Em 14 de julho, o North Portland Oregon Hockey Club – Portland Winterhawks anunciou uma mudança no logotipo do time nativo americano há muito tempo. Anteriormente, o logotipo continha a imagem da cabeça de um índio usando um cocar nacional, o que ofendia os sentimentos da população indígena da América e causava ressentimento constante de sua parte.
O novo emblema foi revelado na Celebração dos Veteranos no Los Angeles Memorial Coliseum. A imagem da cabeça de um falcão, embora mantendo as cores tradicionais da equipe, vermelho e preto, completou um confronto de quarenta anos entre a equipe e a comunidade indígena local de Portland, que considerava o simbolismo do passado uma manifestação de racismo.
A decisão de mudar a marca foi motivada por uma petição do Native American Youth and Family Center para agilizar o processo. Apesar de nenhum integrante do Centro ter se envolvido no desenvolvimento de novos símbolos e não ter sido consultado por eles, a nova marca da equipe recebeu aprovação universal de todos os índios.
A história do emblema, que causou a contenda de longo prazo entre os Winterhawks e a diáspora indiana de Portland, começou muito antes. Como um símbolo do famoso clube da NHL – Edmonton Oil Kings, que se mudou para Portland em 1976, o logotipo permaneceu no time, que se renomeou Winterhawks. Mas a tendência atual de rejeitar imagens ofensivas e expressões desrespeitosas de raça nos símbolos e marcas dos maiores clubes esportivos dos Estados Unidos levou à necessidade de repensar a marca de Portland Winterhawks.
Apesar da forte oposição de muitos torcedores, bem como de alguns membros da equipe, a mudança na identidade corporativa dos clubes esportivos está ocorrendo em um ritmo acelerado. Em 2005, a American Psychological Association chamou a atenção para o impacto negativo de tais emblemas na psique vulnerável das crianças nativas americanas, chamando para a necessidade de reconsiderar radicalmente a abordagem para criar logotipos, mascotes e símbolos publicitários.
No entanto, não será possível excluir completamente sinais e logotipos obsoletos do campo de informações muito rapidamente. A história dos clubes permanece em suas fotografias, coleções de museus, onde tais imagens acontecerão. Os fãs conservadores continuarão a demonstrar seu compromisso com o antigo mascote. Em particular, a implementação de símbolos de clubes antigos na área do comércio, onde muitos bens deste grupo se acumularam, ainda será realizada.
Mas o que está acontecendo agora demonstra o despertar de uma nova consciência no país, contribuindo para a solução do problema da desigualdade racial, um exemplo claro disso é a decisão do clube esportivo Portland Winterhawks.