A mundialmente famosa agência de design Mucho, em colaboração com a Visa, desenvolveu um rebranding de identidade, que se tornou um novo marco no desenvolvimento da empresa.
Muitas vezes, a marca Visa está associada à imagem dos cartões de crédito e débito, mas na verdade isso não é totalmente verdade, digamos que é uma ligação indireta. O fato é que a empresa oferece oportunidades técnicas para as instituições financeiras promoverem seus produtos de pagamento sob a bandeira Visa. Tendo se destacado na organização de transações, a marca é hoje líder global que atende a demanda de diversas instituições para o processamento de determinadas transações financeiras por meio de soluções digitais.
As empresas clientes utilizam os serviços para criar esses mesmos programas pré-pagos de crédito e débito para acesso. A maioria das pessoas percebe isso como certos produtos Visa, mas na verdade isso é apenas o uso de proteção de marca na fabricação de produtos de software e cartões.
No momento, a Visa é exatamente a líder global que promove a própria reforma do sistema de pagamentos e ajuda outras instituições financeiras a se desenvolverem por meio de modernas tecnologias digitais. O que posso dizer – o gigante da indústria, que “capturou” o mundo e ganhou grande popularidade!
Quanto às estatísticas, o alinhamento é o seguinte: no momento é possível realizar 65.000 transações por segundo graças ao sistema de processamento. Os serviços estão disponíveis em mais de 200 países e mais de 3,5 bilhões de cartões são processados em todo o mundo, totalizando US$ 12,5 trilhões. Números e escala impressionantes!
Em julho passado, a empresa anunciou seu rebranding, no qual a agência de Mucho teve um papel fundamental.
Se falamos de design em geral, ele sempre teve características específicas. Por exemplo, esta é uma imagem de uma bandeira com tons de azul escuro e amarelado, além de linhas brancas. Em 2005, uma imagem qualitativamente nova apareceu – este é um logotipo que possui apenas um design de fonte usando uma cor azul escura e um acento amarelo na letra V, e depois de 2014 o logotipo ficou azul novamente. Em seguida, vários acentos distintivos da marca apareceram – o nome da marca recebeu um logotipo de fonte azul e uma bandeira composta por três cores (azul escuro, branco e amarelo) tornou-se o símbolo da marca.
No rebranding, eles queriam preservar o legado da identidade corporativa, para não alterar radicalmente o estilo do logotipo. Ainda assim, eles deixaram o que inicialmente chamou a atenção – este é um sotaque de cor amarela e listras azuis.
A marca Visa é conhecida em todo o mundo como sinal de confiança, segurança e inclusão financeira, por isso a cor foi um pouco atualizada para capitalizar o logotipo já conhecido e mostrar que a marca está evoluindo em seu próprio ritmo.
Quando um consumidor ouve o nome da marca Visa, sabe que lidar com ela significa acessibilidade, conforto e segurança.
Tornou-se, digamos, um nome familiar para a indústria de tecnologia digital no segmento financeiro. Deve-se enfatizar que o design não mudou drasticamente e, em geral, é tão eficaz quanto o anterior. O logotipo atualizado facilmente chama a atenção para o fato de que certos esquemas de cores podem mudar no futuro.