O Celtic foi fundado em 1887 para diversificar a vida dos colonos irlandeses no East End, Glasgow. Alguns dos habitantes da Irlanda, fugindo da fome, mudaram-se para a Escócia e formaram uma nova classe baixa lá. Os imigrantes eram discriminados por causa de sua origem, idioma e religião, e muitos estavam abaixo da linha da pobreza, então o irmão Marista Walfrid criou um time de futebol para arrecadar fundos para a caridade. O clube foi batizado de Celtic para refletir suas raízes irlandesas-escocesas.
Significado e História
O emblema celta sempre apresentou símbolos irlandeses clássicos e duas cores da bandeira da Irlanda: verde e branco. A identidade visual da equipe está principalmente associada ao trevo de 4 folhas. Mas apareceu nos uniformes dos jogadores apenas em 1977 – antes disso, o principal sinal era a cruz celta, que voltou brevemente para o centenário do clube.
1888 – 1976
Acontece que o primeiro logotipo se tornou a causa de conflitos religiosos entre os Protestantes Rangers F.C. e católico Celtic F.C. Afinal, ele representava uma cruz celta, consistindo de duas listras que se cruzavam com um círculo sobreposto a elas – um antigo símbolo do sol e do cristianismo. No emblema do time de futebol, estava no centro de um oval vermelho.
1977 – 1987
Logotipo redondo com trevo de 4 folhas e as palavras THE CELTIC FOOTBALL & ATLÉTICO COY. LTD. ” foi desenvolvido na década de 1930, mas só começou a ser usado em camisetas em 1977. Quando isso aconteceu, os designers encurtaram o texto para “THE CELTIC FOOTBALL CLUB” e mudaram as cores. Como resultado, os elementos ganharam contornos pretos, o trevo e o anel ficaram verdes e todas as inscrições (incluindo o ano de fundação da equipe) foram repintadas de branco.
1988 – 1994
Em homenagem aos 100 anos do clube, a cruz celta voltou ao emblema. Ele tomou o lugar do trevo de quatro folhas, que foi movido para o local onde o Celtic foi originalmente fundado. Os designers colocaram o número “1888” à esquerda da cruz e adicionaram o ano atual à direita: “1988”. Ao fazer isso, eles fizeram todas as inscrições e contornos verdes, usando o branco como fundo.
1994 – 2007
No primeiro semestre de 1994, o empresário escocês Fergus McCann comprou o clube esportivo e começou a modernizá-lo. Para começar, ele mudou o antigo nome “The Celtic Football & Athletic Coy. Ltd. ” o que estava no emblema: “The Celtic Football Club”. O empresário então trouxe de volta o logotipo antigo sem a cruz celta, atualizando um pouco os detalhes. Agora é um círculo dividido em duas zonas: um centro branco com um trevo de quatro folhas e um anel verde com inscrições.
2007 – presente
Em 2007, o Celtic celebrou o quadragésimo aniversário da conquista da Copa da Europa ao adicionar uma estrela de ouro de cinco pontas ao brasão do clube.
Fonte e cores do logotipo
Uma parte importante da identidade visual da equipe do East End (Glasgow) são os símbolos irlandeses: o trevo de quatro folhas e a cruz celta. O primeiro representa sorte, misericórdia, esperança e fé. A segunda personifica o Cristianismo na Irlanda e está associada ao patrono local St. Patrick. Por centenas de anos, esses sinais nacionais substituíram uns aos outros até que o trevo de quatro folhas permaneceu no emblema.
Apesar da imagem temática, o clube dispensou inscrições celtas. Seu nome e ano de fundação estão em uma escrita simples, o que não é nada notável.
A falta de letras e números originais é compensada pela paleta colorida. Para tornar a imagem expressiva, os designers usaram apenas duas cores: verde e branco. Ambos são apresentados na bandeira da Irlanda, sendo que o verde representa a sociedade católica tradicional e o branco representa a paz.