As tendências modernas têm um enorme impacto na formação de propostas em diversas áreas de produção. Isso é especialmente verdadeiro na indústria de alimentos, onde há uma demanda crescente por uma alternativa saudável à base de plantas às gorduras animais. O empreendimento canadense Dam, fundado em 2020 e atualizando sua identidade visual hoje, é exatamente uma dessas empresas. Apresenta leite vegetal de forma concentrada, necessitando apenas diluí-lo com água e desfrutar imediatamente do sabor único sem qualquer ameaça à sua própria saúde. A marca tem como principal objetivo o combate à formação de produtos excedentes, poluição ambiental devido à formação de grande quantidade de embalagens usadas e resíduos.
Isso é feito por meio de minúsculos sachês que permitem o acondicionamento de pequenas quantidades de concentrados, que, devidamente diluídos em água, são convertidos em porções de litros. A embalagem também é representada por recipientes de vidro reutilizáveis ecologicamente corretos. Todos os novos desenvolvimentos e vantagens, assim como as mudanças nas perspectivas e estratégia de desenvolvimento da empresa, refletiram-se na nova identidade que foi recentemente apresentada ao consumidor.
A identidade visual da Barragem foi desenvolvida com estrita aderência aos princípios do desenvolvimento sustentável e bem-sucedido. Ao mesmo tempo, a nova aparência adquiriu sofisticação e alguma elegância, com sua utilidade obrigatória para o consumidor. Cada elemento de identidade – seja uma fotografia, informação textual, o design transmite todos os principais valoresde uma forma simples e compreensível, tornando-o elegante e original. Por meio dessa demonstração, a empresa conseguiu garantir o apelo de seu produto a quem procura uma alternativa saborosa e segura aos laticínios tradicionais. Sendo uma substância sólida que se transforma em líquido com a ajuda da água, ela inspirou a criação de uma marca nominativa em seu logotipo com esse efeito. O letreiro tornou-se um reflexo da unidade de elementos sólidos e líquidos com suas linhas duras e suaves, que se refletiu em um estilo moderno e minimalista que se tornou um símbolo do pensamento zero-desperdício da empresa.
Usando apenas três letras em seu módulo de texto, os designers foram capazes de dar a cada uma delas sua própria personalidade distinta, tornando apenas sua largura igual. Essa estranheza é desconfortável, mas é o que realmente funciona, especialmente em gráficos tipográficos no estilo suíço, cuja característica importante é a capacidade de equilibrar bem coisas completamente incompatíveis. Ao mesmo tempo, a nova visualização proporciona ao espectador uma compreensão da principal vantagem da marca – o uso de embalagens 100% utilitárias, que é especialmente relevante hoje.