A Cloudflare é uma empresa de TI dos EUA que oferece proteção contra ataques DDoS. Ele também garante entrega e distribuição ideais de conteúdo para usuários finais da Internet (CDNs) e mantém o acesso seguro ao site. Seus serviços operam com base no princípio de proxy reverso. Os fundadores do serviço são Lee Holloway, Matthew Prince, Michelle Zatlyn. O ano de sua aparição é 2009. A localização da sede é São Francisco. Além disso, ela possui escritórios adicionais em várias cidades importantes: Londres, Cingapura, Champaign, Austin, Boston e Washington.
Significado e história
O que é Cloudflare?
A Cloudflare é uma empresa de Internet que protege os recursos da Web contra ataques DDoS, agrupando e entregando conteúdo aos usuários e fornecendo acesso seguro aos sites. Foi criado por uma equipe de três programadores: Lee Holloway, Matthew Prince, Michelle Zatlyn. A hora de início do serviço é 2009. A localização da sede é a cidade de São Francisco.
O serviço Cloudflare se origina da colaboração de três programadores no Projeto Honey Pot. Em 2009, Lee Holloway, Matthew Prince e Michelle Zatlyn estavam criando um programa de código aberto que impediria atividades ilegais na rede e monitoraria fraudes na Internet. O utilitário mais recente foi apresentado no outono de 2010 como parte da conferência TechCrunch Disrupt. O projeto foi financiado através de capital de risco.
O serviço ganhou notoriedade em 2011 quando interagiu com o site do grupo hacker dos chamados “chapéus pretos” – LulzSec. Em 2019, uma empresa americana de TI se inscreveu para negociação na Bolsa de Valores de Nova York e abriu o capital. Ao longo dos anos, mitigou vários dos maiores ataques DDoS, com taxas de transferência de pacotes variando de 300 a 500 gigabits por segundo. Estes eram vários objetos de influência direcionada – de clientes anônimos a mídia mundialmente famosa. Mas um ataque cibernético recente foi três vezes mais rápido do que qualquer coisa registrada anteriormente. Aconteceu no verão de 2021 e também foi interrompido.
A Cloudflare também fornece um serviço DNS, que (a partir de 2020) já foi usado por mais de 100.000 clientes. Afinal, um serviço especializado é bem reconhecido por sua identidade individual, que inclui duas versões do mesmo logotipo. Ele fala diretamente ao escopo do serviço e reflete seu conceito básico: uma rede global para fornecer acesso seguro, confidencial, rápido e confiável à Internet.
2009 – 2016
A empresa escolheu um logotipo temático com uma nuvem e um sol nascente. A luminária celestial parece estar escondida atrás dele, emitindo três feixes longos e estreitos. Ao mesmo tempo, por causa da cor, parece que esta é uma nuvem de tempestade que os especialistas devem remover para que o sol brilhante apareça novamente no céu. A nuvem consiste em quatro arcos de tamanhos diferentes conectados entre si.
Sob as molduras laranja semicirculares, há destaques brancos em forma de meia-lua que lembram um mês invertido. Em seguida vem o espaço laranja novamente, fluindo em um rico gradiente marrom. No lado direito do arco maior, o sol é representado com três raios longos e oito curtos. No centro tem um ponto brilhante, transformando-se em uma cor ultra-branca.
Ao lado da nuvem está o nome da rede global. É feito em letras maiúsculas – uniforme, vertical, suave. Apesar de serem todos maiúsculos, o “C” e o “F” são feitos maiores que os demais, pois trazem o início das palavras “Cloud” e “Flare”, que formam o nome do serviço. “L” e “A” estão interligados, o resto dos caracteres são separados.
2016 – presente
Para modernizar o logotipo, os designers utilizaram uma técnica bidimensional, para a qual o tornaram plano, pois antes o jogo de luz e sombra dava volume à nuvem. Eles também removeram os oito raios superiores do sol na forma de triângulos estreitos e adicionaram um inferior, deslocando a luminária para o terço direito da imagem. Como resultado, cada feixe aponta para uma determinada parte do mundo: norte, leste, sul e oeste.
Além disso, nesta variante, é feita uma delineação clara das zonas de cores: o lado direito da nuvem é amarelo, o lado esquerdo é laranja. Mas, ao mesmo tempo, foram usados tons de cores não brilhantes, mas pastel. A inscrição agora é feita na mesma fonte em maiúsculas. As letras são grandes, em negrito, com um amplo espaço entre caracteres.
A identidade visual da Cloudflare evoluiu de complexa para simples à medida que o minimalismo se tornou uma tendência. Mas os ajustes não se devem a uma tendência de moda no design de logotipos, mas a um fator prático. Um logotipo simplificado é mais fácil de exibir em diferentes mídias digitais. Portanto, após as alterações, os destaques, gradientes e sombras desapareceram dele.
Fonte e cores do logotipo
Tanto o primeiro quanto o segundo logotipo usam o grotesco. Na versão inicial é arredondado e liso, no posterior é uniforme e angular. Outra diferença entre as letras das duas versões é a largura das pernas: agora elas são muito mais grossas do que antes. Mas a paleta corporativa permaneceu inalterada e é uma combinação de vários tons de laranja. A inscrição é em preto.