A Champion é uma fabricante americana de roupas esportivas (moletons, camisetas, moletons, leggings, shorts), calçados (tênis, sandálias) e acessórios (bonés, bolsas). Foi fundada em 1919 e hoje é subsidiária da Hanesbrands, com sede em Winston-Salem, Carolina do Norte. Os fundadores da marca são os irmãos Feinbloom. Seu local de origem é Rochester, Nova York. O número total de lojas é 28.
Significado e história
O que é campeão?
É uma marca americana de artigos esportivos que surgiu em 1919 e é propriedade da empresa Hanesbrands. Oferece roupas para a prática de esportes e uso diário, além de calçados e acessórios diversos.
No início, era uma manufatura chamada Knickerbocker Knitting Company, que subiu em um contrato com os Wolverines de Michigan (eles faziam seus uniformes). Então, na década de 1930, a marca foi rebatizada de Champion Knitting Mills Inc. e moletons incluídos no sortimento. Com o tempo, suas roupas passaram a fazer parte do traje dos alunos da Academia militar e eram destinadas à educação física.
Em 1989, a Sara Lee Corporation comprou a marca e na mesma época a empresa começou a costurar uniformes para a NBA (ao longo dos anos 90). Antes disso, a empresa fazia roupas esportivas para a NFL (desde os anos 70). Além disso, a empresa assinou contratos com muitas das principais faculdades para o fornecimento de equipamentos esportivos. Ela também foi encarregada de fabricar uniformes para jogadores de basquete americanos que participaram dos Jogos Olímpicos de 1992.
Hoje, o emblema desta marca pode ser visto na roupa desportiva de várias equipas estrangeiras – desde a Premier League ao Wigan Athletic Football Club inglês. Champion também assinou contratos com a seleção nacional de futebol do País de Gales, jogadores de basquete da Grécia e um clube profissional de basquete da Itália. Ou seja, a logomarca corporativa da empresa têxtil é bastante conhecida no país e no exterior. No total, existem dois sinais de identidade visual em sua história.
A marca Champion possui apenas dois emblemas, radicalmente diferentes. A primeira versão contém muitas inscrições e gráficos complexos (na verdade, um desenho completo), enquanto a última apresenta apenas o nome da empresa. Isso significa que a modificação do signo da identidade visual passou de uma forma multiestruturada para uma lacônica.
1919 – 1960
O emblema de estreia foi a imagem de um atleta cruzando a linha de chegada. Isso é evidenciado pela fita que o atleta toca com o peito. Sua cabeça está jogada para trás, seus braços estão levantados e suas pernas estão bem acima do solo, o que fala da grande alegria e alta velocidade do corredor. Na parte inferior está a pista de esportes, indicada por linhas brancas. A figura do atleta também é branca. O fundo do ícone retangular é contrastante – preto.
Existem várias inscrições no topo e à direita da placa gráfica. Um deles é a marca “Champion” com as letras originais combinadas “C” e “h”. A segunda é a frase “Roupa esportiva processada”. Todas as palavras estão em uma fonte elegante sem serifa.
1960 – presente
No início da década de 60, surgiu o emblema original, que ainda hoje é usado. É uma inscrição coerente feita em uma fonte manuscrita com letras salientes no topo, que lembra muito uma linha ondulada. Isso porque os fabricantes fizeram uma etiqueta em tecido a partir do logotipo, que foi bordado nas roupas. E como a máquina de bordar torna a linha indissociável, o texto é coerente.
Os designers retiraram a imagem do corredor, utilizando um sinal gráfico diferente, que foi desenvolvido com base no “C” maiúsculo. Parece ao mesmo tempo uma pupila contraída, uma oval com uma faixa larga no meio e uma bola de futebol americano. Essa ideia surgiu graças à combinação de “C” e “h” no logotipo antigo, quando a perna da segunda letra se sobrepunha à primeira.
Fonte e cores do logotipo
No primeiro logotipo, os designers usaram uma fonte serrilhada – lisa, uniforme e fina. No segundo, eles preferiram uma fonte da categoria manuscrita, que se assemelha ao Monoment.
Se na versão inicial do emblema apenas o vermelho, o preto e o branco prevaleciam, então o azul escuro também foi adicionado a eles.
O que significa o logotipo da Champion?
O logotipo Champion representa o compromisso da empresa em transformar atletas americanos em campeões, pois começou costurando uniformes para várias equipes. Isso é evidenciado por sua paleta, que consiste nas cores da bandeira do estado dos EUA.
O Champion é propriedade da Nike?
Não, a marca não é propriedade da Nike. Seu proprietário é a Hanesbrands.
Por que os irmãos feinbloom tornaram-se campeões?
Os irmãos Feinbloom fundaram sua empresa porque estavam decepcionados com a qualidade dos uniformes esportivos no início do século 20 (em 1919). Portanto, eles decidiram criar sua própria oficina.
Champion é uma marca feminina?
A Champion fabrica produtos para homens e mulheres, ou seja, para todos os que se interessam por esportes. A linha feminina desta marca é representada por tops, shorts, calças, calças, camisetas.