Doom é um videogame de tiro em primeira pessoa apresentado em um formato de série única. A primeira edição é datada de 1993, a última – 2020. Foi criado por um grupo de programadores com ideias semelhantes e é propriedade da ZeniMax Media. Seus desenvolvedores incluem John Romero, John Carmack, Tom Hall, Kevin Cloud e Adrian Carmack.
Significado e história
O personagem principal do jogo é um Space Marine sem nome que trabalha para a Union Aerospace Corporation (UAC). Ele confronta hordas de demônios e monstros para impedir a conquista da Terra. Os eventos ocorrem no planeta Marte, bem como em seus satélites mais próximos e em dois laboratórios. O jogo de tiro no computador possui gráficos tridimensionais, modo multiplayer e suporte para modificações individuais.
Tudo começou em 1992 quando a id Software lançou o jogo, que rendeu muito lucro, ganhando reconhecimento entre gamers e críticos. Era Wolfenstein 3D. Após o lançamento, John Carmack, que na época era programador, se interessou pelo estudo de tecnologias progressivas, enquanto o restante da equipe trabalhava paralelamente em outro videogame. Como resultado, ele propôs um novo motor. Kevin Cloud imediatamente apreciou as vantagens que foram descobertas e quis combiná-las com novos desenvolvimentos para o novo jogo que estavam fazendo. A equipe começou a implementar a ideia imediatamente após o lançamento de Spear of Destiny.
Mas, logo no início da implementação, os programadores e designers pensaram no nome, que mais tarde se tornou a base para o emblema geral do atirador. Um dos funcionários sugeriu a palavra “Doom”, que é pronunciada pelo personagem Tom Cruise no final do filme “The Color of Money”. Encaixava-se perfeitamente no conceito do enredo, pois continha vários significados – “destino”, “desgraça”, “rocha”.
Demorou um ano para se desenvolver. Como o videogame anterior do estúdio, ele foi distribuído primeiro como shareware: o primeiro episódio foi gratuito, mas também serviu como demo. Esta versão foi lançada pela própria id Software. As cópias foram publicadas pela GT Interactive. A parte inicial apareceu no BBS apenas em dezembro de 1993. A próxima versão (aumentada) foi lançada em 1995. O último episódio foi lançado em 2020 com o nome de Doom Eternal. De modo geral, durante um determinado período de tempo, uma versão do jogo foi lançada a cada ano – a principal ou adicional.
O jogo de estreia é dividido em três episódios com oito níveis cada (+ um segredo). Em outras versões, esta divisão não é usada. O enredo é apresentado de maneiras diferentes, dependendo da parte: pode ser inserções de texto, notas, notas, vídeos. Além disso, todas as séries têm sua própria marca distintiva. Principalmente está relacionado ao conteúdo e reflete um personagem (principalmente mortos-vivos, monstros, demônios). A única coisa invariável nele é o estilo e a forma do nome. É esse o detalhe básico do logos.
Fonte e cores do logotipo
O principal símbolo da Doom é uma inscrição chanfrada com letras de diferentes tamanhos. Apesar de se tratar de um texto, os sinais nele são individuais. O “O” central tem cantos pontudos e bordas superiores cortadas. “D” e “M” têm lados opostos igualmente esticados, de modo que as letras parecem ser idênticas. Eles têm a forma de uma lâmina de guilhotina. Eles também têm duas serifas: pequena na parte inferior e grande na parte superior.
A fonte usada para o emblema do atirador é o mais próximo possível da fonte Amazdoom criada pela Amazingmax. Eles têm letras pontiagudas semelhantes com elementos alongados. A cor do logotipo é variável e depende da série.