Criptext é uma empresa de TI panamenha e seu exclusivo e-mail de código aberto. Seus criadores são cinco engenheiros de software liderados por Mayer Mizrachi. Eles se uniram para trabalhar em um programa de computador para o governo do Panamá. No início era um plug-in adaptado para o Gmail para criptografar informações a fim de manter a confidencialidade. Em seguida, tornou-se um serviço postal separado. Sua data de lançamento é 2014. A empresa-mãe é a Innovative Ventures. A sede está localizada em Nova York.
Significado e história
O que é Criptext?
Criptext é um serviço de correio com função de proteção total e criptografia de cartas. É também o nome da empresa de TI que ofereceu este programa pela primeira vez. A época de sua aparição é 2014. Os desenvolvedores são cinco engenheiros de software do Panamá e Equador, liderados por Mayer Mizrachi. A localização da sede é a cidade de Nova York.
Na verdade, tudo começou com um aplicativo apresentado no TechCrunch Disrupt em Nova York e depois encomendado pelo governo do Panamá. No entanto, algo deu errado e as autoridades bloquearam a startup, abandonaram-na oficialmente e colocaram o chefe da empresa na cadeia. Ao mesmo tempo, o governo começou a coletar secretamente informações sobre os habitantes do país e não apenas com a ajuda desse desenvolvimento.
Para impedir atividades “políticas” ilegais, Mayer Mizrachi liderou o processo de adaptação do programa Criptext desde a prisão. Assim, com o tempo, o plugin de extensão para Gmail foi transformado em um serviço de correio independente com função de proteção de informações, uma vez que a privacidade do usuário foi violada. O chefe da empresa coordenou continuamente o trabalho de uma prisão colombiana, onde acabou com uma acusação política falsificada.
Primeiro, um grupo de desenvolvedores panamenhos apresentou um utilitário para iPhone que permitia o upload rápido de vídeos curtos sem som e textos que desapareciam. O aplicativo se chamava HASH e era voltado principalmente para adolescentes. No entanto, Mizrachi queria que sua plataforma fosse mais ampla e mais inclusiva da comunidade empresarial. A equipe pretendia envolver advogados, políticos e outros profissionais que precisam enviar cartas sem deixar rastro.
A empresa implementou tudo isso em seu produto de mesmo nome. O serviço permite rastrear a abertura de e-mails enviados (quem, onde e quando), criptografia de ponta a ponta, definir um temporizador para cartas autodestrutivas e recuperá-las mesmo que já tenham ido ao destinatário. Durante todo esse tempo, o jovem projeto vem usando a mesma identidade: nunca mudou desde o seu lançamento.
O logotipo Criptext é uma combinação harmoniosa de texto e gráficos que interagem visualmente entre si. Embora o ícone ocupe apenas um quinto do espaço, ele desempenha uma função muito importante – reflete o conceito do serviço de correio. Portanto, ele mostra uma bolha de diálogo azul com um cadeado em miniatura branco. Ele personifica a alta proteção dos usuários e sugere a presença de criptografia interna de mensagens.
O texto colocado à esquerda do ícone transmite o nome do serviço e é colorido em preto. A palavra está em minúsculas, exceto pela primeira letra. Os caracteres são arrojados e arredondados nas extremidades, lembrando o antigo tipo de máquina de escrever, antiquado, como se emprestado do final do século XIX.
Fonte e cores do logotipo
Para a marca no logotipo da Criptext, os designers escolheram a fonte Blair. Esta é uma serifa profunda calma com um desenho claro, formas arredondadas e serifas alongadas. A paleta de cores é escassa e consiste em azul, branco e preto-antracite.