O Chelsea foi fundado em 1905. O primeiro emblema do clube foi uma imagem coletiva dos veteranos do exército britânico com medalhas no peito. Era o logotipo do Royal Hospital of Chelsea. Não foi colocado no formulário, mas apareceu nos primeiros programas de jogo. Portanto, o clube foi apelidado de “Os aposentados”.
O destino do nome do clube foi determinado em 1905 no pub “The Butcher’s Knife”. Havia outras opções, como “Stamford Bridge”, como mais tarde chamaram o estádio dos times de Kensington e FC London. Mesmo assim, os executivos decidiram salvar o nome do distrito de Londres, onde Mark Twain e Oscar Wilde moravam e onde o clube era baseado.
Significado e História
A história do clube do Chelsea é muito rica e longa. O futebol do Chelsea continua ao mais alto nível do mundo. Este fato é conhecido por todos. O logotipo do Chelsea é bem conhecido não só na Inglaterra, mas também em toda a Europa, já que o clube tem muitos prêmios de classe mundial. É parte integrante da equipe.
Os emblemas do Chelsea FC mudaram várias vezes, adaptando-se ao gosto da moda e dos fãs. A maioria deles retrata um leão. Esta é uma ideia relativamente tardia – foi introduzida apenas meio século após a fundação do clube.
Em meados do século 20, tanto os torcedores quanto a administração do clube estavam cansados do antigo apelido de “Os aposentados”. Em 1952, o gerente Ted Drake decidiu que o emblema deveria ser associado ao novo símbolo da equipe, o leão azul. Em um ano, um famoso leão azul apareceu no círculo azul. Além disso, foi feito na cor original do clube Royal Blue. As flores representadas no logotipo do Chelsea Football Club, e também no emblema da seleção inglesa, simbolizam o país. A bola de futebol é o símbolo do jogo. Na década de 1960-1970, após vitórias na Copa do país (Inglaterra), estrelas e taças eram adicionadas periodicamente ao emblema.
1905 – 1952
O logotipo de estreia mostra um homem usando um cocar do exército com “CH” escrito nele. Seu uniforme é decorado com quatro medalhas. A imagem é tirada do brasão do Royal Hospital Chelsea, onde os veteranos do exército britânico foram tratados. Os gráficos são simples, sem detalhes. A paleta é branca e azul.
Simultaneamente ao primeiro emblema, foi utilizada sua versão alternativa: um militar dentro de um anel azul estilizado como um cinto. O gráfico é colorido e contém o nome completo do clube: “Chelsea Football Club”.
1952 – 1953
Em meados do século 20, a equipe decidiu substituir os antigos símbolos. Enquanto aguardava o logotipo final, o gerente Ted Drake propôs uma solução alternativa. Uma versão intermediária incluía um monograma das letras “C”, “F”, “C” contra o fundo de um escudo azul com contornos brancos.
1953 – 1986
Em 1953, o novo emblema foi finalmente concluído. O leão azul, de pé nas patas traseiras, é retirado do brasão da família do então chefe do clube, Earl Cadogan. Ele segura um cajado – o mesmo do abade de Westminster. Três Rosas Escarlates de Lancaster simbolizam a Inglaterra e duas bolas simbolizam um compromisso com o futebol. O anel azul ao redor do animal representa o brasão de armas do bairro londrino de Chelsea.
1986 – 1995
Em 1986, o novo proprietário da equipe Ken Bates simplificou e redesenhou o logotipo. O leão vermelho encontra-se nas letras brancas “CFC” dentro do círculo azul.
1995 – 1997
O círculo desapareceu. As letras azuis destacam-se sobre o fundo branco. O leão é amarelo, com os mesmos contornos azuis.
1997 – 1999
É devolvido o emblema de 1986. A única diferença é que o leão é cercado por listras amarelas, não vermelhas.
1999 – 2003
Os designers removeram o círculo novamente. O leão ficou branco e azul, com contornos bem traçados.
2003 – 2005
Com a chegada de Roman Abramovich, o clube devolveu o logotipo de 1986, deixando para trás o leão branco. A cor principal é quase azul.
2005 – 2006
O Chelsea FC celebrou o seu centenário com um novo emblema. Esta é uma versão modernizada do emblema do clube dos anos 1950. Difere do original na disposição dos elementos. As bolas e flores estão nas laterais, a palavra “Chelsea” está na parte superior, dentro do anel azul, “Football Club” na parte inferior. A inscrição “100 Anos Centenário 1905-2005” apareceu em cor dourada. A figura do leão é cercada por sombras que criam um efeito 3D.
2006 – presente
O clube manteve o logotipo de aniversário, removendo apenas a inscrição fora do ringue. As bolas de futebol e as rosas são vermelhas como o emblema de 1953. Os contornos são laranja dourado – mais escuros do que na versão anterior.
Fonte e cores do logotipo
A equipe do Chelsea FC deve seu logotipo atual ao seu centenário, quando os designers desenvolveram um emblema festivo para ele. É verdade que a base primária para ambas as versões era um sinal gráfico de 1953-1986, que representava os principais símbolos do país, da cidade e dos aristocratas locais.
Os elementos clássicos da identidade visual do clube sobreviveram até hoje: um leão azul tirado do brasão da família Earl Cadogan, o mesmo anel azul do brasão de Chelsea, duas Red Rose of Lancaster representando a Inglaterra e uma equipe que lembra a equipe pastoral do Abade de Westminster. As únicas placas de “futebol” que ainda permitem que o desenho seja identificado como emblema de uma organização esportiva são duas bolas nas bordas.
Os designers do logotipo do Chelsea FC usaram uma fonte sans-serif para as inscrições, muito semelhante à Peignot Bold. Esta fonte foi criada em 1937 para a fundição Deberny & Peignot. Seu autor é o renomado tipógrafo, litógrafo e pintor Adolphe Mouron Cassandre.
A seleção do esquema de cores foi realizada por especialistas que puderam destacar o azul e fazer com que não interferisse na percepção visual do emblema. Para fazer isso, eles combinaram a cor de base com branco, vermelho, amarelo-ouro e cinza. Além disso, a imagem do leão heráldico contém vários tons, devido aos quais os designers conseguiram obter um ligeiro efeito 3D.