Village Montréal – anteriormente Le Village de l’Est no bairro de Ville-Marie de Montréal, Quebec, Canadá, é operado pela SDC, Business Development Company. Formou uma comunidade unida pela direção comum 2SLGBTQ+, que recebe até 1,5 milhão de visitantes por ano para celebrar o Orgulho. É aqui que se localizam as principais instalações de entretenimento e restauração – restaurantes e hotéis, boutiques e bares, áreas de prestação de serviços profissionais, técnicos e estéticos. Na primavera de 2021, a marca removeu a palavra “gay” de seu nome para representar todas as comunidades com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. Para essas mudanças, foi desenvolvida uma nova identidade, que foi apresentada no final do ano passado.
A nova identidade tornou-se uma forma eficaz de abordar aqueles que compõem a população da aldeia. Com sua ajuda, tornou-se possível compartilhar suas mensagens com todos que não se consideram membros desta comunidade, mas devem saber que o Village Montréal está pronto para atender a todos que desejam participar da brilhante celebração da vida. Para indicar com precisão a finalidade da área e demonstrar opções que garantam a viabilidade, foram aplicados fatos e momentos encontrados por meio de pesquisa etnográfica, refletidos na identidade. A principal forma foi refletir a pluralidade de vozes característica de diferentes comunidades, empreendimentos e atividades, bem como orientações sexuais e de gênero. A visualização foi o ímpeto que levou as pessoas a aspirar a descobrir a Aldeia e a viver o que sempre foi. É muito atraente receber para mostrar as oportunidades que se abrem para que qualquer um conheça a si mesmo e sua essência, e independente disso, encontre aqui o seu interesse.
A implementação deste plano foi iniciada pelo logotipo desenvolvido, que proporcionou a compreensão do conceito de integração com o símbolo “=” incluído em sua composição. Foi “derivado” do duplo “L” incluído na marca da palavra Village. Tal desempenho simboliza a compilação de todas as características da área, onde a implementação da unidade de todas as variáveis está constantemente mudando o todo geral. É a constante evolução, mudança e multiplicidade inerentes à marca que se tornou a base da visualização. Para isso, foram utilizadas diversas tecnologias tipográficas, mensagens e layouts, que formaram a base gráfica de toda a composição do design visual da marca.