor distante do Excel é o Microsoft Multiplan, lançado em 1982. Os desenvolvedores esperavam que ele concorresse com o Lotus 1-2-3 e o Visicalc, que eram populares na época, mas os usuários conheceram o Multiplan sem entusiasmo. Portanto, três anos depois, a Microsoft teve que introduzir outro programa com finalidade semelhante – o Excel. Ele recebeu um nome que tornou óbvia sua superioridade sobre o Lotus 1-2-3, porque a palavra “Excel” é lida como “XL” – uma abreviação para o tamanho Extra Large. Este pequeno trocadilho é reproduzido em vários logotipos de aplicativos. Havia pelo menos dez deles, porque o lançamento de novas versões do software foi acompanhado por um redesenho do ícone.
1985 – 1990
O primeiro programa foi projetado para computadores Macintosh. Ela tinha um símbolo multicomponente que continha a inscrição “MICROSOFT EXCEL”, sublinhada por duas linhas horizontais – larga e estreita. O negrito itálico sans-serif foi escolhido para o texto.
Na metade inferior havia um conjunto de formas geométricas que se dobravam nas letras “X” e “L”, com o “L” parecendo as partes estruturais do “X”. Os designers combinaram três pares de símbolos, colocando-os um em cima do outro. A imagem no fundo consistia em pontos amplamente espaçados. O desenho do meio ficou mais claro, pois nele a indentação entre os pontos diminuiu. O elemento superior foi completamente pintado de preto.
O mesmo logotipo foi usado para a próxima versão do Excel, criada em 1987 para o sistema Windows.
1990 – 1994
Em 1990, o Microsoft Excel 3.0 foi lançado. A tela inicial do programa exibia um novo sinal visual na forma da inscrição “XL”, que consistia em dois blocos tridimensionais. O canto cinza representava simultaneamente a letra “L” e metade do “X”. Foi atravessado pela segunda diagonal “X” – um paralelepípedo azul. Todas as bordas visíveis eram pretas. A base estava riscada com linhas horizontais cinzentas. No topo estava a palavra “Microsoft”, escrita em uma fonte pixelada sem serifa.
1994 – 1995
O logotipo do Excel 5.0 não tinha um rótulo porque era usado como um ícone na área de trabalho do Windows. Os designers mantiveram o padrão como “XL”, mas o apresentaram na forma de uma pixel art simplificada. As faces laterais dos blocos ficaram escuras. Uma imagem esquemática de uma mesa apareceu ao fundo, simbolizando a interface do programa. Era um lençol branco com uma borda preta e uma sombra cinza escura. Dentro havia uma grade de células em linhas e colunas. Havia listras roxas nos cantos superiores, que pareciam substituir os títulos.
1995 – 1999
Com o lançamento do Excel 95, o ícone foi redesenhado. Os artistas fizeram o símbolo “XL” bidimensional e o recoloriram de azul, mantendo o contorno preto. O elemento letra foi reduzido e movido para o canto superior esquerdo. A maior parte do espaço era ocupada por uma mesa esquemática em forma de diamante. Foi desenhado em linhas e continha um gráfico de três cores com três colunas: rosa escuro, azul e vermelho. O mesmo ícone foi usado para o Excel 97.
1999 – 2003
O Excel 2000 estabeleceu novos padrões de design. Sua interface recebeu um design moderno e o logotipo foi redesenhado de acordo com o minimalismo da moda. O símbolo corporativo continha o já familiar monograma das letras “XL”, mas ficou completamente verde. Os contornos individuais dos blocos desapareceram. Foi possível distinguir as duas partes do desenho apenas pela linha branca que se estende ao longo da diagonal e pela borda inferior saliente do canto. Como base, foi utilizado um quadrado branco em uma moldura verde escura em negrito.
2003 – 2007
Em 2003, uma versão do aplicativo apareceu com um logotipo 3D. Os designers adicionaram muitos novos contornos e combinaram diferentes tons de verde para fazer a imagem parecer tridimensional. A forma do monograma mudou ligeiramente. A base branca tornou-se cinza claro e pequenos triângulos apareceram nos cantos da moldura externa. O gradiente reforçou a tridimensionalidade do emblema.
2007 – 2010
O ícone do Excel 2007 diferia das versões anteriores em uma estrutura mais complexa. Em primeiro plano havia um lençol branco, elevado acima da superfície e projetando uma sombra cinza. Apresentava o monograma “XL” com uma diagonal verde escura e um canto verde claro. O restante do espaço (lado inferior e lado direito) foi ocupado por cinco retângulos. Eles também eram verdes e usavam um gradiente claro.
Atrás do lençol havia algum tipo de figura geométrica – talvez um quadrado com um canto arredondado. A maior parte estava escondida, mas você podia ver a borda dupla verde e branca e o topo cinza.
2010 – 2013
Após o refinamento, as partes diagonais do monograma tornaram-se estreitas e alongadas. A banda inferior, pelo contrário, encurtou. Para ambos os elementos, foi utilizado um gradiente radial, e cada um tinha o seu. O lençol branco foi colocado dentro do quadrado assimétrico que antes ficava em segundo plano. O fundo foi dividido em dois blocos de cores com diferentes tons de verde claro.
2013 – 2019
Para as seguintes versões do Excel (a partir de 2013) foi criado um logotipo comum. Distinguiu-se por um design bidimensional, que foi alcançado devido à ausência de um gradiente. Parecia um livro aberto com uma capa verde escura e uma folha de papel dividida em células. O monograma foi substituído por uma única letra “X” em branco. Ela estava em uma “capa” improvisada na forma de um trapézio.
2019 – presente
Como parte do rebranding global dos programas do Office 365, o Excel tem um novo ícone que segue os padrões de design comuns. Seus principais elementos são dois quadriláteros com bordas arredondadas. No fundo há um grande retângulo vertical. Está dividido em seis blocos de cores, que representam diferentes tons de verde. É parcialmente coberto por uma segunda figura geométrica – um quadrado com uma letra branca “X” no meio.
Fonte e cores do logotipo
Anteriormente, o principal símbolo do Excel era um monograma das letras combinadas “X” e “L”. Essa abreviação se referia ao fato de que as planilhas da Microsoft eram superiores a programas concorrentes semelhantes. A dica de “L” desapareceu quando o aplicativo se tornou popular o suficiente para não provar sua superioridade com a marca visual. A imagem da mesa também foi removida e substituída por uma combinação abstrata de quadras. Supõe-se que os usuários já estejam familiarizados com o Excel e saibam para que serve, portanto, não há necessidade de colocar colunas tradicionais com células no logotipo.
A letra “X” está escrita em negrito sem serifa. Muito provavelmente, este é o Segoe, que a Microsoft usa desde 2012. O verde de vários tons foi escolhido como cor principal. No logotipo do Excel mais recente, está mais próximo da escala turquesa.