A fim de aumentar o nível de reconhecimento e prestígio, o Conselho Nacional de Turismo do Catar decidiu reformular o design icônico e a identidade da marca nacional. A tarefa foi confiada à empresa Tarek Atrissi Design (Barcelona, Espanha). Assim, pretendeu-se mostrar que, no país, a autenticidade cultural está intimamente ligada ao sopro da modernidade. Isso permitirá aos estrangeiros se aproximarem das peculiaridades do perfil esportivo, cultural, histórico, familiar, empresarial e espiritual do país.
Durante o desenvolvimento do logotipo, a base do conceito histórico foi preservada e o design anterior foi recriado. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, tornou-se possível melhorar a qualidade das linhas, a clareza e a conformidade com as tonalidades de cores originais da paleta, o que era impossível dar vida em sua primeira apresentação.
O novo logotipo do Qatar incorpora um entrelaçamento de elegância e inovação, expresso no estilo das letras árabes usadas. Com sua simplicidade, ele conseguiu atrair muito mais atenção para si mesmo, sem focar em detalhes. A abstração das formas deixa muito espaço para a imaginação, devido à qual o próprio observador complementa a percepção visual geral da imagem. Inspirado pela bela natureza do Qatar, Tarek Atrissi Design escolheu quatro cores para o logotipo, que escondem um significado específico por trás delas. Azul escuro – como o principal, indica as extensões de água do país, e na cor laranja é possível ver o nascer do sol por trás das dunas de areia. As outras duas cores são nacionais, que podem ser vistas na bandeira do país.
O logotipo foi elaborado nos mínimos detalhes e duas variações foram feitas para necessidades diferentes. Um é inicialmente usado exclusivamente sobre um fundo branco, o outro, ao contrário, é usado de cabeça para baixo sobre um fundo de qualquer outra cor. A segunda opção inclui letras mais claras em comparação com o fundo, de modo que em ambos os casos têm o mesmo significado. O texto latino também foi adicionado para contrastar com os caracteres árabes. Para maior destaque, é na versão árabe do nome do país que os caracteres latinos são feitos em cores mais claras.
O trabalho da Tarek Atrissi Design para atualizar o logotipo demorou muito. O processo envolveu a concepção de um projeto, para o qual foi necessário aprofundar a pesquisa em outras direções. Tudo terminou com a criação de uma nova fonte caligráfica que pode combinar organicamente as variações árabes e latinas de “Qatar”. Além disso, foram usados desenvolvimentos iniciais, que foram incorporados à versão final do logotipo, apresentado ao público em geral hoje.