O clube de futebol da primeira liga profissional dos EUA – Chicago Fire FC apresentou seu novo emblema para seus fãs e membros da liga de futebol. Esse evento para mais de 20.000 torcedores do clube já era esperado há muito tempo. Suas opiniões e desejos, bem como os resultados de uma pesquisa com moradores da cidade de Chicago, que representa o clube, foram levados em consideração no desenvolvimento de um novo conceito de design e publicidade para a equipe.
O renomado especialista em rebranding Matthew Wolf foi contratado para projetar o novo logotipo. A ideia de um novo brasão foi implementada com base nos resultados obtidos durante as “mesas redondas”, blitz-polls nas redes sociais, após determinar a variante ótima entre várias apresentadas pelo desenvolvedor nos sites.
O trabalho decorreu durante mais de seis meses em estreito contacto com os próprios membros da equipa e com os seus adeptos. Um papel importante na formação da aparência do logotipo foi desempenhado pela renovação do espírito e método de cooperação mútua direta diretamente com os fãs do Chicago Fire FC. Espera-se que o resultado atenda plenamente aos anseios dos participantes da pesquisa e se torne exatamente o símbolo que o próprio clube pode representar adequadamente, demonstrar uma homenagem à sua Grande Cidade de Chicago e ser orgulhosamente usado por todos os jogadores e fãs do equipe.
O logotipo consiste em vários elementos principais – uma letra “C” vermelha central (o nome inicial do clube), que inclui uma estrela vermelha de seis pontas. Esses símbolos são emoldurados pela cruz Florian em azul claro em alguma interpretação livre da figura. Todas as cores utilizadas no simbolismo foram aplicadas estritamente de acordo com suas tonalidades na bandeira da cidade de Chicago, cuja necessidade foi apontada por quase todos os que participaram da pesquisa.
Além do brasão, foram elaborados um símbolo textual e duas placas – uma inclui a estilização da filiação municipal, e a segunda – a palavra “fogo”, que é separada por listras azuis. Na criação do segundo signo, foi utilizado o tema da tatuagem de Pattrick Stanton.
Assim, a equipa conseguiu não só satisfazer os gostos dos seus adeptos, que ficaram insatisfeitos após a aplicação do emblema da Coroa de Fogo em 2019, mas também reflectir a ideia de lutar pela vitória em união de facto com a cidade e seus fãs.
Conforme anunciado pelo clube, um design completamente novo será usado já na pré-temporada de 2022. Paralelamente, garantiu-se que se algum dos sinais provocasse rejeição entre os adeptos, seria imediatamente alterado para o mais adequado.