O Deportivo La Coruña é um dos maiores clubes da Galiza. Ele apareceu em 1906, quando jovens estudantes do ginásio da Sala Calvet formaram seu time de futebol. Um ano depois, o rei Alfonso XIII concedeu seu patrocínio, como muitas outras organizações esportivas na Espanha.
Há mais de 70 anos, o clube joga em casa no estádio Abanca-Riazor. A sua competição com o Real Club Celta de Vigo ficou para a história como derby galego. O último encontro de rivais amargos ocorreu na La Liga, da qual o Deportivo La Coruña foi eliminado há muito tempo. Atualmente é rebaixado para Segunda División B.
Significado e história
Fato surpreendente: o emblema do Deportivo mais famoso permaneceu quase inalterado desde 1912. E o caminho que percorreu não difere em variedade, pois os designers experimentaram apenas com a paleta de cores. Talvez isso se deva ao simbolismo do signo gráfico, pois cada elemento em sua composição tem um significado especial e não pode ser substituído por outro. Até 1912, logotipos mais simples e minimalistas eram usados.
1906 – 1908
O primeiro emblema contém as iniciais do ginásio Sala Calvet, onde o clube de futebol foi estabelecido. As letras “SC” são apresentadas como um monograma azul fino.
1908 – 1910
O monograma é emoldurado por um cinto de cavaleiro azul em forma de anel. O círculo central é branco, assim como o fundo geral.
1910 – 1911
A equipe celebrou o patrocínio de Alfonso XIII com um novo logotipo da coroa real. O cinto e o monograma permanecem no lugar, mas os contornos e as letras são pretos. O interior do anel é branco, pelo que a inscrição “DEPORTIVO SALA CALVET” está bem visível. Há uma bola de futebol marrom no centro, com um clube de golfe e uma raquete de tênis ao fundo.
1911 – 1912
Os designers removeram todos os atributos esportivos, exceto a bola. O emblema da raquete e sem clube representa o Deportivo La Coruña como um clube de futebol.
1912 – 1928
A bola e o monograma “SC” são coisas do passado. Eles foram substituídos pela flâmula triangular da Sala Calvet Gymnasium, que apresenta uma cruz roxa com uma mini-coroa no centro. No entanto, a grande coroa não desapareceu em parte alguma. No canto esquerdo da faixa está uma faixa azul diagonal retirada da bandeira da região da Galiza. Dentro do cinto do cavaleiro está escrito o nome do clube, indicando o patrocínio de Alfonso XIII: “REAL CLUB DEPORTIVO LA CORUÑA”.
1928 – 1931
A grande coroa ficou um pouco menor, todo o resto não mudou.
1931 – 1941
O clube teve que remover as duas coroas porque o uso de tais símbolos após a derrubada de Alfonso XIII foi considerado um crime.
1941 – 1955
Após o fim da Guerra Civil Espanhola, a equipe adotou o clássico emblema da coroa. A linha diagonal azul que representa a bandeira da Galiza se foi.
1955 – 1962
A faixa azul que falta está de volta. O desenho da coroa mudou: pequenos pontos azuis claros apareceram nela. O cinto do cavaleiro é amarelo e a cruz na flâmula é azul.
1962 – 1973
Os designers fizeram o anel branco para tornar o nome do clube escrito em letras douradas mais fácil de ver.
1973 – 1997
As linhas cruzadas azuis são roxas novamente, como no banner original do ginásio Sala Calvet.
1997 – 2000
No final do século 20, o clube adotou um emblema brilhante com predomínio do amarelo: era usado para a inscrição, e para a coroa, e para os contornos. As proporções dos elementos mudaram ligeiramente.
2000 – presente
Os designers devolveram a clássica cor ouro escuro. Muitos elementos têm contornos que não existiam antes. O desenho da coroa mudou: sua parte interna é completamente vermelha e a borda inferior é branca.
Fonte e cores do logotipo
O gráfico atual do Deportivo La Coruña lembra muito a versão de 1912-1928 que apareceu seis anos após a fundação do clube. E todos os emblemas que existiam entre eles também são incrivelmente semelhantes. Eles são unidos por símbolos comuns:
- cinto de cavaleiro
- Bandeirola Sala Calvet
- risca com a bandeira da Galiza
- o nome do clube e a coroa denotando apoio real.
Ao criar a inscrição “REAL CLUB DEPORTIVO LA CORUÑA”, os designers utilizaram um grotesco arrojado. Em 2014, ela foi usada como base para a fonte customizada RCD Carme Condensed, que se tornou a principal decoração dos novos kits de player.
A cor principal do logotipo é o branco. Apesar disso, a paleta é bastante variada. Inclui vermelho (# DB5232) para a parte interna da coroa, azul (# B9D9EC) para a faixa diagonal e pequenos detalhes, roxo (# 57175E) para a cruz, dourado (# A38D44) para as letras e contornos.