Call of Duty é um popular jogo de tiro em primeira pessoa lançado pela Activision em outubro de 2003. No início, os eventos ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, depois cobriram outras tramas e se mudaram para locais mais modernos. Em particular, a Guerra Fria, o espaço sideral e os mundos futuristas. Além disso, o videogame é uma franquia, por isso tem vários criadores em paralelo: Infinity Ward (desde 2003), Treyarch (desde 2005), Sledgehammer Games (desde 2011), Raven Software (desde 2020). Cada um deles apresenta sua própria variação de emocionantes batalhas virtuais.
Significado e história
Apesar do grande número de desenvolvedores para a franquia, a série ainda conseguiu manter uma identidade visual. Logos são criados centralmente e não mudam drasticamente. Os únicos ajustes dizem respeito ao ajuste mínimo ao conteúdo da versão atual ou da próxima versão. No total, são 12 modificações, de fato, do mesmo emblema.
2003 – 2007
A versão de estreia imediatamente focou no título do jogo. Na verdade, naquela época era importante para a editora: é preciso que a novidade se tornasse conhecida e fosse lembrada pelos usuários pelo nome. O primeiro ícone consiste na grafia original “Call of Duty”. Os símbolos são lisos, uniformes, retos, dispostos horizontalmente, em uma linha. As partes direita e esquerda são ampliadas, e entre elas há uma preposição em miniatura “de”. As letras são metalizadas, decoradas com borda torneada, sombras e efeito 3D. O único desenho sobre eles são os vestígios de balas traçadoras. “C” e “Y” são mais longos que os outros e estão ligeiramente deslocados para baixo.
2007 – 2008
Depois de expandir os recursos da plataforma (o jogo foi adaptado para a maioria dos dispositivos), os desenvolvedores mudaram o design do logotipo. O ícone se tornou muito mais claro – com uma transição gradiente de verde esmeralda (parte inferior) para cinza (parte superior). O meio das letras é branco. O efeito tridimensional, bem como a forma dos sinais, foram preservados.
2008 – 2009
O lançamento de outra versão do jogo levou a uma reformulação do logotipo. Os designers pintaram as palavras em vários tons de cinza – de cinza claro a metálico escuro. Nós adicionamos uma aspereza a eles na forma de balas traçadoras, mas o fizemos seletivamente e de forma limitada. Na borda afiada das letras, uma linha vermelho-laranja foi desenhada, reforçada na parte inferior. A textura principal da inscrição era uma névoa de poeira.
2009 – 2010
Para esta versão do atirador, os desenvolvedores propuseram símbolos brancos com um contorno verde ao redor do perímetro. Eles colocaram o título em um fundo cinza escuro na forma de um retângulo horizontal.
2010 – 2011
2010 foi um ano divisor de águas para o logotipo do Call of Duty. Os autores minimizaram as cores para preto e branco removendo o suporte. As letras escuras em um fundo claro pareciam muito intimidantes, que era o que os lançadores queriam. O emblema exalava tensão e antecipação às ameaças. As bordas das letras estavam claramente lascadas e lascadas, como de balas, machados ou aço frio.
2011 – 2012
Desta vez, é caracterizado por um simbolismo completamente diferente – off-white. Na superfície das palavras, traços de tábuas de reduto, empilhados próximos uns dos outros, foram impressos. O desenho também lembra um fio esticado protegendo o território do inimigo. “C” e “Y” agora têm o mesmo comprimento que o resto das letras. “T” e “Y” são conectados na parte superior. A cor de base do emblema é monocromática clara.
2012 – 2013
Os desenvolvedores do jogo separaram os sinais e deram às palavras uma orientação militar, de modo que os sinais parecem estritamente geométricos. Eles também trocaram o branco pelo preto e fizeram cortes oblíquos em “Y” e “A”.
2013 – 2014
Nesta versão, todas as letras têm bordas lascadas – como se tivessem sido quebradas ou disparadas por um ricochete. Bordas irregulares fazem alguns caracteres parecerem menores: “Y”, “T” e “A”.
2014 – 2015
Os designers restauraram as letras e adicionaram quatro linhas horizontais em branco – duas para cada palavra. Como resultado, as pernas “A”, “L”, “U”, “T” foram riscadas.
2016 – 2017
As listras horizontais sumiram. As letras são colocadas próximas umas das outras. Apareciam chanfros e pontas agudas: na barra “A”, na ponta “T” e na parte inferior do “U”.
2017 – 2018
Os desenvolvedores trouxeram de volta a versão 2011-2012 com Y e T conectados, mas em vez de branco eles usaram preto. Todos os sinais foram adicionados com um design de “tiro” e “danificado” para combinar com a superfície do conceito de atirador.
2019 – presente
O logotipo atual é apresentado em uma cor modificada, como se sombreado por uma névoa. O preto pastel parece interessante em símbolos estritos. A letra “A” agora tem uma fatia na barra de conexão à esquerda.
Fonte e cores do logotipo
A evolução do logotipo do Call of Duty são pequenos ajustes na versão de estreia. O foco principal está no título, que transmite com precisão a identidade visual e informativa do jogo. As correções afetaram apenas o tamanho das letras, a forma das bordas, o espaçamento entre símbolos, pequenos cortes e cor. As mudanças mudavam constantemente.
Presumivelmente, a fonte Impact Sans Serif foi usada para a inscrição no emblema. Seu autor é Geoffrey Lee, que introduziu a fonte em 1965. Foi lançado por uma fábrica chamada Stephenson Blake. A fonte também é semelhante à versão personalizada do Call of Ops Duty. A paleta é principalmente monocromática. Seu espectro cobre o preto, o cinza em todos os tons, o off-white, o verde e o vermelho-laranja.