Crvena Zvezda é detentor do recorde de títulos no futebol sérvio e membro ativo da Superliga Srbije. Faz parte do clube poliesportivo de mesmo nome, criado nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial por integrantes da Liga da Juventude Antifascista Unidos da Sérvia.
O Crvena Zvezda ressuscitou das cinzas do SK Jugoslavija, uma organização pré-guerra que foi abolida em 1945. De seu antecessor, herdou os jogadores, cargos, estádio, cores oficiais e até um emblema. O clube foi inicialmente chamado de Sociedade de Cultura Física Juvenil, mas após muita discussão foi rebatizado de Crvena Zvezda.
Significado e história
A estrela, mencionada no nome do time de futebol e presente em todos os seus logotipos, simboliza a ideologia comunista desde 1917. O mesmo sinal estava representado na bandeira nacional da República Federal Socialista da Iugoslávia.
1945 – 1948
Em 1945, o Ministério do Esporte adotou o primeiro emblema do clube. Uma estrela de cinco pontas, associada ao Partido Comunista da Iugoslávia, passou a fazer parte de sua identidade. Na frente dela estava uma figura humana e, ao fundo, um círculo amarelo com uma moldura laranja e a inscrição “F. D. CRVENA ZVEZDA “em sérvio.
1948 – 1971
Os designers colocaram a estrela em um escudo triangular para tornar o logotipo consistente com as regras da heráldica do futebol. Neste caso, uma metade do símbolo estava em um fundo vermelho e a outra – em um branco. No canto superior esquerdo estavam escritas as letras cirílicas “ФК”.
1971 – 1988
Amarelo foi adicionado às cores existentes. Foi usado para contornos e abreviações.
1988 – 1992
Depois de outro redesenho, os tons mudaram: o vermelho claro tornou-se bordô e o amarelo – quase laranja.
1992 – 1995
As cores principais do novo emblema são escarlate, branco e dourado. O brasão agora tem uma borda tripla e a estrela de cinco pontas tem um contorno branco.
1995 – 1998
Após o colapso da República Federal Socialista da Iugoslávia, o Crvena Zvezda Football Club adotou um logotipo que refletia as cores da bandeira SFRY: azul, branco e vermelho. Os designers colocaram um escudo com uma estrela dentro de um círculo dividido em duas partes. O lado direito foi pintado de azul, enquanto o esquerdo tinha dez listras verticais vermelhas e brancas.
1998 – 2011
Em 1995, o clube conquistou seu vigésimo título, considerando suas vitórias em três ligas:
- Iugoslavo (quando existia a República Federal Socialista da Iugoslávia),
- Servo-Montenegrino (durante a União Estadual da Sérvia e Montenegro)
- Sérvio (na atual República da Sérvia).
Em 1998, este evento foi marcado no emblema com duas estrelas amarelas acima do círculo.
2011 – 2012
No novo milênio, Crvena Zvezda trouxe de volta o logotipo 1992-1995, que se tornou um clássico. O escudo é reduzido e acima dele estão duas estrelas douradas.
2012 – 2019
Para enfatizar o simbolismo do clube, os designers mudaram a escala dos elementos: agora as pequenas estrelas são representadas acima do grande escudo.
2019 – presente
Em 2019, as cores estão mais brilhantes. Uma terceira estrela foi adicionada ao topo em homenagem aos trinta títulos conquistados.
Fonte e cores do logotipo
O clube de futebol jogou em três ligas, sobreviveu à guerra e ao colapso da Iugoslávia, mas foi capaz de manter seu principal símbolo – a estrela vermelha de cinco pontas. E se no início era a base de sua imagem comunista, agora as associações políticas desapareceram. Crvena Zvezda é uma marca esportiva independente, e seu emblema é um sinal único que nada tem a ver com a ideologia de Karl Marx e seus seguidores, embora seja totalmente semelhante ao logotipo que foi criado em 1948.
No canto superior esquerdo do escudo há uma abreviatura formada a partir das duas primeiras palavras do nome sérvio do clube: Fudbalski klub Crvena Zvezda. Os desenvolvedores escolheram uma fonte simples da categoria sans serif.
Crvena Zvezda herdou a paleta oficial de seu antecessor, SK Jugoslavija. Inclui apenas duas cores: vermelho e azul. Essa é a mesma combinação usada para o emblema, além das estrelas douradas e da borda.