DnD (Dungeons & Dragons) é um jogo de tabuleiro de RPG apresentado no estilo fantasia. Ele existe há muito tempo, ganhando popularidade imediatamente no momento de seu lançamento – em 1971. Foi concebido e desenvolvido por Gary Gygax e Dave Arneson e lançado pela Tactical Studies Rules Corporation. A lenda agora é publicada pela Wizards of the Coast (uma subsidiária da Hasbro). Ela o publica desde 1997. Agora D&D é um universo individual com sua própria filosofia, regras e ocupação. A quinta edição inclui três conjuntos de regras: o Livro do Jogador com as regras do jogo, a Enciclopédia dos Monstros com informações sobre os monstros e o Guia do Mestre com dicas. Cada uma das opções lançadas necessariamente tem dados para jogar e uma figura. O sucesso comercial levou ao surgimento de outros produtos de mídia com o mesmo nome: uma revista, uma série animada, um filme, livros, videogames e muitos auxílios para jogos.
Significado e história
Protótipos Dungeons & Dragons – jogos de guerra, modelos de campo de batalha em miniatura com detalhes. O sistema de regras original foi emprestado da variante de 1971 do Chainmail. Portanto, o DnD agora é reconhecido como o antecessor dos jogos de RPG modernos e, de fato, de toda a indústria de jogos de RPG como um todo.
Durante o curso da ação, os participantes podem escolher seu próprio herói em vez de uma formação militar. Os personagens embarcam em uma aventura de fantasia onde o Dungeon Master é o juiz. Os heróis formam grupos, entram em contato uns com os outros e com a população. Eles resolvem problemas juntos, acumulam conhecimento, coletam tesouros, fazem pesquisas, participam de batalhas. No processo, os jogadores acumulam pontos especiais, competindo para ver quem vai ganhar mais. Os pontos que eles recebem permitem que eles se movam para um nível mais alto e se tornem fortes.
O sucesso instantâneo foi um começo poderoso para a rápida disseminação do D&D. E ainda é o líder entre os RPGs, dividido em 1977 em duas partes: fantasia com condições fáceis e batalha com um sistema de regras pesado. Em 2017, foi registrado o maior número de participantes interessados em Dungeons & Dragons: seu número variou de 12 milhões a 15 milhões apenas na América do Norte. Atualmente, são cinco edições, sendo que a última surgiu em 2014. E o jogo tem apenas dois emblemas.
A marca individual do jogo de tabuleiro se espalhou para todos os tipos de produtos, pois sua popularidade levou ao surgimento de uma série animada, uma revista com quadrinhos, livros com o mesmo nome, um grande número de videogames de RPG e outras variedades de jogos de DnD.
2000 – 2008
A versão inicial do logotipo DnD (Dungeons & Dragons) foi estilizada para combinar com o enredo do jogo. Para fazer isso, os designers escolheram uma combinação harmoniosa de armas militares (espada) com o nome. Eles dividiram a frase em fragmentos e os colocaram em duas linhas. As letras pareciam símbolos antigos: eram vermelho-sangue, encaracoladas, graciosas, com traços longos e sombras negras. Devido à combinação específica de lados claros e escuros, os sinais no texto eram em ângulo agudo. E as listras curtas pintadas neles eram percebidas como chamas.
Entre a primeira e a segunda fileira havia uma espada afiada. A lâmina de uma arma fria era larga, brilhante, com um sulco profundo que se estendia do cabo até a ponta. A lâmina estava coberta com uma pátina nobre. Éfeso tinha uma estrutura complexa, mas os elementos encaracolados estavam dispostos simetricamente. De acordo com a ideia do design, era uma decoração em ouro escuro adornando a alça de couro preta. O fundo era uma placa dourada em uma moldura com doze parafusos. Entre as palavras “Dungeons” e “Dragons” foi colocado um e comercial na forma de um dragão curvo. À esquerda do personagem mítico havia um rubi vermelho.
2008 – 2014
O logotipo de estreia continha uma variedade de decoração e tinha um design gótico. Isso foi facilitado pelo estilo da inscrição, seu design e o incrível e comercial dourado, que lembra a silhueta de um dragão de conto de fadas. As letras eram maiúsculas, com ênfase no primeiro “D”, de modo que formavam visualmente a abreviatura D&D. As extremidades de “E”, “D”, “R”, “A” tinham serifas em ângulo agudo que pareciam picos. O “S” tinha um entalhe apenas na zona inferior. E o “O” continha um losango vertical no meio. As letras foram pintadas em uma cor alarmante – abaixo de uma chama furiosa com línguas amarelas de fogo. Assim, o logotipo brutal e maciço transmitiu brilhantemente a energia do jogo, seu conceito e enredo. Havia uma linha estreita entre as palavras, como uma lâmina afiada.
2014 – presente
O logotipo ainda é dividido em duas metades, sendo uma gráfica e a outra textual. A frase tem duas linhas. As letras são apresentadas em vermelho e possuem serifas. Além disso, eles apareceram em todos os sinais e parecem saliências em forma de agulha. Ao mesmo tempo, o tipo de letras mudou – elas ficaram maiores, mais claras, com um intervalo amplo. A exceção é a combinação “RA”, que é escrita em estreita conjunção, porque as pernas “R” e “A” estão conectadas. Entre as partes superior e inferior do nome está o e comercial original: um sinal de aço cinza-prateado, frio, na forma de uma vinheta. Este dragão é um personagem fantástico da trama do jogo.
Fonte e cores do logotipo
O logotipo usa a fonte personalizada DnDC desenvolvida pela Zentron. Sua alternativa é Masquerade, criada por Martin Wait. Se alguma coisa, é uma fonte maiúscula com serifas horizontais finas, mas nítidas. Eles equilibram as letras grossas perfeitamente. Ambos os Ds têm traços elegantemente curvados apontando para cima.
O logotipo atual usa uma combinação de cores vermelho e prata. O cromo frio parece fresco e contrastante contra o fundo escarlate, que personifica a paixão, o pico emocional e o sangue derramado durante as batalhas. Na versão inicial, o ouro foi usado em vez de prata.