O clube Espanyol, conhecido como Reial Club Deportiu Espanyol, foi criado pelos torcedores espanhóis em 1900. Ao longo de sua existência, mudou muitos nomes: a primeira vez devido ao rebranding, a segunda – após o reinício, a terceira – após receber o patrocínio real, em a quarta – na época da proclamação da Segunda República Espanhola, a quinta – depois da guerra civil. A última e sexta renomeação ocorreu em 1995, quando a palavra “Esportiu” foi escrita em catalão: “Deportiu”. Tudo isso se reflete nos logotipos que contêm as iniciais ou o nome completo do clube.
Significado e história
Quase todos os emblemas do Espanyol são redondos. A única exceção é o escudo triangular, adotado em 1923-1931, durante a ditadura de Miguel Primo de Rivera. No entanto, os acontecimentos históricos nunca influenciaram a imagem da equipa, pois procurou sair da política.
1900 – 1901
O primeiro logotipo do Espanyol é um círculo marrom claro, dentro do qual há uma elipse amarela com cantos agudos. Cada um dos segmentos contém uma letra preta: “C”, “E” e “F”. É uma sigla para Club Español de Futbol.
1901 – 1910
Os lados do círculo ficam vermelhos. A letra “E” também é vermelha e está visivelmente aumentada. O tamanho de “C” e “F” não mudou, mas agora estão amarelos.
1910 – 1911
Em 1909 a organização esportiva foi relançada como Club Deportivo Español, então a abreviatura mudou: agora o logotipo diz “CDE”. Os designers usaram uma fonte incomum “trêmula”, deixando as letras laterais vermelhas e o “D” do meio pintado de amarelo. O círculo é circundado por um anel vermelho. Dentro, há listras verticais azuis e brancas.
1911 – 1912
As letras são pretas e escritas em uma fonte simples sem serifa. O anel vermelho é muito mais fino que a versão anterior. O azul ficou mais escuro.
1912 – 1923
Em 1912, Alfonso XIII concedeu ao time seu patrocínio real, e com ele o direito de ser chamado de Real Club Deportivo Español e de representar a coroa no emblema. O atributo da realeza fica acima de um círculo com listras diagonais brancas e azuis. O anel vermelho é circulado em ambos os lados com linhas douradas. Ao mesmo tempo, é bastante amplo, pois nele está escrito o novo nome do clube.
1923 – 1931
Durante o reinado do ditador Miguel Primo de Rivera, o círculo se transformou em um triângulo. Sua parte inferior é alinhada com linhas verticais azuis e brancas, e na parte superior há um retângulo vermelho com a inscrição “R.C.D.E.” A coroa não mudou, apenas as cores ficaram mais claras.
1931 – 1934
Após a queda de Alfonso XIII, a equipe devolveu o logotipo que havia sido usado em 1912-1923. Nele ocorreram metamorfoses perceptíveis: a coroa desapareceu e o nome passou a ser escrito “CLUBE DEPORTIVO ESPAÑOL”.
1934 – 1940
Em 1934, a coroa voltou, mas desta vez não era uma coroa real, mas uma torre. A mesma coroa de ouro com quatro dentes com torres adornava o brasão da então existente Segunda República Espanhola.
1940 – 1960
Quando a Guerra Civil Espanhola terminou, o clube recuperou seu título honorário e devolveu o logotipo 1912-1923. O anel novamente diz “REAL CLUB DEPORTIVO ESPAÑOL” e o círculo é coroado com uma grande coroa real.
1960 – 1970
Os designers expandiram o anel reduzindo o diâmetro do círculo central e o tornaram cor de vinho. A inscrição é preta, as palavras estão dispostas de forma assimétrica.
1970 – 1980
Dentro do anel laranja, “RCD ESPANYOL DE BARCELONA” está escrito em letras amarelas. O interior da coroa é totalmente vermelho.
1980 – 1995
O esquema de cores mudou novamente: o anel é novamente vermelho e o topo da coroa não é pintado. A inscrição “REAL CLUB DEPORTIVO ESPAÑOL” é branca.
1995 – 2005
As linhas azuis do emblema são mais largas do que o normal. A coroa é representada em um estilo minimalista: ela paira sobre um círculo e consiste em largas linhas amarelas, entre as quais manchas vermelhas são visíveis. O anel reflete o novo nome do clube, adotado em 1995: “RCD ESPANYOL DE BARCELONA”.
2005 – presente
Houve pequenas mudanças no desenho da coroa: a cor amarela tornou-se dourada e as lacunas foram completamente pintadas de vermelho. As letras agora têm sombras pretas no lado direito.
Fonte e cores do logotipo
Quase todos os emblemas do Espanyol, exceto os primeiros, apresentam um padrão de listras brancas e azuis. Esta é uma referência ao escudo do Almirante Roger de Lluria, que lutou pela Coroa de Aragão. A coroa espanhola serve como um lembrete de que o clube já foi favorecido por Alfonso XIII. A inscrição no anel é uma abreviatura do nome completo Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona.
Os designers usaram uma das fontes padrão sem serifa. O esquema de cores é mais variado, incluindo branco (#FFFFFF), azul (# 007FC8), vermelho (# DF1116) e amarelo (# F4CF0C). Branco e azul fazem parte da paleta oficial do Espanyol desde 1910. Antes disso, o amarelo era a cor principal.