Crackle é uma plataforma de streaming de vídeo que está disponível em 21 países ao redor do mundo. Ele é projetado para várias mídias, incluindo computadores desktop, tablets, laptops, TVs inteligentes, decodificadores, dispositivos móveis. Também é usado para entreter o público em aviões e hotéis. Os criadores do site são Josh Felser, Dave Samuel, Mike Sitrin, Aviv Eyal. O ano de sua aparição é 2004. A localização da sede é Culver City, Califórnia. O atual proprietário é Chicken Soup for the Soul Entertainment.
Significado e história
O que é Crackle?
Crackle é um serviço de streaming de vídeo que apresenta filmes e programas de TV de vários gêneros. A plataforma surgiu em 2004, quando foi lançada por quatro desenvolvedores – Josh Felser, Dave Samuel, Mike Sitrin, Aviv Eyal. Após 2 anos, ela passou para a estrutura da Sony Pictures, e mais tarde tornou-se propriedade da Chicken Soup for the Soul Entertainment. O serviço está sediado em Culver City (Califórnia, EUA).
No início era uma empresa independente chamada Grouper. Na verdade, existia apenas na Internet, pois era um serviço simples para assistir vídeos online. Depois de dois anos de existência nesse formato, foi adquirida pela Sony Pictures, que o transformou em um serviço de entretenimento multiplataforma com rede pessoal e o rebatizou de Crackle.
A principal direção foi a apresentação de programas de TV, filmes e programas da gama da Sony, bem como o lançamento e distribuição de conteúdos exclusivos de design próprio. O site então desenvolveu serviços de streaming em algumas TVs, players e set-top boxes (em 2011). Aos poucos, a empresa cresceu e adicionou ainda mais aplicativos – por exemplo, para Android e iOS. Muito foi feito para colaborar com Xbox Live, BlackBerry, Apple TV e muitos outros serviços.
No início de 2018, a plataforma foi nomeada Sony Crackle. No entanto, um ano depois, Chicken Soup for the Soul comprou sua participação majoritária e imediatamente retornou ao nome anterior. Agora este serviço envolve programação em vários gêneros, incluindo principalmente ficção científica, ação, terror, drama, crime e comédia. Além disso, ao longo de todo o período de sua existência, a plataforma de vídeo mudou várias vezes não apenas o nome, mas também os logotipos. Ela tem seis ao todo.
2004 – 2006
O design do logotipo de estreia foi focado na geometria, por isso parecia um retângulo horizontal, dividido por cores em várias zonas. A parte inferior era uma larga linha azul-acinzentada, a do meio um fino azul escuro. A zona superior era uma grande faixa azul e ocupava 2/3 do espaço de fundo. Acima deles havia uma figura oval, no centro da qual estava o então nome do serviço. Ela tinha um fundo branco e uma tubulação azul escura nas bordas. A estrutura era de espessura irregular com expansão à direita e à esquerda. Na lateral havia três cachos em forma de colchetes, semelhantes a mini-nuvens de vapor, subindo. A inscrição foi datilografada em meio grotesco em caixa baixa com suave arredondamento nos cantos.
2006 – 2007
Desde a mudança de Grouper para a Sony Pictures, o logotipo passou por uma grande reformulação. Em primeiro lugar, o novo proprietário adicionou minimalismo e removeu tudo, em sua opinião, elementos desnecessários, concentrando-se no título. Em segundo lugar, ele mudou a fonte, tornando-a mais séria e elegante. Como resultado, apenas uma palavra permaneceu no emblema em um fundo branco – o nome do serviço. Ele manteve apenas dois recursos que o conectaram com a versão anterior – cantos minúsculos e arredondados. Todo o resto se foi. As letras foram repintadas de cinza e esticadas para cima.
2007 – 2008
Após renomear para Crackle, a multiplataforma naturalmente mudou o logotipo. Então ela tem um fundo preto retangular com uma inscrição branca no meio. O novo nome foi definido no estilo inglês antigo, com letras pontiagudas, serifas grandes e linhas irregulares. No meio de cada perna havia saliências em forma de botão, características de protetores de tela de filmes de faroeste ou mesmo mudos.
2008 – 2018
Durante esse período, duas letras de acento apareceram na inscrição do logotipo – o primeiro “C” e o último “E”. Eles eram muito maiores do que os outros, embora todos estivessem em letras maiúsculas. O nome foi escrito em negrito com pernas largas de espessura uniforme. “R” não estava fechado, ou seja, seu lado direito não fechava com o elemento vertical esquerdo. Como resultado, o espaço da intraletra assemelhava-se a um buraco de fechadura, ao qual se queria colocar o olho para perguntar: o que está acontecendo lá dentro? “R” estava conectado a “A”, então eles pareciam uma exceção entre os outros personagens, que estavam localizados separadamente um do outro. Além disso, outras letras eram geometricamente proporcionais, compostas por ângulos e linhas retas, enquanto “R” e “A” tinham arredondamentos.
2018 – 2019
Depois que a plataforma de conteúdo de vídeo foi renomeada, sua identidade visual mudou. Era capital. Os desenvolvedores redesenharam completamente o logotipo usando o antigo estilo de escrita de texto. Eles equilibraram todas as letras da palavra “Crackle” removendo as rodadas do “R” e do “A” e alinhando a altura do “C” e do “E”. Portanto, o texto era reto, com letras em negrito do mesmo tamanho. Mas ainda era grotesco. A inscrição estava na parte inferior. A segunda parte do nome consistia na palavra “Sony” em uma fonte grande com serifa, no estilo que a empresa costuma usar. Ambas as inscrições foram pintadas de branco e colocadas em diferentes fundos – preto e amarelo, unidos em um quadrado com cantos arredondados e gradiente.
2019 – presente
O logotipo atual é, de fato, uma continuação da versão 2008-2018, mas no design 2018-2019. Só que os autores combinaram dois estilos: pegaram as características gerais da primeira versão e detalhes particulares da segunda. Como resultado, uma única inscrição preta apareceu em um fundo branco, no qual todas as letras têm o mesmo tamanho e estrutura idêntica. Eles têm tudo igual: a largura das pernas, as linhas retas, os cantos afiados e a ausência de serifas.
A modificação do logotipo do serviço de streaming Crackle é uma mudança do minimalismo para o minimalismo. Nos períodos entre eles, figuras complexas e elementos multicomponentes apareceram, mas gradualmente desapareceram. O motivo é o desejo de simplicidade da identidade, para que o serviço não seja visualmente percebido como excessivamente complexo e atraia o maior número possível de visitantes. O esquema de cores também permaneceu simples.
Fonte e cores do logotipo
A busca por um design de logotipo de marketing resultou no serviço de streaming mudando frequentemente o estilo do texto. Em particular, ele usou vários tipos de fontes, unidas por apenas uma coisa – a ausência de serifas. Fora isso, eram diferentes: monumentais e ousados, finos e ingleses antigos, translúcidos e arredondados. A paleta de cores, pelo contrário, é estável. Consistia apenas em combinações duplas. Nas primeiras versões era uma paleta azul e branca, nas versões posteriores era preto e branco.