O líder mundialmente reconhecido em banco de imagens, Alamy, tem encantado os usuários com uma variedade de conteúdo desde 2020. Quer sejam fotos de delícias culinárias, a tribo Himba ou rinocerontes indo para o bebedouro, uma enorme base de drenagem pode fornecer tudo isso.
Com toda a probabilidade, a disponibilidade de imagens processadas e ao vivo de alta qualidade faz com que os corações de muitos fotógrafos, designers, agentes da indústria da moda, artistas e outros criadores de beleza visual não apenas batam mais rápido. Os materiais que a marca tem ao seu dispor têm um especial diferencial em relação a outras conceituadas conservadoras – as suas imagens e selecção de imagens são cuidadosamente seleccionadas, pelo que apenas criativos únicos e de elevada qualidade surgem entre os clientes deste stock.
Infelizmente, como em qualquer outro campo criativo, o nicho de ações pode estar saturado de informações e é difícil determinar o que precisa ser feito para que o campo de atividade não seja apenas lucrativo, mas também tenha um retorno brilhante emocional.
Um fenômeno completamente lógico aconteceu com a marca Alamy – ela ficou um pouco cansada. Eu queria novas emoções, impressões, excitação agradável. O fato é que o público de usuários é enorme, o público está sempre em busca de ideias para se inspirar, desenterrando novas ideias para a criatividade. E não é fácil sobreviver no oceano de tendências de design visual em constante mudança, um dia uma onda de inovações pode dominar fortemente o mercado, e apenas as marcas mais persistentes serão capazes de se manter à tona e sair da crise. Competitividade e resiliência a choques no nível do mercado global são dois indicadores significativos para uma marca que determinam as perspectivas de futuro desenvolvimento da empresa. Portanto, era extremamente importante para um líder de mercado como Alamy exacerbar a falta de interesse do usuário em sua “pessoa” e surpreender com uma nova aparência.
Assim, o pedido de rebranding e toda a campanha estratégica foi para agências de criação como In-house e Phantom. Essas duas forças poderosas ajudaram a impulsionar a atualização visual e novas táticas para fins de marketing.
A estratégia de trabalho centrou-se na ideia de que a marca Alamy veio para ajudar não só quem precisa hoje, mas também quem virá amanhã. A orientação para o dia seguinte, a perspectiva e a dinâmica de expansão estão no cerne da reformulação da marca do líder da bolsa. Pessoas criativas que desejam criar uma nova realidade – este é o público-alvo com sede de algo novo, brilhante e interessante. Identificadas as principais características do público, ficou claro quem são os usuários da marca no momento. A análise mostrou que é necessário criar uma identidade de forma que seja atemporal, adequada para todas as categorias de tarefas do usuário, seja harmoniosa e se encaixe bem nas tendências modernas da cultura visual.
Emocionalidade, que, como conceito, foi investida em uma nova série visual, tornou-se o fio condutor de todos os componentes digitais da marca.
Eles escolheram um logotipo simples, mas elegante, com uma fonte lúdica variável que reflete a atitude infantil e positiva da marca.
Se antes era um logotipo plano com letras minúsculas pretas arredondadas, agora é um logotipo elegante de fonte alongada em altura, onde a letra Y tem uma cauda longa e o arranjo das letras é tão próximo uma da outra que nem um único elemento parece desapegado ou perdido. Em geral, a identidade é baseada em letras esticadas, símbolos de tamanhos diferentes, o que intriga a marca.
Um rebranding de sucesso é como uma lufada de ar fresco para Alamy, para não se perder na sequência de eventos da comunidade criativa.