DocuSign é uma empresa americana de software que oferece serviços de assinatura eletrônica e transações digitais. Foi formada em 2003 por três empresários – Eric Ranft, Tom Gonser e Court Lorenzini. Hoje, o serviço cobre mais de 500 mil clientes e centenas de milhões de usuários em mais de 180 países ao redor do mundo. Sua sede está localizada em San Francisco, Califórnia.
Significado e história
O que é DocuSign?
É uma empresa que mantém software empresarial. Ajuda a gerenciar transações digitais e oferece soluções modernas para assinaturas eletrônicas.
O conceito de tal serviço surgiu em Tom Gonser quando ele dirigia sua própria empresa, a NetUpdate. E no processo, o serviço comprou várias organizações e startups, incluindo DocuTouch de Seattle. Foi financiado pela Timberline Venture Partners, Jeff Tung e Bill Kallman, fornecendo US $ 4 milhões. A Timberline então contribuiu com mais um milhão para se fundir com a NetUpdate.
Apenas a DocuTouch detinha patentes para assinaturas digitais. Court Lorenzini, com o apoio de Gonser, concordou em adquirir alguns dos ativos da DocuSign da NetUpdate. Ele então deixou o quadro e se concentrou inteiramente no DocuSign. Como resultado, em 2010, a empresa adicionou suporte para verificação de usuário em smartphones, iPads e iPhones. No final daquele ano, atendia 73% do mercado de assinaturas eletrônicas, contribuindo para o amplo reconhecimento do logotipo.
E a empresa foi realmente notada. Após apoio financeiro substancial da Scale Venture Partners, ela abriu escritórios em Londres (Reino Unido) e São Francisco (EUA), que agora funcionam como sua sede global. Dois anos depois, a empresa fechou um acordo com o PayPal, introduzindo a função de coleta de assinaturas e pagamentos em uma transação usando DocuSign Payment. Acordos semelhantes foram aprovados com o Google Drive e Salesforce.com.
Tudo isso fez com que em 2016 o recém-chegado ao mercado financeiro e analítico ocupasse a terceira linha da classificação Forbes Cloud 100. Assim, o emblema do estilo empresarial se tornou ainda mais conhecido. E ao todo, DocuSign tem dois – debut e atual.
2003 – 2019
O logotipo desta instituição financeira foi desde o início empresarial e falava diretamente sobre a sua ocupação. E tudo porque a marca é construída sobre o nome do serviço e consiste em dois elementos. O primeiro é “Docu”, em meio impresso e denotando o conceito de “documento”. O segundo é “Assinar”, escrito à mão em itálico e associado à palavra “assinatura”.
Ou seja, o nome da empresa é uma abreviatura do conceito-chave de “assinatura de documento”. Além disso, a parte direita do nome não é apenas “escrita à mão”, mas também está localizada na linha pontilhada, que geralmente denota o local onde você precisa colocar sua assinatura. A paleta de cores é discreta e consiste em azul, preto e cinza.
2019 – presente
O logotipo atual é caracterizado por uma maior eficiência. Ele é renderizado em uma fonte clássica, onde todas as letras são impressas, uma vez que os designers retiraram o estilo manuscrito, substituindo-o por um clerical. Agora o nome é feito em uma fonte tradicional e não está dividido em duas partes. E o fato de ter duas partes é evidenciado apenas pelas letras maiúsculas “D” e “S”. Caso contrário, os lados direito e esquerdo são idênticos: os símbolos são suaves, grotescos, com distância mínima um do outro.
Fonte e cores do logotipo
Como todos os logotipos do novo milênio, esta identidade visual ganhou um estilo simples. O laconicismo é enfatizado pela falta de detalhes adicionais para que a atenção dos clientes seja ao máximo voltada para os serviços. Além disso, esse emblema é conveniente, porque é claramente visível nas telas de qualquer dispositivo.
O logotipo de estreia usa uma fonte que lembra o Okojo Pro Stack Face da Wordshape. Para o emblema atual, a fonte Mytupi Bold é escolhida em uma versão levemente modificada, pois no original as letras estão levemente achatadas. A paleta de cores é escassa. No início, incluía cinza, preto e azul, e agora apenas preto.