Danganronpa é uma franquia de mídia japonesa que consiste em uma série de videogames, mangá, anime e light novels. O original é um jogo de computador desenvolvido para o PlayStation Portable. Ele contém elementos de ação, atirador e thriller. Seu criador é Kazutaka Kodaka, que escreveu o roteiro do jogo sombrio por muitos anos, mas sempre foi descartado como “terrível demais”. No entanto, após a implementação de um projeto de computador, ganhou imensa popularidade e continuou na forma de quadrinhos, anime e outros produtos de mídia. Em 2020, 3,5 milhões de cópias foram vendidas. A franquia agora é propriedade da Spike Chunsoft (anteriormente conhecida simplesmente como Spike). O primeiro lançamento do videogame ocorreu em 2010.
Significado e história
A trama gira em torno das aventuras de um grupo de estudantes do ensino médio que frequentam uma escola chamada Hope’s Peak Academy. Anualmente sedia a competição Super High School Level entre estudantes talentosos que alcançaram o topo, cada um em seu campo. Além disso, um participante é escolhido por acaso – pelo método de sorteio.
São três jogos no total: 2010, 2012 e 2017. Todos têm pré-requisitos semelhantes: 16 alunos superdotados que se destacam em determinada área do conhecimento. Eles caem em uma armadilha onde um urso chamado Monokuma os atrai para competições mortais. Os participantes estão em uma situação desesperadora até matar um dos rivais, enquanto fingem ser inocentes no momento do teste. Apesar das semelhanças, os videogames diferem em momentos individuais de conteúdo, que se ampliam de tempos em tempos.
A jogabilidade das versões principais consiste em seis partes, divididas em três seções. Na primeira, é utilizado um estilo de pesquisa: os alunos exploram o território, comunicam-se entre si e avançam de acordo com o enredo. Na segunda, eles interagem seletivamente com os personagens, com base em seu desejo, aprendem coisas novas, aprimoram suas habilidades para passar no teste. No terceiro, os escolares procuram provas e coletam provas, identificando o culpado. Existem também enredos intermediários e vários processos auxiliares na forma de “balas da verdade”, “debate contínuo”, “jogada da forca” e assim por diante.
Depois surgiram mangás de mesmo nome, livros com histórias, desenhos animados e até produções teatrais. Tal popularidade se deve não apenas à jogabilidade ou enredo emocionante. Este é o grande mérito dos personagens – brilhantes, distintos, expressivos e multifacetados. Em contraste com eles, a identidade visual da franquia de mídia parece muito mais modesta – simples e monocromática.
O logotipo foi adotado em 2010. Apesar do fato de ser textual, ainda há um elemento gráfico nele. É verdade, bem pequeno, localizado no canto inferior esquerdo da capital “D”. Este é um alvo de mira que consiste em dois anéis brancos de diferentes larguras: um estreito e um grosso. O ícone em miniatura é sobreposto a um fundo preto para que fique claramente visível.
O lettering é feito no estilo Iconian Fonts – individual, oblíquo, com sombras cinzas à direita e na parte inferior. Todas as letras, exceto a primeira, estão em minúsculas. São arrojados, com um design original. Por exemplo, “n” tem um lado direito encurtado e “g” tem uma perna estendida – vai para a esquerda, chegando a “D”. O título é dividido em duas partes: “Dangan” e “ronpa”. A seção inferior começa ao lado de “g” e vai abaixo das duas últimas letras.
Fonte e cores do logotipo
Para o logotipo da ação, os desenvolvedores escolheram uma fonte no estilo DFPSoGei-W7 em itálico. Chama-se Plataforma Oito. A gama de cores é limitada e traz a marca do design do thriller – monocromático com adição de cinza como sombras. Considerando que as letras são pretas e as listras são brancas, incluindo a visão.