O Chrome é um navegador criado pelo Google e lançado em 2008. O software do aplicativo é escrito em C ++, é executado no mecanismo WebKit e é baseado no navegador de código aberto Chromium.
Significado e história
O logotipo do Chrome é uma marca registrada da Google Inc. Mudou várias vezes, mas o conceito geral permaneceu o mesmo: um círculo colorido dividido em quatro segmentos de cores.
2008 – 2011
A paleta e o design do logotipo do navegador da web são uma referência às famosas letras “Google”, que combinam letras azuis, vermelhas, amarelas e verdes em uma forma circular. O logotipo original da matriz foi inventado pelo empresário e cientista americano Sergey Mikhaylovich Brin, usando o GIMP para implementar sua ideia. A marca de texto multicolorida que se tornou a base para o símbolo do Chrome foi introduzida no final dos anos 1990.
Quase vinte anos após esse evento, a empresa adquiriu seu próprio navegador. Ele apareceu em 2008 e com ele um emblema circular de estilo 3D. Os desenvolvedores alcançaram um efeito tridimensional graças às transições gradientes suaves, sombras escuras quase pretas e realces brancos. Isso faz com que a superfície pareça lisa e brilhante.
O logotipo do Chrome representa algum tipo de inovação tecnológica. Dentro há uma grande bola azul localizada bem no centro. Ao longo das bordas há três painéis curvos elevados: amarelo, verde e vermelho. Sulcos rasos em cinza claro são visíveis no segmento amarelo.
2011 – 2014
Em 2011, o emblema 3D foi substituído por uma arte 2D plana que lembra o novo ícone do Chromium. Como admitiu o designer Steve Rura, isso foi feito para mostrar a simplicidade, acessibilidade e velocidade do Chrome. Apesar da simplificação significativa dos gráficos, o gradiente não desapareceu. Os artistas deixaram uma mudança nos tons do escuro (nas bordas) para o mais claro (mais próximo ao centro). Ao fazer isso, eles colocaram o círculo azul em um grande anel branco, separando-o dos fragmentos multicoloridos.
Este logotipo foi introduzido no Google Chrome 11. No entanto, um ícone ligeiramente diferente foi usado no navegador para a plataforma Android 3.0-3.2. Ele diferia da versão principal na textura pronunciada: os desenvolvedores mudaram a localização das sombras e tornaram o gradiente mais suave, alcançando um efeito 3D realista.
2014 – presente
O logotipo foi alterado pela última vez em 2014. O objetivo do redesenho é redesenhar os produtos do Google, mantendo o estilo existente. O novo ícone do Chrome foi introduzido pela primeira vez no sistema operacional móvel Android 5.0 Lollipop (2014), depois no iOS (2015). Em 2017, um logotipo animado apareceu. Ocorre quando o Chrome OS 57 ou posterior é iniciado em dispositivos como Chromebooks.
Esse logotipo, na verdade, não é muito diferente do anterior. Os designers mudaram ligeiramente a paleta de cores, tornaram as bordas das sombras borradas e removeram um gradiente pronunciado. A imagem agora é 100% 2D e segue o conceito de simplicidade. É apenas uma reminiscência vaga do gráfico original de 2008, principalmente com sua forma redonda e combinação de cores.
Fonte e cores do logotipo
A marca registrada de Chrome é uma figura abstrata em forma de disco multicomponente composta por um pequeno círculo azul e um anel largo e colorido. Este, por sua vez, é formado por três segmentos, cada um claramente demarcado e com cor própria.
O ícone exclusivo torna o navegador reconhecível e enfatiza sua identidade visual. Do ponto de vista do marketing, este é um design de sucesso que se tornou um atributo invariável da marca. Talvez seja por isso que os desenvolvedores nunca mudaram o conceito geral, limitando-se a apenas pequenos ajustes na paleta e experimentando técnicas de design gráfico.
O logotipo do Chrome geralmente contém letras que complementam a marca comercial original. Sua característica é uma fonte simples sem serifa, como Myriad Pro ou Verdana. A escolha padrão da fonte se deve ao conceito usual do Google: quanto mais simples, melhor. Obviamente, os desenvolvedores decidiram não focar no nome do produto, limitando-se apenas à sua menção formal ao lado do emblema redondo.
As letras são na maioria dos casos cinza claro, o que não pode ser dito sobre o símbolo principal do Chrome. É vibrante e colorido porque combina as quatro cores do logotipo do Google ao mesmo tempo: azul, vermelho, amarelo e verde. E talvez todos os cinco, se você levar em conta o anel branco no meio. Ao mesmo tempo, os designers jogaram a paleta de forma original, apresentando diversos tons em forma de penumbra e gradiente.